Acesso livre
Acesso livre

Ginecologia Geral

Revisão sistemática | Adicionar ultrassonografia à mamografia aumenta a detecção de câncer de mama, mas aumenta falsos-positivos e biópsias

3 Abr, 2023 | 12:11h

Resumo: A revisão sistemática examinou a eficácia e a segurança da combinação de mamografia com ultrassonografia mamária versus mamografia isolada para rastreamento do câncer de mama em mulheres com risco médio. A pesquisa incluiu 1 ensaio clínico randomizado, 2 estudos de coorte prospectivos e 5 estudos de coorte retrospectivos, envolvendo um total de 209.207 mulheres.

Evidências de alta certeza de um estudo randomizado indicaram que a combinação de mamografia com ultrassonografia levou à detecção de mais casos de câncer de mama do que a mamografia isolada (5 vs. 3 por 1000 mulheres). No entanto, essa combinação também resultou em um maior número de resultados falso-positivos e biópsias. Para cada 1.000 mulheres rastreadas com a abordagem combinada, 37 a mais receberam um resultado falso-positivo e 27 mulheres a mais foram submetidas a biópsia.

A análise secundária dos dados do estudo revelou que, em mulheres com mamas densas, o rastreamento combinado detectou mais casos de câncer do que a mamografia isolada, enquanto estudos de coorte para mulheres com mamas não densas não mostraram diferença estatisticamente significativa entre os dois métodos de rastreamento.

Os estudos incluídos não analisaram se o maior número de cânceres detectados com o método de rastreamento combinado resultou em menores taxas de mortalidade em comparação com a mamografia isolada. Pesquisas adicionais, incluindo ensaios clínicos randomizados ou estudos de coorte prospectivos com períodos de observação mais longos, são necessárias para avaliar o impacto das duas intervenções de rastreamento na morbidade e na mortalidade.

Artigo: Mammography in combination with breast ultrasonography versus mammography for breast cancer screening in women at average risk – Cochrane Database of Systematic Reviews

Resumo: Mammography followed by ultrasonography compared to mammography alone for breast cancer screening in women at average risk of breast cancer – Cochrane Database of Systematic Reviews (link para o Google Tradutor)

 


Estudo mostrou aumento leve do risco de câncer de mama com anticoncepcionais somente de progestogênio, comparável aos métodos orais combinados

29 Mar, 2023 | 11:30h

Resumo: Um estudo e metanálise do Reino Unido examinou o risco de câncer de mama relacionado a anticoncepcionais hormonais, enfatizando os contraceptivos somente com progestogênio em mulheres pré-menopausa. Trata-se de um estudo de caso-controle aninhado usando informações do Clinical Practice Research Datalink (CPRD), um banco de dados de cuidados primários. O estudo incluiu 9.498 mulheres com menos de 50 anos diagnosticadas com câncer de mama invasivo entre 1996 e 2017, e 18.171 controles pareados. A metanálise combinou os resultados do CPRD com 12 estudos observacionais sobre preparações somente com progestogênio.

Os resultados revelaram que o uso atual ou recente de anticoncepcionais orais combinados, anticoncepcionais orais somente com progestogênio, progestogênio injetável e dispositivos intrauterinos com progestogênio levaram a um aumento semelhante no risco de câncer de mama. O risco absoluto excessivo em 15 anos associado a 5 anos de uso de anticoncepcionais orais combinados ou somente com progestogênio variou de 8 por 100.000 usuárias entre 16 e 20 anos de idade a 265 por 100.000 usuárias entre 35 e 39 anos de idade. O estudo concluiu que ambos os tipos de anticoncepcionais estão relacionados a um pequeno aumento no risco de câncer de mama, e esses riscos devem ser ponderados em relação aos benefícios do uso de anticoncepcionais durante os anos de idade fértil.

Artigo: Combined and progestagen-only hormonal contraceptives and breast cancer risk: A UK nested case–control study and meta-analysis – PLOS Medicine (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Study finds similar association of progestogen-only and combined hormonal contraceptives with breast cancer risk – PLOS (link para o Google Tradutor)

Comentário: Expert reaction to study looking at the association between hormonal contraceptive use and breast cancer incidence – Science Media Centre (link para o Google Tradutor)

 


Estudo comparativo destaca menor suscetibilidade das mulheres à parada cardíaca súbita durante atividades esportivas

21 Mar, 2023 | 11:43h

Resumo: Este estudo avaliou a incidência, as características e os desfechos da parada cardíaca súbita relacionada a esportes (PCS-rE) em mulheres. Dados de 3 registros europeus foram analisados, identificando 34.826 casos de PCS entre 2006 e 2017, com 760 casos (2,2%) sendo PCS-rE, incluindo 54 em mulheres.

A incidência média anual de PCS-rE em mulheres foi de 0,19 por milhão, mais de 10 vezes menor do que em homens (2,63 por milhão). Quando extrapolado para a população europeia, isso se traduz em 98 casos por ano em mulheres e 1.350 casos em homens.

Características, resposta de espectadores, tempo até a desfibrilação e taxas de sobrevida não diferiram significativamente entre mulheres e homens. Os resultados destacam o risco consideravelmente menor de PCS-rE em mulheres em comparação com os homens e devem ser levados em consideração ao planejar estratégias de triagem pré-participação no futuro.

Artigo: Incidence of Cardiac Arrest During Sports Among Women in the European Union – Journal of the American College of Cardiology (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comentário: Incidence of Cardiac Arrest During Sports Among Women – American College of Cardiology (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


ECR | Remoção imediata vs. tardia do cateter urinário após laparoscopia ginecológica para indicações benignas, exceto histerectomia

3 Mar, 2023 | 12:23h

Resumo: Este ensaio clínico randomizado comparou as taxas de retenção urinária e de infecção do trato urinário pós-operatórias entre mulheres submetidas a remoção imediata vs. tardia do cateter vesical de demora após cirurgia laparoscópica ginecológica para indicações benignas, excluindo cirurgias de histerectomia, cirurgia do assoalho pélvico ou intestinal concomitante. Um total de 693 mulheres com 18 anos ou mais foram randomizadas para remoção imediata ou tardia do cateter urinário. Os resultados mostraram um aumento do risco de retenção urinária com a remoção imediata vs. tardia do cateter urinário (8,2% versus 4,2%), destacando a necessidade de garantir que as pacientes relatem a ocorrência de micção normal antes da alta para reduzir a necessidade de readmissão para tratamento de retenção urinária.

Artigo: Immediate versus delayed urinary catheter removal following non-hysterectomy benign gynecological laparoscopy: a randomised trial – BJOG (link para o resumo – $ para o texto completo)

Conteúdo relacionado: Feasibility of immediate removal of urinary catheter after laparoscopic gynecological surgery for benign diseases: A meta-analysis of randomized controlled trials – Obstetrics & Gynecology (link para o resumo – $ para o texto completo)

 


Estudo de coorte | Terapia hormonal feminina e risco de hemorragia intracraniana por malformações cavernosas cerebrais

2 Mar, 2023 | 10:36h

Resumo: O estudo teve como objetivo investigar a associação entre terapia hormonal feminina (contraceptivos orais ou terapia hormonal para menopausa) e hemorragia intracraniana em pacientes do sexo feminino com malformações cavernosas cerebrais (MCC), utilizando dados de 2 grandes estudos prospectivos de coorte. Os pesquisadores analisaram dados de 722 pacientes do sexo feminino com MCC e descobriram que o uso de terapia hormonal feminina associou-se a um aumento no risco de hemorragia intracraniana subsequente. O risco foi mais significativo entre pacientes do sexo feminino com idades entre 10 e 44 anos que usavam contraceptivos orais (razão de risco ajustada de 2,00; IC 95% 1,26-3,17; p = 0,003). Esses achados levantam questões sobre a segurança da terapia hormonal feminina na prática clínica em pacientes com malformação cavernosa cerebral.

Artigo: Female Hormone Therapy and Risk of Intracranial Hemorrhage From Cerebral Cavernous Malformations: A Multicenter Observational Cohort Study – Neurology (link para o resumo – $ para o texto completo) (link para o Google Tradutor)

Comentário: Oral Contraceptive Use Raises Risk of Intracranial Hemorrhage in Young Females with Cerebral Cavernous Malformations – NeurologyToday (link para o Google Tradutor)

 


USPSTF reafirma recomendação contra o rastreamento sorológico para infecção por herpes genital

15 Fev, 2023 | 16:00h

Resumo: A US Preventive Services Task Force (USPSTF) recomenda que a triagem de rotina para infecção por herpes genital em adolescentes, adultos e gestantes assintomáticos seja evitada, já que os possíveis danos dessa triagem superam os benefícios. Essa recomendação é baseada em uma avaliação sistemática das evidências disponíveis, e a USPSTF tem uma certeza moderada em sua conclusão.*

Artigo: Serologic Screening for Genital Herpes Infection: US Preventive Services Task Force Reaffirmation Recommendation Statement – JAMA (link para o Google Tradutor)

Revisão Sistemática: Serologic Screening for Genital Herpes: Updated Evidence Report and Systematic Review for the US Preventive Services Task Force – JAMA (link para o Google Tradutor)

Editoriais:

Reducing HSV-2 Morbidity and MortalityRoutine Serologic Screening Still Not the Best Answer – JAMA (link para o Google Tradutor)

Reaffirmed USPSTF Recommendation Against Serologic Screening for Genital Herpes: Empowering Clinicians and Reducing Potential Harm – JAMA Dermatology (link para o Google Tradutor)

Entrevista com o autor: Serologic Screening for Genital Herpes Infection – JAMA

Página do Paciente JAMA: Screening for Genital Herpes (link para o Google Tradutor)

 

*Nota: Este resumo foi criado por meio da colaboração entre um editor médico e o ChatGPT.

 


M-A | Sutura permanente comparada com sutura absorvível na cirurgia de prolapso apical

31 Jan, 2023 | 11:57h

Permanent Compared With Absorbable Suture in Apical Prolapse Surgery: A Systematic Review and Meta-analysis – Obstetrics & Gynecology (gratuito por tempo limitado)

 

Comentário no Twitter

 


Estudo de coorte | Carreamento viral após 1 ano do primeiro episódio de infecção por HSV-1 genital.

6 Dez, 2022 | 11:59h

Viral Shedding 1 Year Following First-Episode Genital HSV-1 Infection – JAMA (gratuito por tempo limitado)

Editorial: Shedding Patterns of Genital Herpes Simplex Virus Infections – JAMA (gratuito por tempo limitado)

Comunicado de imprensa: Viral shedding ebbs over time with HSV-1 genital infections – University of Washington School of Medicine

Comentário: Viral Shedding Common After First-Episode Genital HSV-1 Infection – HealthDay

 

Comentário no Twitter

 


Consenso | Abordagens gerais para o manejo médico da supressão menstrual.

28 Nov, 2022 | 14:49h

General Approaches to Medical Management of Menstrual Suppression: ACOG Clinical Consensus No. 3 – Obstetrics & Gynecology

 


Estudo randomizado | Em cirurgia de aborto, esquetamina com propofol pode reduzir a hipotensão em comparação a fentanila com propofol.

17 Out, 2022 | 13:46h

Effect of different doses of esketamine compared with fentanyl combined with propofol on hypotension in patients undergoing painless abortion surgery: a prospective, randomized, double-blind controlled clinical trial – BMC Anesthesiology

Comentário: Esketamine as an adjunct with propofol and fentanyl to avoid perioperative hypotension – Physician’s Weekly

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.