Acesso livre
Acesso livre

Revisões Sistemáticas

Revisão sistemática | Dietas de baixo índice glicêmico/carga glicêmica têm pouco ou nenhum impacto na perda de peso em indivíduos com sobrepeso ou obesidade

30 Jun, 2023 | 12:15h

Resumo: Esta revisão sistemática examinou o impacto das dietas de índice glicêmico ou carga glicêmica (IG/CG) baixos na perda de peso em indivíduos com sobrepeso ou obesos, analisando dados de 10 ensaios clínicos randomizados com 1.210 participantes. Os desfechos analisados incluíram alterações no peso corporal, índice de massa corporal (IMC), eventos adversos, qualidade de vida relacionada à saúde e mortalidade. O estudo mostrou que dietas de baixo IG/CG provavelmente resultam em pouca ou nenhuma diferença nas mudanças de peso corporal e IMC em comparação com dietas de IG/CG mais altos ou outras dietas. As evidências sugerem uma falta de efeito em todos os principais resultados e uma possível influência positiva no humor permanece incerta.

Os estudos incluídos nesta revisão tinham uma amostra pequena com certeza moderada a muito baixa da evidência. Isso sugere que mais estudos bem estruturados com amostras maiores são necessários para conclusões mais firmes. As limitações dessa revisão incluíram o risco de viés, pois muitos dos estudos não adotaram medidas de resultado objetivas e alguns tiveram alto grau de perda de seguimento. Além disso, os pesquisadores recomendam que estudos futuros se concentrem em grupos demográficos diversos e que também incluam participantes de países de baixa e média rendas.

Artigo: Low glycaemic index or low glycaemic load diets for people with overweight or obesity – Cochrane Library

 


Revisão sistemática | Hidratação assistida em cuidados paliativos: efeitos incertos na qualidade de vida e sobrevida

27 Jun, 2023 | 12:04h

Resumo: Esta revisão da Cochrane analisou ensaios clínicos randomizados (ECR) para avaliar o impacto da hidratação medicamente assistida (HMA) na qualidade de vida (QdV) e sobrevida de adultos recebendo cuidados paliativos. Foram considerados 4 estudos envolvendo 422 participantes, todos diagnosticados com câncer avançado. Dois estudos compararam a HMA com placebo, e dois a compararam com cuidados padrão.

O desfecho primário foi QdV, avaliada por escalas validadas, sendo a sobrevida e eventos adversos os desfechos secundários. Foram calculadas as diferenças médias (DM) e as razões de risco (RR) para os resultados contínuos e dicotômicos, respectivamente. No entanto, os resultados foram inconclusivos em virtude da muito baixa certeza das evidências. Portanto, não está claro se a HMA melhora a QdV, prolonga a sobrevida ou leva a eventos adversos quando comparada ao placebo ou aos cuidados padrão.

Os achados são aplicáveis apenas a pacientes internados com câncer avançado no final da vida e não se aplicam a outros adultos em cuidados paliativos com doenças não cancerígenas, demência ou doenças neurodegenerativas. A falta de evidências de alta qualidade deixa aos clínicos a decisão com base nos benefícios e danos percebidos para as circunstâncias individuais.

Artigo: Medically assisted hydration for adults receiving palliative care – Cochrane Library

 


M-A | O consumo moderado de álcool não leva a benefícios significativos à saúde

4 Abr, 2023 | 12:36h

Resumo: Esta revisão sistemática e metanálise teve como objetivo investigar a associação entre o consumo de álcool e a mortalidade por todas as causas, levando em consideração possíveis fontes de viés. O estudo analisou dados de 107 estudos de coorte publicados entre janeiro de 1980 e julho de 2021, que incluíram 4.838.825 participantes e 425.564 mortes.

O estudo não encontrou reduções significativas no risco de mortalidade por todas as causas para consumidores de menos de 25 g/dia de etanol em comparação com não consumidores ao longo da vida. No entanto, houve um aumento significativo no risco de mortalidade por todas as causas entre consumidoras do sexo feminino que bebiam 25 g/dia ou mais e consumidores do sexo masculino que bebiam 45 g/dia ou mais.

Em conclusão, a metanálise atualizada não encontrou risco significativamente reduzido de mortalidade por todas as causas associado ao consumo moderado de álcool após ajustar para possíveis fatores de confusão. O estudo recomenda que futuros estudos longitudinais nesta área devem tentar minimizar os vieses de seleção, não incluindo ex-consumidores e consumidores ocasionais no grupo de referência e utilizando coortes mais jovens no início do estudo.

Artigo: Association Between Daily Alcohol Intake and Risk of All-Cause Mortality: A Systematic Review and Meta-analyses – JAMA Network Open (link para o Google Tradutor)

Comentário: Drinking Alcohol Brings No Health Benefits, Study Finds – HealthDay (link para o Google Tradutor)

Conteúdos relacionados:

Population-level risks of alcohol consumption by amount, geography, age, sex, and year: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2020 – The Lancet

National, regional, and global burdens of disease from 2000 to 2016 attributable to alcohol use: a comparative risk assessment study – The Lancet Public Health

Alcohol use and burden for 195 countries and territories, 1990–2016: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2016 – The Lancet

The global burden of disease attributable to alcohol and drug use in 195 countries and territories, 1990–2016: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2016 – The Lancet Psychiatry

Prioritising action on alcohol for health and development – The BMJ

Global burden of cancer in 2020 attributable to alcohol consumption: a population-based study – The Lancet Oncology

 


M-A | Dietas mediterrânea e com baixo teor de gordura podem reduzir mortalidade e infarto do miocárdio não fatal em pacientes com alto risco cardiovascular

3 Abr, 2023 | 12:16h

Resumo: Esta revisão sistemática e metanálise em rede teve como objetivo determinar a eficácia relativa de diferentes dietas na prevenção da mortalidade e eventos cardiovasculares maiores em pacientes com risco aumentado de doença cardiovascular. O estudo identificou 40 ensaios clínicos randomizados com 35.548 participantes em 7 programas dietéticos.

Evidências de moderada certeza mostraram que as dietas mediterrânea e com baixo teor de gordura, com ou sem atividade física ou outras intervenções, reduziram a mortalidade por todas as causas e o infarto do miocárdio não fatal em pacientes com risco cardiovascular aumentado. Os programas de dieta mediterrânea provavelmente reduzem também o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

Outros programas dietéticos geralmente não foram superiores à intervenção mínima. Quando comparadas entre si, não foi encontrada evidência convincente de que a dieta mediterrânea fosse superior às dietas com baixo teor de gordura na prevenção da mortalidade ou infarto do miocárdio não fatal.

Artigo: Comparison of seven popular structured dietary programmes and risk of mortality and major cardiovascular events in patients at increased cardiovascular risk: systematic review and network meta-analysis – The BMJ (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Benefits of Mediterranean and low fat diet programmes in patients at risk of cardiovascular disease – BMJ Newsroom (link para o Google Tradutor)

Comentário: Mediterranean, Low-Fat Diets Both Good for Health: Network Meta-analysis – TCTMD (link para o Google Tradutor)

 


M-A | Hidratação IV agressiva pode aumentar o risco de mortalidade na pancreatite aguda grave

29 Mar, 2023 | 11:27h

Resumo: Esta revisão sistemática e metanálise investigou os desfechos da hidratação intravenosa agressiva versus não agressiva em pacientes com pancreatite aguda (PA) grave e não grave. O estudo incluiu 9 ensaios clínicos randomizados com um total de 953 participantes.

Os resultados revelaram que a hidratação intravenosa agressiva aumentou significativamente o risco de mortalidade em casos de PA grave e o risco de complicações relacionadas a fluidos em casos de PA grave e não grave. No entanto, o estudo possui algumas limitações, pois apenas 1 estudo com 249 participantes foi considerado com baixo risco de viés em todos os domínios, enquanto os outros 8 estudos apresentaram risco de viés não baixo, levantando preocupações sobre a confiabilidade dos resultados.

Apesar dessas preocupações, os resultados sugerem que protocolos de reanimação com fluidos intravenosos mais conservadores para PA podem ser preferíveis. Mais pesquisas com desenhos de estudo mais rigorosos são necessárias para fornecer evidências robustas sobre a eficácia das diferentes estratégias de hidratação intravenosa no tratamento da pancreatite aguda.

Artigo: Comparison of clinical outcomes between aggressive and non-aggressive intravenous hydration for acute pancreatitis: a systematic review and meta-analysis – Critical Care (link para o Google Tradutor)

 


Revisão Sistemática | Antibióticos tópicos melhoram modestamente a resolução da conjuntivite bacteriana aguda

21 Mar, 2023 | 11:37h

Resumo: A Revisão Cochrane avaliou os benefícios e os efeitos adversos potenciais da terapia com antibióticos tópicos no tratamento da conjuntivite bacteriana aguda. Os autores incluíram 21 ensaios clínicos randomizados, com um total de 8.805 participantes.

Os estudos avaliaram a eficácia de tratamentos antibióticos tópicos na forma de gotas ou pomadas e foram heterogêneos em termos de critérios de elegibilidade, classe de antibióticos, duração do tratamento e resultados avaliados.

A revisão constatou que antibióticos provavelmente melhoraram a cura clínica em 26% em comparação com o placebo, sem evidência de efeitos adversos sistêmicos graves relatados em ambos os grupos. Foi constatado que as fluoroquinolonas têm menos efeitos adversos oculares em comparação com as não fluoroquinolonas.

Em geral, a revisão sugere que o uso de antibióticos tópicos pode ser considerado para alcançar uma melhor eficácia clínica e microbiológica do que o placebo no tratamento da conjuntivite bacteriana aguda.

Artigo: Antibiotics versus placebo for acute bacterial conjunctivitis – Cochrane Library

Resumo: What are the benefits and harms of antibiotics for acute bacterial conjunctivitis? – Cochrane Library (link para o Google Tradutor)

 


M-A | Cobertura anaeróbica de rotina para pneumonia aspirativa: evidência limitada de benefícios

13 Mar, 2023 | 13:59h

Resumo: O tratamento da pneumonia aspirativa com antibióticos que cobrem bactérias anaeróbicas tornou-se uma prática comum em muitos serviços, mas estudos recentes sugerem que isso não necessariamente melhora o prognóstico.

De um total de 2.523 publicações, esta revisão sistemática e metanálise incluiu apenas um ensaio clínico randomizado e dois estudos observacionais. A análise não encontrou benefício claro da cobertura anaeróbica e concluiu que não há dados suficientes para avaliar a necessidade da cobertura anaeróbica no tratamento antibiótico da pneumonia aspirativa.

Os autores sugerem que a cobertura de bactérias anaeróbicas com antibióticos pode não ser necessária como tratamento inicial para pacientes com pneumonia aspirativa na ausência de formação de abscesso ou empiema e se o paciente tiver boa higiene oral.

Artigo: The Clinical Significance of Anaerobic Coverage in the Antibiotic Treatment of Aspiration Pneumonia: A Systematic Review and Meta-Analysis – Journal of Clinical Medicine (link para o Google Tradutor)

Conteúdo relacionado: BTS clinical statement on aspiration pneumonia – Thorax

 


M-A | Força da associação entre asma e comorbidades

13 Mar, 2023 | 13:56h

Resumo: O estudo investigou a força da associação entre comorbidades e asma, uma vez que a presença de comorbidades está relacionada a pior prognóstico em pacientes com asma. Foi realizada uma busca abrangente na literatura de estudos observacionais com dados sobre comorbidades em populações asmáticas e não asmáticas.

Dados de 5.493.776 indivíduos foram analisados, e observou-se que várias comorbidades estão fortemente ou muito fortemente associadas com asma e asma grave, incluindo conjuntivite alérgica, rinite alérgica, bronquiectasia, cardiomiopatia hipertensiva, DPOC e outras doenças respiratórias crônicas.

O estudo sugere que é importante criar estratégias personalizadas para tratar doenças além da asma nestes pacientes e que é necessário analisar de forma completa se os sintomas de pacientes não controlados são causados pela asma ou outras doenças associadas.

Artigo: Strength of association between comorbidities and asthma: a meta-analysis – European Respiratory Review (link para o Google Tradutor)

 


RS | Estimulação da medula espinal para dor lombar não fornece benefícios clínicos sustentados em comparação com placebo

9 Mar, 2023 | 12:12h

Resumo: A estimulação da medula espinal (EME) é um procedimento cirúrgico usado para tratar a dor lombar persistente, enviando sinais elétricos por meio de eletrodos implantados na medula espinal. A revisão incluiu 13 estudos (ensaios clínicos randomizados e estudos “crossover”) com 699 participantes.

A maioria dos estudos foi focada em efeitos de curto prazo (menos de 1 mês), mas a revisão constatou que é incerto se a EMA pode melhorar os resultados de curto prazo em comparação com o placebo. Aos 6 meses, a EME provavelmente não melhora a dor lombar ou nas pernas, a função ou a qualidade de vida em comparação com o placebo, com uma certeza moderada de evidência. Também foram relatados eventos adversos, incluindo infecções, danos neurológicos e migração de eletrodos levando à reabordagem cirúrgica.

A revisão concluiu que os dados não suportam o uso de EME para tratar a dor lombar fora de um ensaio clínico. As evidências atuais sugerem que a EME provavelmente não tem benefícios clínicos sustentados que superem os custos e os riscos desta intervenção cirúrgica.

Artigo: Spinal cord stimulation for low back pain – Cochrane Library

Resumo: Spinal cord stimulation for low back pain – Cochrane Library (link para o Google Tradutor)

 

Comentário do autor no Twitter

 


Revisão Sistemática | Canulação arterial guiada por ultrassom na população pediátrica

7 Mar, 2023 | 11:46h

Resumo:

Esta revisão sistemática analisou 9 ensaios clínicos randomizados comparando a orientação por ultrassom com os métodos tradicionais de localização das artérias para canulação, como palpação e assistência auditiva por Doppler.

A revisão constatou que a orientação por ultrassom provavelmente melhora as taxas de sucesso na primeira tentativa, reduz o risco de complicações, como a formação de hematomas, melhora as taxas de sucesso em até 2 tentativas e a taxa geral de canulação bem-sucedida, e reduz o número de tentativas e a duração do procedimento de canulação.

No entanto, a revisão também observa que a evidência é de certeza moderada em razão da impossibilidade de mascarar os médicos que realizam a canulação e ao número limitado de crianças estudadas. Mais pesquisas são necessárias para confirmar os benefícios da orientação por ultrassom para canulação arterial em diferentes faixas etárias de crianças.

Artigo: Ultrasound‐guided arterial cannulation in the paediatric population – Cochrane Library

Resumo: Ultrasound use for insertion of arterial catheters in children – Cochrane Library (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.