Acesso livre
Acesso livre

Tumores Urológicos

ECR | Desfechos com foco no paciente 12 anos após diferentes tratamentos para câncer de próstata localizado

15 Mar, 2023 | 13:02h

Resumo: O estudo avaliou os desfechos com foco no paciente de 1.643 participantes no estudo ProtecT para avaliar os impactos funcionais e na qualidade de vida no longo prazo de pacientes com câncer de próstata localizado detectado por rastreamento de PSA randomizados para prostatectomia, radioterapia com deprivação androgênica neoadjuvante e monitoramento ativo.

O estudo constatou que as pontuações gerais de qualidade de vida foram semelhantes nos grupos ao longo de 7 a 12 anos. No entanto, embora o grupo de prostatectomia tenha tido uma menor incidência de noctúria, apresentou uma maior incidência de incontinência urinária e disfunção sexual em relação aos grupos de radioterapia e monitoramento ativo. Já o grupo de radioterapia apresentou uma maior incidência de incontinência fecal em comparação com os outros grupos.

O estudo fornece evidências que podem ajudar os pacientes e seus clínicos a avaliar os trade-offs entre os danos e os benefícios do tratamento e tomar decisões de tratamento com mais informação.

Artigo: Patient-Reported Outcomes 12 Years after Localized Prostate Cancer Treatment – NEJM Evidence

Estudo original: RCT | Localized prostate cancer treatment options have similar 15-year survival outcomes (link para o Google Tradutor)

 


ECR | As opções de tratamento para câncer de próstata localizado têm resultados de sobrevida semelhantes em 15 anos

13 Mar, 2023 | 14:03h

Resumo: O estudo acompanhou 1.643 homens diagnosticados com câncer de próstata localizado (diagnosticado por rastreamento com PSA) no Reino Unido entre 1999 e 2009, que foram randomizados para receber monitoramento ativo, prostatectomia ou radioterapia.

Após um seguimento médio de 15 anos, o estudo observou que, embora a prostatectomia e a radioterapia tenham diminuído metástases, progressão local e necessidade de terapia de supressão androgênica no longo prazo, a mortalidade por câncer de próstata foi baixa independentemente do tratamento atribuído, com 17 mortes (3,1%) no grupo de monitoramento ativo, 12 mortes (2,2%) no grupo de prostatectomia e 16 mortes (2,9%) no grupo de radioterapia (P = 0,53). Além disso, as mortes totais foram semelhantes entre os grupos.

Os autores sugerem que a escolha da terapia para câncer de próstata localizado envolve a avaliação de benefícios e riscos associados a cada opção de tratamento.

Artigo: Fifteen-Year Outcomes after Monitoring, Surgery, or Radiotherapy for Prostate Cancer – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comunicado de imprensa: Delaying treatment for localised prostate cancer does not increase mortality risk, trial shows – University of Bristol (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


ECR | Suspensão temporária vs. continuação do inibidor de tirosina quinase no carcinoma avançado de células renais claras

22 Fev, 2023 | 12:20h

Resumo: O estudo randomizado STAR investigou se uma estratégia de pausa no tratamento com inibidor de tirosina quinase seria não inferior a estratégia convencional de continuação do tratamento de primeira linha para o carcinoma avançado de células renais claras. Todos os pacientes receberam esquemas de dosagem padrão de sunitinibe oral (50 mg/dia) ou pazopanibe oral (800 mg/dia) por 24 semanas antes de serem alocados aleatoriamente em um dos grupos. Embora a não inferioridade não pudesse ser concluída para o desfecho primário de sobrevivência global, a suspensão temporária do tratamento foi considerada capaz de preservar a qualidade de vida e ser benéfica do ponto de vista econômico. O estudo fornece uma justificativa para a exploração de pausas no tratamento em pacientes com outros tipos de câncer.

Artigo: Temporary treatment cessation versus continuation of first-line tyrosine kinase inhibitor in patients with advanced clear cell renal cell carcinoma (STAR): an open-label, non-inferiority, randomised, controlled, phase 2/3 trial – The Lancet Oncology (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


ECR | Eficácia do rucaparibe no câncer de próstata metastático

22 Fev, 2023 | 12:15h

Resumo: Este ensaio clínico randomizado de fase 3 comparou o rucaparibe vs. um controle escolhido pelo médico (docetaxel ou um inibidor de 2ª geração da via de receptores de androgênio) no tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração e com alterações genéticas específicas (BRCA1, BRCA2 ou ATM), que apresentaram progressão da doença após o tratamento com um inibidor de 2ª geração da via de receptores de androgênio. A duração da sobrevida livre de progressão baseada em imagens foi significativamente maior no grupo rucaparibe do que no grupo controle. Os eventos adversos mais frequentes com rucaparibe foram fadiga e náusea. O desfecho de sobrevida livre de progressão radiográfica mostra que o medicamento é promissor, mas estudos analisando qualidade de vida e sobrevida global são necessários para entender o papel deste medicamento no tratamento do câncer de próstata.

Artigo: Rucaparib or Physician’s Choice in Metastatic Prostate Cancer – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comentário: Rucaparib Efficacious in Metastatic Castration-Resistant Prostate Cancer – HealthDay (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Diretriz | Tratamento do câncer de próstata metastático sem castração e sensível à castração

23 Jan, 2023 | 13:29h

2022 UPDATE: Canadian Urological Association-Canadian Urologic Oncology Group guideline: Metastatic castration-naive and castration-sensitive prostate cancer – Canadian Urological Association Journal (PDF aqui)

Ver também: Summary of changes (PDF aqui)

Conteúdo relacionado: 2022 Canadian Urological Association (CUA)-Canadian Uro Oncology Group (CUOG) guideline: Management of castration-resistant prostate cancer (CRPC) – Canadian Urological Association Journal

 


Estudo randomizado | Radioterapia corpórea estereotáxica guiada por RM vs. guiada por TC para câncer de próstata

16 Jan, 2023 | 10:47h

Magnetic Resonance Imaging–Guided vs Computed Tomography–Guided Stereotactic Body Radiotherapy for Prostate Cancer: The MIRAGE Randomized Clinical Trial – JAMA Oncology

Comunicado de imprensa: MRI-guided radiotherapy produces fewer side effects and better quality of life for patients with localized prostate cancer – University of California

 

Comentário do autor no Twitter (fio – clique para saber mais)

 


Estudo randomizado | Rezvilutamida vs. bicalutamida em combinação com terapia de deprivação androgênica em pacientes com câncer de próstata sensível a hormônio, metastático e de grande volume.

13 Set, 2022 | 12:03h

Rezvilutamide versus bicalutamide in combination with androgen-deprivation therapy in patients with high-volume, metastatic, hormone-sensitive prostate cancer (CHART): a randomised, open-label, phase 3 trial – The Lancet Oncology

Comentários:

Treatment options for metastatic hormone-sensitive prostate cancer – The Lancet Oncology

Rezvilutamide benefits shown in metastatic hormone-sensitive prostate cancer – medwire News

 

Comentário no Twitter

 


Estudo randomizado | Atezolizumabe adjuvante não melhorou os desfechos de pacientes com carcinoma de célula renal sob risco aumentado de recorrência após a ressecção.

13 Set, 2022 | 11:44h

Adjuvant atezolizumab versus placebo for patients with renal cell carcinoma at increased risk of recurrence following resection (IMmotion010): a multicentre, randomised, double-blind, phase 3 trial – The Lancet (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comentários:

Adjuvant atezolizumab falls short in renal cell carcinoma – Urology Times

IMmotion010 does not support adjuvant atezolizumab in intermediate-, high-risk RCC – medwire News

 

Comentário do autor no Twitter (fio – clique para saber mais)

 


Análise de seguimento de 30 meses de um estudo randomizado | Pembrolizumabe vs. placebo como terapia adjuvante pós-nefrectomia para carcinoma de células renais claras.

6 Set, 2022 | 12:47h

Pembrolizumab versus placebo as post-nephrectomy adjuvant therapy for clear cell renal cell carcinoma (KEYNOTE-564): 30-month follow-up analysis of a multicentre, randomised, double-blind, placebo-controlled, phase 3 trial – The Lancet Oncology

Comentário convidado: Adjuvant immunotherapy for renal cell carcinoma – The Lancet Oncology

Artigo original: Adjuvant Pembrolizumab after Nephrectomy in Renal-Cell Carcinoma – New England Journal of Medicine

 


Estudo randomizado | Telaglenastate falhou em melhorar a eficácia do cabozantinibe em pacientes com carcinoma de célula renal avançado.

6 Set, 2022 | 12:46h

Efficacy and Safety of Telaglenastat Plus Cabozantinib vs Placebo Plus Cabozantinib in Patients With Advanced Renal Cell Carcinoma: The CANTATA Randomized Clinical Trial – JAMA Oncology (gratuito por tempo limitado)

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.