Acesso livre
Acesso livre

Neurologia

Estudo de coorte | Sobreviventes jovens de AVC apresentam maior risco de câncer por até 8 anos

4 Abr, 2023 | 12:35h

Resumo: Neste estudo de coorte, foram analisados 390.398 pacientes com 15 anos ou mais nos Países Baixos, sem histórico de câncer e com um primeiro acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico (AVCI) ou hemorrágico (AVCH) entre 1º de janeiro de 1998 e 1º de janeiro de 2019. O desfecho primário foi a incidência cumulativa de primeiro câncer após o AVC índice, estratificado por subtipo de AVC, idade e sexo, comparado com indivíduos pareados por idade, sexo e ano do calendário da população geral.

Os resultados mostraram que, no primeiro ano após um AVC, pacientes com idades entre 15 e 49 anos apresentaram um risco 3 a 5 vezes maior de câncer em comparação com indivíduos sem AVC. Em contraste, o risco foi apenas ligeiramente elevado para pacientes com 50 anos ou mais. O risco de câncer permaneceu elevado por até 8 anos após um AVCI e 6 anos após uma AVCH no grupo etário mais jovem, com os maiores riscos observados para câncer de pulmão, câncer gastrointestinal e câncer hematológico.

Os resultados podem ser explicados por fatores de risco compartilhados, como o tabagismo. Outra opção é que o aumento do risco de câncer pode ter um mecanismo causal entre câncer e AVC, possivelmente relacionado ao estado de hipercoagulação induzido pelo câncer. No entanto, o desenho do estudo não permite conclusões sobre mecanismos causais, e os pesquisadores sugerem mais estudos investigando a utilidade de rastreamento de câncer após um AVC.

Artigo: Association of Stroke at Young Age With New Cancer in the Years After Stroke Among Patients in the Netherlands – JAMA Network Open (link para o Google Tradutor)

 


Estudo de coorte | Jogadores profissionais de futebol têm um risco aumentado de doença de Alzheimer e outras demências no futuro

21 Mar, 2023 | 11:45h

Resumo: O artigo relata um estudo de coorte realizado na Suécia para investigar se jogadores de futebol masculino da primeira divisão têm um risco aumentado de doenças neurodegenerativas em comparação com controles pareados da população geral. Esse é um tópico de preocupação, pois há uma hipótese de que o trauma craniano leve e repetitivo sustentado ao cabecear a bola e concussões podem causar doenças neurodegenerativas.

O estudo incluiu 6.007 jogadores de futebol e 56.168 controles e usou registros nacionais para identificar diagnósticos de doenças neurodegenerativas. O estudo revelou que jogadores profissionais de futebol masculino na Suécia tiveram um risco subsequente aumentado de doenças neurodegenerativas, particularmente doença de Alzheimer e outras demências, e jogadores de linha tiveram um risco maior do que goleiros.

Artigo: Neurodegenerative disease among male elite football (soccer) players in Sweden: a cohort study – The Lancet Public Health (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Elite football players are more likely to develop dementia, suggests Swedish study – Lancet (link para o Google Tradutor)

Comentário: Expert reaction to study of elite football players and risk of dementia – Science Media Centre (link para o Google Tradutor)

 

Conteúdos relacionados:

Dementia risk in former professional footballers is related to player position and career length.

Study: Neurodegenerative Disease Mortality Increased Among Former Professional Soccer Players

 


ECR | Associação de antipsicótico mostrou-se mais eficaz do que troca de antidepressivo no tratamento da depressão geriátrica resistente ao tratamento

6 Mar, 2023 | 13:21h

Resumo:

Este ensaio clínico randomizado aberto comparou os benefícios e os riscos de se associar um antipsicótico versus trocar o antidepressivo em idosos com depressão resistente ao tratamento.

No primeiro passo, 619 pacientes foram randomizados para aumento da medicação antidepressiva existente com aripiprazol (antipsicótico), aumento com bupropiona ou troca para bupropiona. No segundo passo, 248 pacientes que não se beneficiaram ou não eram elegíveis para o primeiro passo foram randomizados para aumento com lítio ou troca para nortriptilina.

O grupo de aumento com aripiprazol mostrou melhora significativa no bem-estar em comparação ao grupo que trocou para bupropiona. Remissão ocorreu em 28,9% dos pacientes do grupo de aumento com aripiprazol, 28,2% no grupo de aumento com bupropiona e 19,3% no grupo que trocou para bupropiona. No segundo passo, taxas semelhantes de remissão ocorreram no grupo de aumento com lítio (18,9%) e no grupo que trocou para nortriptilina (21,5%).

Artigo: Antidepressant Augmentation versus Switch in Treatment-Resistant Geriatric Depression – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comunicado de imprensa: Adding antipsychotic med to antidepressant may help older adults with treatment-resistant depression – Washington University School of Medicine in St. Louis (link para o Google Tradutor)

 


Estudo de coorte | Associação entre estilo de vida saudável e declínio de memória em idosos

3 Mar, 2023 | 12:25h

Resumo: Este estudo examinou a associação entre um estilo de vida saudável e o declínio de memória em adultos mais velhos ao longo de um período de 10 anos. O estudo incluiu 29.072 participantes com 60 anos ou mais com cognição normal e genotipagem da apolipoproteína E (APOE) no início. Seis fatores de estilo de vida saudável foram avaliados: dieta saudável, exercício físico regular, contato social ativo, atividade cognitiva ativa, ser não fumante ou ex-fumante e não consumir álcool. Os participantes foram categorizados em três grupos com base em seus fatores de estilo de vida: favorável, médio e desfavorável. Os resultados mostraram que os participantes do grupo favorável tiveram um declínio de memória mais lento do que aqueles do grupo desfavorável, mesmo na presença do alelo APOE ε4. Esses achados têm importantes implicações para iniciativas de saúde pública para proteger os idosos contra o declínio de memória.

Artigo: Association between healthy lifestyle and memory decline in older adults: 10 year, population based, prospective cohort study – The BMJ (link para o Google Tradutor)

Editorial: Healthy lifestyles for dementia prevention – The BMJ (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Healthy lifestyle linked to slower memory decline in older adults – BMJ Newsroom (link para o Google Tradutor)

Comentário: Healthful Lifestyle May Slow Memory Loss, Even for APOE Gene Carriers – JAMA (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

Sob licença de http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

 


Estudo de coorte | Mudanças de longo prazo no tamanho de microadenomas hipofisários

3 Mar, 2023 | 12:21h

Resumo: A prevalência de lesões hipofisárias em estudos radiológicos é estimada em 10% a 38,5%. No entanto, não está claro com que frequência lesões incidentais devem ser monitoradas por meio de ressonância magnética seriada da hipófise. Um estudo de coorte longitudinal retrospectivo foi realizado para avaliar mudanças de tamanho em microadenomas hipofisários ao longo do tempo. Durante o período do estudo (de 2003 a 2021), 414 pacientes com microadenomas hipofisários foram identificados, e 177 pacientes realizaram mais de 1 ressonância magnética. Cerca de dois terços dos microadenomas não apresentaram mudança ou tiveram redução de tamanho, e os restantes apresentaram uma taxa de crescimento muito lenta, sugerindo que a uma vigilância menos frequente pode ser segura.

Artigo: Long-Term Changes in the Size of Pituitary Microadenomas – Annals of Internal Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comunicado de imprensa: Fewer surveillance MRIs may be appropriate for patients with incidental pituitary lesions – American College of Physicians (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Estudo de coorte | Terapia hormonal feminina e risco de hemorragia intracraniana por malformações cavernosas cerebrais

2 Mar, 2023 | 10:36h

Resumo: O estudo teve como objetivo investigar a associação entre terapia hormonal feminina (contraceptivos orais ou terapia hormonal para menopausa) e hemorragia intracraniana em pacientes do sexo feminino com malformações cavernosas cerebrais (MCC), utilizando dados de 2 grandes estudos prospectivos de coorte. Os pesquisadores analisaram dados de 722 pacientes do sexo feminino com MCC e descobriram que o uso de terapia hormonal feminina associou-se a um aumento no risco de hemorragia intracraniana subsequente. O risco foi mais significativo entre pacientes do sexo feminino com idades entre 10 e 44 anos que usavam contraceptivos orais (razão de risco ajustada de 2,00; IC 95% 1,26-3,17; p = 0,003). Esses achados levantam questões sobre a segurança da terapia hormonal feminina na prática clínica em pacientes com malformação cavernosa cerebral.

Artigo: Female Hormone Therapy and Risk of Intracranial Hemorrhage From Cerebral Cavernous Malformations: A Multicenter Observational Cohort Study – Neurology (link para o resumo – $ para o texto completo) (link para o Google Tradutor)

Comentário: Oral Contraceptive Use Raises Risk of Intracranial Hemorrhage in Young Females with Cerebral Cavernous Malformations – NeurologyToday (link para o Google Tradutor)

 


ECR | Efeitos da ablação por ultrassom dirigido no globo pálido na doença de Parkinson

27 Fev, 2023 | 11:40h

Resumo: O estudo avaliou a eficácia e a segurança da ablação unilateral por ultrassom dirigido no segmento interno do globo pálido em pacientes com doença de Parkinson e discinesias ou flutuações motoras. O ensaio clínico randomizado envolveu 94 pacientes que foram designados para serem submetidos a ablação por ultrassom ou um procedimento simulado. O estudo observou que a ablação unilateral por ultrassom no globo pálido resultou em uma porcentagem maior de pacientes que apresentaram melhora na função motora ou redução na discinesia em comparação ao grupo simulado durante um período de 3 meses, mas foi associado a eventos adversos. O estudo sugere a necessidade de ensaios clínicos randomizados mais longos e maiores para determinar o efeito e a segurança dessa técnica em pessoas com doença de Parkinson.

Artigo: Trial of Globus Pallidus Focused Ultrasound Ablation in Parkinson’s Disease – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comunicado de imprensa: Parkinson’s Disease Patients Experience Significant Reduction in Symptoms with Non-Surgical Focused Ultrasound Treatment – University of Maryland School of Medicine (link para o Google Tradutor)

Comentário: Focused ultrasound reduces physical symptoms of Parkinson’s disease – Health Imaging (link para o Google Tradutor)

Resumo em vídeo: Focused Ultrasound Ablation for Parkinson’s Disease | NEJM

 


Estudo de coorte | Enxaqueca pré-gestacional está associada a um maior risco de resultados adversos na gestação

23 Fev, 2023 | 15:02h

Resumo: Este estudo investigou a relação entre enxaqueca e resultados adversos na gestação. Os pesquisadores examinaram dados do Nurses’ Health Study II, que incluiu 30.555 gestações de 19.694 mulheres. A enxaqueca pré-gestacional foi associada a um maior risco de parto prematuro, hipertensão gestacional e pré-eclâmpsia. Enxaqueca com aura foi associada a um risco maior de pré-eclâmpsia do que enxaqueca sem aura. No entanto, a enxaqueca não foi associada a baixo peso ao nascer ou diabetes melito gestacional. O estudo sugere que a história de enxaqueca e, em menor grau, o tipo de enxaqueca, poderiam ser úteis para identificar mulheres com risco de complicações na gestação. O uso regular de aspirina antes da gestação foi associado a um menor risco de parto prematuro em mulheres com enxaqueca, mas são necessários ensaios clínicos randomizados para avaliar esta hipótese.

Artigo: Prepregnancy Migraine, Migraine Phenotype, and Risk of Adverse Pregnancy Outcomes – Neurology (link para o resumo – $ para o texto completo) (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Migraine associated with increased risk for pregnancy complications – Brigham and Women’s Hospital (link para o Google Tradutor)

Comentário: Prepregnancy Migraine Tied to Adverse Pregnancy Outcomes – HealthDay (link para o Google Tradutor)

 


Estudo revela baixas taxas de descontinuação de medicação antipsicótica em idosos após hospitalização relacionada a infecção

22 Fev, 2023 | 12:30h

Resumo: O estudo teve como objetivo investigar as taxas de descontinuação de medicamentos antipsicóticos (MAP) usados para tratar delirium decorrente de hospitalização aguda e infecção em idosos. A coorte envolveu 5.835 pacientes nos EUA, com idade igual ou superior a 65 anos, sem distúrbios psiquiátricos prévios, e que iniciaram uma prescrição de MAP dentro de 30 dias após uma hospitalização relacionada a infecção. O estudo constatou que apenas 11% dos novos usuários de MAP atípicos e 52% dos novos usuários de haloperidol descontinuaram a medicação até 30 dias após a prescrição. A descontinuação de haloperidol e MAP atípicos foi menos provável em pacientes com demência e hospitalização prolongada. Os achados sugerem que as taxas de descontinuação de MAP após hospitalização relacionada a infecção são baixas, especialmente para MAP atípicos, e destacam a necessidade de intervenções eficazes para descontinuar proativamente os MAP quando não são mais indicados.

Artigo: Antipsychotic Medication Use Among Older Adults Following Infection-Related Hospitalization – JAMA Network Open (link para o Google Tradutor)

 


M-A | Anestesia geral (AG) vs. sem AG na trombectomia endovascular para o tratamento do AVC isquêmico

22 Fev, 2023 | 12:18h

Resumo: O estudo analisou ensaios clínicos randomizados comparando o uso de anestesia geral (AG) versus técnicas sem AG, como sedação consciente ou anestesia local, para trombectomia endovascular (TEV) em pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi). A metanálise incluiu 7 estudos com um total de 980 participantes, mostrando que a AG está associada a uma melhora de 9% nas taxas de recanalização e uma melhora de 8,4% na recuperação funcional em comparação com as técnicas sem AG. Não houve diferença nas complicações hemorrágicas ou mortalidade em 3 meses. O estudo recomenda que a AG seja a primeira escolha para a maioria dos procedimentos de TEV em AVCi agudo.

Artigo: General Anesthesia Compared to Non-GA in Endovascular Thrombectomy for Ischemic Stroke: A Systematic Review and Meta-analysis of Randomized Controlled Trials – Neurology (link para o resumo – $ para o texto completo) (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.