Acesso livre
Acesso livre

Anestesiologia

Estudo revela altas taxas de não adesão às diretrizes de profilaxia antimicrobiana, muitas vezes decorrente do uso desnecessário de vancomicina

23 Mar, 2023 | 11:17h

Resumo: O estudo avaliou a adesão às diretrizes de profilaxia antimicrobiana cirúrgica em 825 hospitais nos EUA para cirurgias eletivas de 2019 a 2020. O estudo observou que 41% dos regimes de profilaxia cirúrgica não aderiram às diretrizes da American Society of Health-System Pharmacists.

O uso desnecessário de vancomicina foi o motivo mais comum para a não adesão às diretrizes, representando 77% dos regimes não aderentes e ocorrendo em 31% de todas as cirurgias. Lamentavelmente, quando a vancomicina foi usada, muitas vezes foi combinada desnecessariamente com cefazolina, e os pacientes que receberam essa combinação apresentaram um risco 19% maior de lesão renal aguda em comparação com aqueles que receberam apenas cefazolina.

Os autores sugerem que esforços de melhoria da qualidade destinados a reduzir o uso desnecessário de vancomicina e possíveis revisões das diretrizes podem oferecer estratégias impactantes para melhorar o perfil de risco-benefício da profilaxia antimicrobiana.

Artigo: Adherence to Antimicrobial Prophylaxis Guidelines for Elective Surgeries Across 825 US Hospitals, 2019–2020 – Clinical Infectious Diseases (link para o Google Tradutor)

 


ECR | CCP4F não reduz o consumo de hemocomponentes e aumenta eventos tromboembólicos em pacientes com trauma

22 Mar, 2023 | 11:40h

Resumo: O ensaio clínico randomizado PROCOAG teve como objetivo investigar a eficácia e a segurança do concentrado de complexo protrombínico de 4 fatores (CCP4F) em pacientes com trauma e risco de transfusão maciça. Realizado em 12 centros de trauma franceses, esse estudo de superioridade randomizado, duplo-cego e controlado por placebo envolveu 324 pacientes. Todos foram tratados de acordo com as diretrizes europeias de hemorragia traumática e receberam transfusão precoce baseada em proporção (relação de concentrado de hemácias:plasma fresco congelado de 1:1 a 2:1). O desfecho primário foi o consumo de hemocomponentes em 24 horas (eficácia), enquanto eventos tromboembólicos arteriais ou venosos foram avaliados como desfecho secundário (segurança).

O estudo não revelou diferença significativa no consumo de hemocomponentes em 24 horas entre os grupos CCP4F e placebo, com consumo médio de 12 unidades e 11 unidades, respectivamente. No entanto, o estudo identificou um risco estatisticamente significativo maior de eventos tromboembólicos no grupo CCP4F, com 35% dos pacientes apresentando pelo menos um evento, em comparação com 24% no grupo placebo.

Em conclusão, o estudo não encontrou efeito benéfico ao incorporar CCP4F em uma estratégia de transfusão baseada em proporção para pacientes com trauma grave e risco de transfusão maciça. Além disso, a maior taxa de eventos tromboembólicos no grupo CCP4F indicou um possível dano. Os resultados não apoiam o uso rotineiro de CCP4F em pacientes com trauma grave.

Artigo: Efficacy and Safety of Early Administration of 4-Factor Prothrombin Complex Concentrate in Patients With Trauma at Risk of Massive Transfusion: The PROCOAG Randomized Clinical Trial – JAMA (gratuito por tempo limitado) (link para o Google Tradutor)

Ver também: Visual Abstract

 


PNB elevado pré e pós-operatório está relacionado a complicações em pacientes hipertensos e diabéticos submetidos à cirurgia

22 Mar, 2023 | 11:38h

Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar se os níveis séricos pré e pós-operatórios do peptídeo natriurético tipo B (PNB) poderiam prever complicações pós-operatórias em pacientes hipertensos e diabéticos após cirurgia não cardíaca.

O estudo envolveu 260 participantes adultos e mediu os níveis de PNB antes e depois da cirurgia. O desfecho primário foi a mudança nos níveis de PNB e o desenvolvimento de complicações pós-operatórias dentro de 30 dias após a cirurgia.

Os resultados mostraram que os pacientes que desenvolveram complicações pós-operatórias apresentaram níveis séricos de PNB significativamente mais altos, tanto antes quanto depois da cirurgia. O nível pré-operatório médio de PNB (PNB basal) em pacientes com complicações foi de 152,02 pg/mL ± 106,56 em comparação com 44,90 pg/mL ± 44,22 em pacientes sem complicações. Da mesma forma, o nível pós-operatório médio de PNB em pacientes com complicações foi de 313,99 pg/mL ± 121,29, enquanto em pacientes sem complicações, ele foi de 83,95 pg/mL ± 70,19.

Embora o estudo não forneça valores de corte específicos, níveis mais elevados de PNB, tanto pré quanto pós-operatórios, estão associados a um maior risco de complicações em pacientes hipertensos e diabéticos submetidos à cirurgia não cardíaca. Estudos prospectivos multicêntricos adicionais com uma população maior são necessários para confirmar o papel do PNB na previsão do prognóstico cirúrgico.

Artigo: Serum B-type natriuretic peptide levels (BNP) can be used as a predictor of complications in patients undergoing non-cardiac surgery: a prospective observational study – Open Heart (link para o Google Tradutor)

Conteúdos relacionados:

The comparative and added prognostic value of biomarkers to the Revised Cardiac Risk Index for preoperative prediction of major adverse cardiac events and all‐cause mortality in patients who undergo noncardiac surgery – Cochrane Library

Preoperative N-Terminal Pro–B-Type Natriuretic Peptide and Cardiovascular Events After Noncardiac Surgery: A Cohort Study – Annals of Internal Medicine

The prognostic value of pre-operative and post-operative B-type natriuretic peptides in patients undergoing noncardiac surgery: B-type natriuretic peptide and N-terminal fragment of pro-B-type natriuretic peptide: a systematic review and individual patient data meta-analysis – Journal of the American College of Cardiology

 


RCT | Ibuprofeno IV intermitente reduz o consumo de morfina e proporciona alívio da dor pós-operatória

20 Mar, 2023 | 11:47h

Resumo: O artigo descreve um ensaio clínico randomizado, controlado por placebo, duplo-cego para avaliar a eficácia e a segurança de diferentes doses de ibuprofeno intravenoso (IBIV) no tratamento da dor aguda pós-operatória. O estudo envolveu pacientes submetidos a cirurgia abdominal ou ortopédica e randomizados para placebo, IBIV 400 mg ou IBIV 800 mg. A primeira dose foi administrada por via intravenosa 30 minutos antes do fim da cirurgia, seguida de administração intravenosa a cada 6 horas, num total de 8 doses.

Foi observado que a administração intravenosa de ibuprofeno 400 mg ou 800 mg reduziu significativamente o consumo de morfina e aliviou a dor sem aumentar a incidência de eventos adversos.

Os pontos fortes do estudo incluem o seu desenho multicêntrico, randomizado, controlado e prospectivo. No entanto, a extensa lista de critérios de exclusão sugere que o estudo foi realizado em uma população relativamente saudável, o que dificulta a extrapolação dos resultados de segurança para pacientes mais frágeis. Vale ressaltar também que, no Brasil, diferentemente de muitos países, temos à disposição a dipirona intravenosa, que costuma ser ter boa eficácia e baixa taxa de eventos adversos na prática.

Artigo: Analgesic Efficacy of Intravenous Ibuprofen in the Treatment of Postoperative Acute Pain: A Phase III Multicenter Randomized Placebo-Controlled, Double-Blind Clinical Trial – Pain Research and Management (link para o Google Tradutor)

 


Diretriz da AHA | Cuidados anestésicos da paciente grávida com doença cardiovascular

22 Fev, 2023 | 12:33h

Resumo: A AHA enfatiza a necessidade de cuidados anestésicos cárdio-obstétricos especializados para pacientes grávidas com doença cardiovascular, envolvendo uma equipe multidisciplinar de obstetras, cardiologistas, anestesiologistas e outros especialistas, conforme necessário. A abordagem inclui avaliação pré-operatória, manejo intraoperatório e cuidados pós-operatórios para manter a estabilidade hemodinâmica materna, otimizar a entrega de oxigênio ao feto e evitar fatores que exacerbem a doença cardiovascular. O parto vaginal com analgesia neuraxial efetiva é recomendado, com a cesárea utilizada para indicações obstétricas ou em pacientes de alto risco. Recomendações específicas também são fornecidas para o manejo de pacientes com diferentes tipos de doenças cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas congênitas, doenças valvares cardíacas, hipertensão pulmonar e cardiomiopatia hipertrófica.

Artigo: Anesthetic Care of the Pregnant Patient With Cardiovascular Disease: A Scientific Statement From the American Heart Association – Circulation

Principais itens a saber: Statement on the anesthetic care of the pregnant patient with cardiovascular disease – American Heart Association (link para o Google Tradutor)

 


M-A | Anestesia geral (AG) vs. sem AG na trombectomia endovascular para o tratamento do AVC isquêmico

22 Fev, 2023 | 12:18h

Resumo: O estudo analisou ensaios clínicos randomizados comparando o uso de anestesia geral (AG) versus técnicas sem AG, como sedação consciente ou anestesia local, para trombectomia endovascular (TEV) em pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi). A metanálise incluiu 7 estudos com um total de 980 participantes, mostrando que a AG está associada a uma melhora de 9% nas taxas de recanalização e uma melhora de 8,4% na recuperação funcional em comparação com as técnicas sem AG. Não houve diferença nas complicações hemorrágicas ou mortalidade em 3 meses. O estudo recomenda que a AG seja a primeira escolha para a maioria dos procedimentos de TEV em AVCi agudo.

Artigo: General Anesthesia Compared to Non-GA in Endovascular Thrombectomy for Ischemic Stroke: A Systematic Review and Meta-analysis of Randomized Controlled Trials – Neurology (link para o resumo – $ para o texto completo) (link para o Google Tradutor)

 


M-A | Drogas para reduzir sangramentos em cirurgias vasculares abertas ou endovasculares – não há evidências suficientes para orientar o tratamento

22 Fev, 2023 | 12:13h

Resumo: O artigo é uma revisão sistemática e metanálise de rede de ensaios clínicos randomizados (ECR) sobre a eficácia e a segurança de drogas antifibrinolíticas e hemostáticas na redução de sangramento e necessidade de transfusão em pacientes submetidos a cirurgias vasculares ou procedimentos endovasculares de grande porte. Os autores pesquisaram várias bases de dados e registros de ensaios clínicos e incluíram 22 ECR com 3.393 participantes analisados. Em virtude da falta de dados, os autores estão incertos se algum tratamento sistêmico ou tópico pode melhorar os resultados, enfatizando que ensaios clínicos maiores com desfechos clinicamente relevantes são necessários.

Artigo: Drugs to reduce bleeding and transfusion in major open vascular or endovascular surgery: a systematic review and network meta‐analysis – Cochrane Library

 


Estudo randomizado | Delirium pós-operatório após sedação com dexmedetomidina vs. sedação com propofol em idosos submetidos a cirurgia ortopédica de membro inferior

7 Fev, 2023 | 15:11h

Postoperative Delirium after Dexmedetomidine versus Propofol Sedation in Healthy Older Adults Undergoing Orthopedic Lower Limb Surgery with Spinal Anesthesia: A Randomized Controlled Trial – Anesthesia

 


Estudo randomizado | Visita de rotina pelo anestesista no pós-operatório não melhorou a morbidade e a mortalidade em 30 dias

7 Fev, 2023 | 14:58h

Routine Postsurgical Anesthesia Visit to Improve 30-day Morbidity and Mortality: A Multicenter, Stepped-wedge Cluster Randomized Interventional Study (The TRACE Study) – Annals of Surgery

 


Revisão sistemática | Diretrizes de prática clínica perioperatória para o cuidado de idosos frágeis

31 Jan, 2023 | 12:01h

A systematic review of perioperative clinical practice guidelines for care of older adults living with frailty – British Journal of Anaesthesia

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.