Acesso livre
Acesso livre

Transplante – Rim

Estudo randomizado | Substituir soro fisiológico por solução cristaloide balanceada reduz incidência de função de enxerto atrasada em transplante renal

30 Jun, 2023 | 12:16h

Resumo: O estudo BEST-Fluids foi um ensaio clínico controlado randomizado, pragmático, multicêntrico e duplo-cego, realizado em 16 hospitais na Austrália e na Nova Zelândia, com o objetivo de comparar o uso de solução cristaloide balanceada (Plasma-Lyte 148) e soro fisiológico em transplante renal de doador falecido. O tamanho da amostra foi de 808 participantes, entre adultos e crianças de qualquer idade, com o desfecho primário definido como função de enxerto atrasada (FEA) ocorrendo dentro de 7 dias após o transplante.

Os resultados do estudo revelaram que o grupo da solução cristaloide balanceada teve menos FEA que o grupo do soro fisiológico, com 121 de 404 participantes (30%) e 160 de 403 participantes (40%), respectivamente. Este resultado fornece um risco relativo ajustado de 0,74 e uma diferença de risco ajustada de 10,1%.

O estudo sugere que a solução cristaloide balanceada reduz significativamente a incidência de FEA em comparação com o soro fisiológico. Como não foram levantadas preocupações significativas de segurança durante o estudo, os pesquisadores recomendam o uso da solução cristaloide balanceada como o fluido intravenoso padrão de atendimento em transplante renal de doador falecido. No entanto, o estudo não apontou diferenças significativas nas taxas de falha ou mortalidade do enxerto, o que demanda mais pesquisas.

Artigo: Balanced crystalloid solution versus saline in deceased donor kidney transplantation (BEST-Fluids): a pragmatic, double-blind, randomised, controlled trial – The Lancet (necessário cadastro gratuito)

 


Expandindo o uso de órgãos: estudo no Reino Unido mostra que órgãos de pacientes com tumor cerebral primário são uma opção viável

27 Mar, 2023 | 11:42h

Resumo: Um estudo de coorte nacional no Reino Unido investigou o risco de transmissão de câncer de doadores falecidos com tumores cerebrais primários para os receptores de órgãos. O estudo não encontrou casos de transmissão de tumor cerebral entre 778 transplantes de 282 doadores com tumores cerebrais primários, incluindo 262 de doadores com tumores de alto grau. A sobrevivência do transplante de órgãos foi equivalente à dos controles pareados, e alguns órgãos de doadores com tumores de alto grau tiveram menor probabilidade de serem transplantados.

Os resultados sugerem que o risco de transmissão de câncer em transplantes de doadores falecidos com tumores cerebrais primários é menor do que se pensava anteriormente. Além disso, o estudo indicou que os doadores com tumores cerebrais forneceram órgãos de boa qualidade, com marcadores de risco favoráveis e excelentes resultados de transplante. Alguns órgãos de doadores com tumores de alto grau foram subutilizados, indicando uma possível aversão por parte dos médicos especialistas em transplante ou dos pacientes em usar esses órgãos.

Essas descobertas sugerem que pode ser possível expandir com segurança o uso de órgãos de doadores com tumores cerebrais primários sem impactar negativamente os resultados, beneficiando muitos pacientes à espera de um transplante. Embora isso possa levar a um pequeno aumento no número de transplantes no Reino Unido, os resultados podem ter importância especial para países com diretrizes mais rigorosas, como os Estados Unidos. As descobertas do estudo podem ajudar os médicos especialistas em transplante a discutir os riscos e benefícios de aceitar ofertas de órgãos de tais doadores.

Artigo: Organ Transplants From Deceased Donors With Primary Brain Tumors and Risk of Cancer Transmission – JAMA Surgery (link para o Google Tradutor)

 


Estudo randomizado | Perfusão por máquina é superior à hipotermia terapêutica para reduzir a demora na função do enxerto após transplante renal

7 Fev, 2023 | 15:34h

Hypothermia or Machine Perfusion in Kidney Donors – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comentário: Machine Perfusion of Kidneys Protects Against Delayed Graft Function – HealthDay

 

Comentário com vídeo no Twitter

 


Revisão | Desfechos médicos de longo prazo de doadores renais vivos.

28 Nov, 2022 | 14:30h

Long-term Medical Outcomes of Living Kidney Donors – Mayo Clinic Proceedings

 


Estudo randomizado | Efeito da dexmedetomidina perioperatória sobre a função tardia do enxerto após transplante de rim doado após morte cardíaca.

14 Jun, 2022 | 12:51h

Effect of Perioperative Dexmedetomidine on Delayed Graft Function Following a Donation-After-Cardiac-Death Kidney Transplant: A Randomized Clinical Trial – JAMA Network Open

 

Comentário no Twitter

 


M-A | Riscos para o doador relativos à doação de rim intervivos.

1 Jun, 2022 | 13:44h

Risks for donors associated with living kidney donation: meta-analysis – British Journal of Surgery

 

Comentário da autora no Twitter (fio – clique para saber mais)

Sob licença de https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/


Resultados de 2 casos de transplante renal suíno-para-humano.

20 Mai, 2022 | 14:13h

Results of Two Cases of Pig-to-Human Kidney Xenotransplantation – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

 

Comentário no Twitter

 


5 principais desafios da gestão de antibióticos em doenças infecciosas relacionadas a transplante e estratégias práticas para abordá-las.

2 Mai, 2022 | 13:55h

Bring it on: Top five antimicrobial stewardship challenges in transplant infectious diseases and practical strategies to address them – Antimicrobial Stewardship & Healthcare Epidemiology

 

Comentário no Twitter

Sob licença de http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


Opinião | Segundo pesquisadores, para levar a pesquisa sobre xenotransplante a estudos em humanos, será necessário ajustar as expectativas.

8 Abr, 2022 | 16:58h

Moving xenotransplantation research into human trials will require adjusting our expectations, researchers say – STAT

Conteúdos relacionados:

After a flurry of firsts, xenotransplantation is suddenly back in the spotlight.

In 1st, US surgeons transplant pig heart into human patient.


M-A | Impacto do tempo de isquemia fria nos desfechos em transplante renal com doador vivo.

25 Mar, 2022 | 14:41h

The Impact of Cold Ischaemia Time on Outcomes of Living Donor Kidney Transplantation: A Systematic Review and Meta-Analysis – Journal of Clinical Medicine


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.