Acesso livre
Acesso livre

ECR | Desfechos com foco no paciente 12 anos após diferentes tratamentos para câncer de próstata localizado

15 Mar, 2023 | 13:02h

Resumo: O estudo avaliou os desfechos com foco no paciente de 1.643 participantes no estudo ProtecT para avaliar os impactos funcionais e na qualidade de vida no longo prazo de pacientes com câncer de próstata localizado detectado por rastreamento de PSA randomizados para prostatectomia, radioterapia com deprivação androgênica neoadjuvante e monitoramento ativo.

O estudo constatou que as pontuações gerais de qualidade de vida foram semelhantes nos grupos ao longo de 7 a 12 anos. No entanto, embora o grupo de prostatectomia tenha tido uma menor incidência de noctúria, apresentou uma maior incidência de incontinência urinária e disfunção sexual em relação aos grupos de radioterapia e monitoramento ativo. Já o grupo de radioterapia apresentou uma maior incidência de incontinência fecal em comparação com os outros grupos.

O estudo fornece evidências que podem ajudar os pacientes e seus clínicos a avaliar os trade-offs entre os danos e os benefícios do tratamento e tomar decisões de tratamento com mais informação.

Artigo: Patient-Reported Outcomes 12 Years after Localized Prostate Cancer Treatment – NEJM Evidence

Estudo original: RCT | Localized prostate cancer treatment options have similar 15-year survival outcomes (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.