Acesso livre
Acesso livre

Indicadores diagnósticos precoces de dengue vs. outras doenças febris na Ásia e na América Latina: um estudo multicêntrico, prospectivo e observacional

8 Mar, 2023 | 13:56h

Resumo:

O estudo IDAMS é um estudo prospectivo e observacional realizado em 8 países da Ásia e da América Latina para investigar indicadores diagnósticos precoces de dengue em comparação com outras doenças febris. O estudo incluiu 7.428 pacientes com febre indiferenciada, dos quais 2.694 foram diagnosticados com dengue confirmada por laboratório e 2.495 com outras doenças febris.

A contagem de plaquetas, a contagem leucócitos e suas mudanças ao longo do tempo foram fortemente associadas à dengue, enquanto a presença de tosse e a rinorreia foram fortemente associadas a outras doenças febris. O estudo observou que um conjunto de 14 preditores clínicos e 3 laboratoriais podem distinguir entre dengue e outras doenças febris durante a fase inicial de sintomas, com sensibilidades de 80-87% e especificidades de 80-91%. O estudo também verificou que modelos que incluem marcadores laboratoriais superam aqueles baseados apenas em variáveis clínicas.

Artigo: Early diagnostic indicators of dengue versus other febrile illnesses in Asia and Latin America (IDAMS study): a multicentre, prospective, observational study – The Lancet Global Health (link para o Google Tradutor)

Comentário convidado: Differentiating dengue from other febrile illnesses: a dilemma faced by clinicians in dengue endemic countries – The Lancet Global Health (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.