Acesso livre
Acesso livre

Medicina Tropical

ECR | Combinação de doxiciclina e azitromicina é melhor do que qualquer um dos medicamentos isoladamente para o tratamento do Tifus Scrub grave

8 Mar, 2023 | 14:00h

Resumo:

O estudo teve como objetivo comparar a eficácia de doxiciclina IV, azitromicina IV ou uma combinação de ambos os medicamentos no tratamento do Tifus Scrub grave. O estudo randomizou 794 pacientes com Tifus Scrub grave e pelo menos um envolvimento de órgão para receber um curso de 7 dias de doxiciclina, azitromicina ou ambos.

O desfecho composto primário foi a incidência de morte por qualquer causa no dia 28, complicações persistentes no dia 7 e febre persistente no dia 5. O estudo observou que a terapia combinada com doxiciclina e azitromicina foi uma melhor opção terapêutica para o tratamento do Tifus Scrub grave do que a monoterapia com qualquer um dos medicamentos isoladamente.

Artigo: Intravenous Doxycycline, Azithromycin, or Both for Severe Scrub Typhus – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comunicado de imprensa: A combination therapy is found to be more effective on severe scrub typhus – University of Oxford (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Indicadores diagnósticos precoces de dengue vs. outras doenças febris na Ásia e na América Latina: um estudo multicêntrico, prospectivo e observacional

8 Mar, 2023 | 13:56h

Resumo:

O estudo IDAMS é um estudo prospectivo e observacional realizado em 8 países da Ásia e da América Latina para investigar indicadores diagnósticos precoces de dengue em comparação com outras doenças febris. O estudo incluiu 7.428 pacientes com febre indiferenciada, dos quais 2.694 foram diagnosticados com dengue confirmada por laboratório e 2.495 com outras doenças febris.

A contagem de plaquetas, a contagem leucócitos e suas mudanças ao longo do tempo foram fortemente associadas à dengue, enquanto a presença de tosse e a rinorreia foram fortemente associadas a outras doenças febris. O estudo observou que um conjunto de 14 preditores clínicos e 3 laboratoriais podem distinguir entre dengue e outras doenças febris durante a fase inicial de sintomas, com sensibilidades de 80-87% e especificidades de 80-91%. O estudo também verificou que modelos que incluem marcadores laboratoriais superam aqueles baseados apenas em variáveis clínicas.

Artigo: Early diagnostic indicators of dengue versus other febrile illnesses in Asia and Latin America (IDAMS study): a multicentre, prospective, observational study – The Lancet Global Health (link para o Google Tradutor)

Comentário convidado: Differentiating dengue from other febrile illnesses: a dilemma faced by clinicians in dengue endemic countries – The Lancet Global Health (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Surto de Mpox em casos avançados de HIV: série global de casos revela maior mortalidade e complicações clínicas

23 Fev, 2023 | 15:11h

Resumo: Este artigo discute uma série de casos que investigou a varíola dos macacos (o novo nome é “Mpox”) em pessoas com HIV e contagem baixa de células CD4. O surto de Mpox em 2022 afetou uma porcentagem significativa de pessoas vivendo com HIV, e os dados sugerem infecções mais graves e maior mortalidade em pessoas com HIV mais avançado. A série de casos incluiu 382 casos confirmados de Mpox em pessoas vivendo com HIV de 19 países. As pessoas incluídas foram predominantemente homens cisgêneros, com idade média de 35 anos. A maioria das pessoas era aderente à terapia antirretroviral, e a contagem média de CD4 foi de 211 células/mm3. Complicações graves foram mais comuns em pessoas com contagem mais baixa de células CD4, incluindo lesões necrosantes na pele, envolvimento pulmonar, infecções secundárias e sepse. Aproximadamente 28% das pessoas foram hospitalizadas, e 25% dos hospitalizados morreram. Todas as mortes ocorreram em pessoas com contagem de CD4 inferior a 200 células/mm3. O estudo reforça a importância dos testes de HIV e CD4 em casos de Mpox, priorização da vacinação preventiva contra Mpox em pessoas com HIV e contagem de células CD4 inferior a 200 células/mm3 e uso de antivirais potenciais contra Mpox quando disponíveis. Os autores sugerem que uma forma grave, disseminada e necrosante de Mpox deve ser considerada uma condição definidora de AIDS nas classificações de doenças do HIV do CDC e da OMS. Os médicos também devem estar cientes de que o início da terapia antirretroviral em pessoas com HIV avançado e Mpox pode contribuir para a deterioração e possível morte, possivelmente como parte de uma síndrome de reconstituição imunológica.

Artigo: Mpox in people with advanced HIV infection: a global case series – The Lancet (necessário cadastro gratuito) (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Clinicians identify severe form of mpox with high mortality in people with advanced HIV – Queen Mary University of London (link para o Google Tradutor)

Comentário: Mpox: Clinicians identify severe form with high mortality in advanced HIV patients – The BMJ (link para o Google Tradutor)

 

Comentário da autora no Twitter (fio – clique para saber mais)

 


Estudo de coorte | Neurodesenvolvimento pré-escolar em crianças expostas ao vírus Zika sem síndrome Zika congênita.

6 Dez, 2022 | 11:54h

Preschool neurodevelopment in Zika virus-exposed children without congenital Zika syndrome – Pediatric Research

Comunicado de imprensa: Zika-exposed children may display neurodevelopmental differences, study finds – Children’s National Hospital

 


Revisão | Abordagem de saúde para controle de doenças zoonóticas.

6 Dez, 2022 | 11:49h

One Health Approach for the Control of Zoonotic Diseases – Zoonoses

Comentário: Best practices and challenges in One Health approach to fight zoonotic diseases – News Medical

 


Seminário | Varíola dos macacos.

28 Nov, 2022 | 15:00h

Monkeypox – The Lancet

Comentários:

Study shows there is substantial monkeypox transmission before symptoms appear.

Global monkeypox case hospitalisation rates: A rapid systematic review and meta-analysis – eClinicalMedicine 

Human monkeypox virus infection in women and non-binary individuals during the 2022 outbreaks: a global case series – The Lancet 

Monkeypox — A Sobering Sentinel for Pandemic Preparedness and Sexual Health System Capacity – New England Journal of Medicine 

CDC study shows healthcare workers have a low risk of infection after exposure to patients with monkeypox. 

Monkeypox – New England Journal of Medicine 

Diagnosis and Management of Monkeypox: A Review for the Emergency Clinician – Annals of Emergency Medicine 

Monkeypox: disease epidemiology, host immunity and clinical interventions. 

Monkeypox: A clinical update for paediatricians – Journal of Pediatrics and Child Health 

Cohort Study | Clinical presentation and virological assessment of confirmed human monkeypox virus cases in Spain. 

CDC Report | Epidemiologic and clinical characteristics of Monkeypox cases in the US. 

Update on the Monkeypox Outbreak – JAMA 

Antivirals with Activity Against Monkeypox: A Clinically Oriented Review – Clinical Infectious Diseases 

Clinical features and novel presentations of human monkeypox in a central London centre during the 2022 outbreak: descriptive case series – The BMJ 

WHO Declares Global Public Health Emergency Over Monkeypox Virus Outbreak – Health Policy Watch 

Monkeypox Virus Infection in Humans across 16 Countries — April–June 2022 – New England Journal of Medicine 

Monkeypox: A Contemporary Review for Healthcare Professionals – Open Forum Infectious Diseases 

 

Comentário no Twitter

 


Impacto global da raiva em 204 países e territórios, de 1990 a 2019.

28 Nov, 2022 | 14:30h

Global burden of Rabies in 204 countries and territories, from 1990 to 2019: results from the Global Burden of Disease Study 2019 – International Journal of Infectious Diseases

 


Recomendações de consenso | Como minimizar o risco de transmissão do vírus da varíola dos macacos durante o transplante de microbiota fecal.

17 Out, 2022 | 13:04h

Minimising the risk of monkeypox virus transmission during faecal microbiota transplantation: recommendations from a European expert panel – The Lancet Gastroenterology & Hepatology

 


Revisão sistemática | Modificações no domicílio para prevenção de malária.

17 Out, 2022 | 12:29h

House modifications for preventing malaria – Cochrane Library

Resumo: House modifications for preventing malaria – Cochrane Library

Comentário: Featured review: House modifications for preventing malaria – Cochrane Library

 

Comentário no Twitter

 


Varíola dos macacos: epidemiologia da doença, imunidade do hospedeiro e intervenções clínicas.

13 Set, 2022 | 12:05h

Monkeypox: disease epidemiology, host immunity and clinical interventions – Nature Reviews Immunology

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.