Acesso livre
Acesso livre

Radiologia

Revisão sistemática | Adicionar ultrassonografia à mamografia aumenta a detecção de câncer de mama, mas aumenta falsos-positivos e biópsias

3 Abr, 2023 | 12:11h

Resumo: A revisão sistemática examinou a eficácia e a segurança da combinação de mamografia com ultrassonografia mamária versus mamografia isolada para rastreamento do câncer de mama em mulheres com risco médio. A pesquisa incluiu 1 ensaio clínico randomizado, 2 estudos de coorte prospectivos e 5 estudos de coorte retrospectivos, envolvendo um total de 209.207 mulheres.

Evidências de alta certeza de um estudo randomizado indicaram que a combinação de mamografia com ultrassonografia levou à detecção de mais casos de câncer de mama do que a mamografia isolada (5 vs. 3 por 1000 mulheres). No entanto, essa combinação também resultou em um maior número de resultados falso-positivos e biópsias. Para cada 1.000 mulheres rastreadas com a abordagem combinada, 37 a mais receberam um resultado falso-positivo e 27 mulheres a mais foram submetidas a biópsia.

A análise secundária dos dados do estudo revelou que, em mulheres com mamas densas, o rastreamento combinado detectou mais casos de câncer do que a mamografia isolada, enquanto estudos de coorte para mulheres com mamas não densas não mostraram diferença estatisticamente significativa entre os dois métodos de rastreamento.

Os estudos incluídos não analisaram se o maior número de cânceres detectados com o método de rastreamento combinado resultou em menores taxas de mortalidade em comparação com a mamografia isolada. Pesquisas adicionais, incluindo ensaios clínicos randomizados ou estudos de coorte prospectivos com períodos de observação mais longos, são necessárias para avaliar o impacto das duas intervenções de rastreamento na morbidade e na mortalidade.

Artigo: Mammography in combination with breast ultrasonography versus mammography for breast cancer screening in women at average risk – Cochrane Database of Systematic Reviews

Resumo: Mammography followed by ultrasonography compared to mammography alone for breast cancer screening in women at average risk of breast cancer – Cochrane Database of Systematic Reviews (link para o Google Tradutor)

 


“Scanxiety” entre adultos com câncer: uma revisão abrangente para orientar pesquisas e intervenções

14 Mar, 2023 | 12:58h

Resumo: O artigo apresenta uma revisão abrangente da literatura existente sobre “scanxiety”, que se refere à ansiedade e à angústia experimentadas por pacientes com câncer antes e depois da realização de exames de imagem. Os autores identificaram e sintetizaram os resultados de 36 artigos sobre “scanxiety” entre adultos diagnosticados com câncer atual ou prévio.

Os autores observaram que “scanxiety” é um problema prevalente ao longo do continuum do câncer e pode estar ligado a vários fatores relacionados ao próprio procedimento ou à incerteza em torno dos possíveis resultados dos exames. O período de espera entre o procedimento e o recebimento dos resultados foi descrito como particularmente estressante, com os participantes relatando sentir-se sobrecarregados por pensamentos negativos e medos em relação aos possíveis resultados.

Os autores sugerem que a implementação de medidas de apoio durante as experiências de exames, incluindo a análise do período de espera entre exames e resultados, pode melhorar o bem-estar de indivíduos com câncer que estão passando por diferentes estágios de tratamento.

Artigo: Scanxiety among Adults with Cancer: A Scoping Review to Guide Research and Interventions – Cancers (link para o Google Tradutor)

 


Estudo de coorte | Mudanças de longo prazo no tamanho de microadenomas hipofisários

3 Mar, 2023 | 12:21h

Resumo: A prevalência de lesões hipofisárias em estudos radiológicos é estimada em 10% a 38,5%. No entanto, não está claro com que frequência lesões incidentais devem ser monitoradas por meio de ressonância magnética seriada da hipófise. Um estudo de coorte longitudinal retrospectivo foi realizado para avaliar mudanças de tamanho em microadenomas hipofisários ao longo do tempo. Durante o período do estudo (de 2003 a 2021), 414 pacientes com microadenomas hipofisários foram identificados, e 177 pacientes realizaram mais de 1 ressonância magnética. Cerca de dois terços dos microadenomas não apresentaram mudança ou tiveram redução de tamanho, e os restantes apresentaram uma taxa de crescimento muito lenta, sugerindo que a uma vigilância menos frequente pode ser segura.

Artigo: Long-Term Changes in the Size of Pituitary Microadenomas – Annals of Internal Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comunicado de imprensa: Fewer surveillance MRIs may be appropriate for patients with incidental pituitary lesions – American College of Physicians (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Estudo sugere que há pouco valor adicional em se fazer TC de pelve no acompanhamento após o tratamento do carcinoma hepatocelular

23 Fev, 2023 | 15:07h

Resumo: O estudo investigou o valor adicional da cobertura pélvica na tomografia computadorizada (TC) de acompanhamento do fígado na detecção de metástases pélvicas ou tumores incidentais em pacientes tratados para carcinoma hepatocelular (CHP). O estudo observou que a incidência de metástase pélvica isolada ou tumor pélvico incidental foi baixa em pacientes tratados para CHP. As taxas cumulativas de metástase pélvica isolada e tumor pélvico incidental foram de 1,4% e 0,5%, respectivamente, em 3 anos. Apenas o estágio T basal foi associado a um risco aumentado de metástase pélvica isolada. O estudo concluiu que excluir a TC da pelve pode reduzir a dose de radiação e diminuir a carga de trabalho para os radiologistas. No entanto, o estudo tem limitações, sendo retrospectivo e de único centro. Portanto, mais pesquisas são necessárias para estudar a estratégia de acompanhamento ideal e o efeito da cobertura de TC pélvica na sobrevida de pacientes com CHP.

Artigo: Added Value of Pelvic CT after Treatment of HCC – Radiology

Comentário: Is Follow-Up Pelvic CT Coverage Necessary for Patients Treated for Hepatocellular Carcinoma? – Diagnostic Imaging

 


Nanopartículas de gadolínio podem ser detectadas no tecido renal de pacientes após ressonância magnética com contraste de gadolínio, levantando preocupações de segurança

22 Fev, 2023 | 12:29h

Resumo: Pesquisadores descobriram que pequenas partículas de gadolínio, um metal do grupo das terras raras, podem infiltrar células renais, com potencial para causar efeitos adversos. Essas partículas, usadas para melhorar as imagens de ressonância magnética, foram encontradas em espécimes humanos e de roedores em um estudo usando microscopia eletrônica. O gadolínio é fortemente ligado a moléculas quelantes nos agentes de contraste de ressonância magnética para que possa ser eliminado pelos rins, mas os pesquisadores descobriram que algumas partículas podem vazar e se acumular em tecidos. Isso levanta questões sobre a segurança de agentes de contraste contendo gadolínio, que são usados em cerca de 50% das ressonâncias magnéticas, e destaca a necessidade de pesquisas adicionais sobre riscos e danos potenciais associados a esses agentes.

Artigo: The onset of rare earth metallosis begins with renal gadolinium-rich nanoparticles from magnetic resonance imaging contrast agent exposure – Scientific Reports (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: UNM Researchers Find Nanoparticles of Gadolinium, a Rare Earth Metal Used in MRI Contrast Agents, Can Infiltrate Kidney Tissue – University of New Mexico (link para o Google Tradutor)

Comentário: Expert left ‘astounded’ by gadolinium discovery – Health Imaging (link para o Google Tradutor)

 


Estudo de coorte | Um terço dos pacientes hospitalizados com Covid-19 persistem com achados na TC de tórax após 2 anos

22 Fev, 2023 | 12:23h

Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar mudanças nos achados em TC de tórax e prova de função pulmonar em pacientes 2 anos após a recuperação de infecção pelo SARS-CoV-2. O estudo prospectivo acompanhou 144 participantes que receberam alta hospitalar após a infecção pelo SARS-CoV-2 entre 15 de janeiro e 10 de março de 2020. Os participantes realizaram exames de TC de tórax seriados e testes de função pulmonar após 6 meses, 12 meses e 2 anos do início dos sintomas. O estudo observou que 39% dos participantes apresentavam achados pulmonares intersticiais persistentes após 2 anos, que se associaram a sintomas respiratórios e a alterações na prova de função pulmonar.

Artigo: Longitudinal Assessment of Chest CT Findings and Pulmonary Function in Patients after COVID-19 – Radiology

Editorial: Radiologic Findings after COVID-19 and the Correlation with Lung Function – Radiology

Comentários:

Post-COVID-19 CT scans show lung abnormalities persist two years later – News Medical (link para o Google Tradutor)

COVID’s aftermath: Persistent organ damage at 1 year, lung abnormalities at 2 – CIDRAP (link para o Google Tradutor)

 


Estudo Randomizado | A RM pré-operatória não se mostrou benéfica em pacientes com CA de mama

15 Fev, 2023 | 15:48h

Resumo: Este estudo investigou o impacto da ressonância magnética pré-operatória na sobrevida e nos resultados cirúrgicos na cirurgia conservadora de câncer de mama. O ensaio clínico randomizado incluiu participantes do sexo feminino com câncer de mama em estágio 0-III, elegíveis para cirurgia conservadora de mama. O estudo constatou que a ressonância magnética pré-operatória aumentou a taxa de mastectomias em 8%, quando comparada aos exames radiológicos de rotina como mamografia e ultrassonografia. No entanto, o uso da ressonância magnética pré-operatória não teve impacto nas taxas de sobrevida livre de recidiva local, sobrevida geral ou reintervenção.*

Artigo: Effects of preoperative magnetic resonance image on survival rates and surgical planning in breast cancer conservative surgery: randomized controlled trial (BREAST-MRI trial) – Breast Cancer Research and Treatment (link para o Google Tradutor)

 

*Nota: Este resumo foi criado por meio da colaboração entre um editor médico e o ChatGPT.

 


RM de tumor de célula gigante tenossinovial do tipo difuso no joelho: um guia para diagnóstico e avaliação da resposta ao tratamento

7 Fev, 2023 | 15:23h

MRI of diffuse-type tenosynovial giant cell tumour in the knee: a guide for diagnosis and treatment response assessment – Insights into Imaging

 


Revisão | Gastroenterologia intervencionista na oncologia.

13 Dez, 2022 | 15:15h

Interventional gastroenterology in oncology – CA: A Cancer Journal for Clinicians

 


Estudo randomizado | Antibioticoprofilaxia com base em cultura retal vs. empírica para prevenir infecções em homens submetidos à biópsia transretal da próstata.

28 Nov, 2022 | 14:56h

Rectal culture-based versus empirical antibiotic prophylaxis to prevent infectious complications in men undergoing transrectal prostate biopsy: a randomized, non-blinded multicenter trial – Clinical Infectious Diseases (link para o resumo – $ para o texto completo)

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.