Acesso livre
Acesso livre

Estudo de coorte | Mudanças de longo prazo no tamanho de microadenomas hipofisários

3 Mar, 2023 | 12:21h

Resumo: A prevalência de lesões hipofisárias em estudos radiológicos é estimada em 10% a 38,5%. No entanto, não está claro com que frequência lesões incidentais devem ser monitoradas por meio de ressonância magnética seriada da hipófise. Um estudo de coorte longitudinal retrospectivo foi realizado para avaliar mudanças de tamanho em microadenomas hipofisários ao longo do tempo. Durante o período do estudo (de 2003 a 2021), 414 pacientes com microadenomas hipofisários foram identificados, e 177 pacientes realizaram mais de 1 ressonância magnética. Cerca de dois terços dos microadenomas não apresentaram mudança ou tiveram redução de tamanho, e os restantes apresentaram uma taxa de crescimento muito lenta, sugerindo que a uma vigilância menos frequente pode ser segura.

Artigo: Long-Term Changes in the Size of Pituitary Microadenomas – Annals of Internal Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comunicado de imprensa: Fewer surveillance MRIs may be appropriate for patients with incidental pituitary lesions – American College of Physicians (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.