Acesso livre
Acesso livre

Estudo de coorte | Jogadores profissionais de futebol têm um risco aumentado de doença de Alzheimer e outras demências no futuro

21 Mar, 2023 | 11:45h

Resumo: O artigo relata um estudo de coorte realizado na Suécia para investigar se jogadores de futebol masculino da primeira divisão têm um risco aumentado de doenças neurodegenerativas em comparação com controles pareados da população geral. Esse é um tópico de preocupação, pois há uma hipótese de que o trauma craniano leve e repetitivo sustentado ao cabecear a bola e concussões podem causar doenças neurodegenerativas.

O estudo incluiu 6.007 jogadores de futebol e 56.168 controles e usou registros nacionais para identificar diagnósticos de doenças neurodegenerativas. O estudo revelou que jogadores profissionais de futebol masculino na Suécia tiveram um risco subsequente aumentado de doenças neurodegenerativas, particularmente doença de Alzheimer e outras demências, e jogadores de linha tiveram um risco maior do que goleiros.

Artigo: Neurodegenerative disease among male elite football (soccer) players in Sweden: a cohort study – The Lancet Public Health (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Elite football players are more likely to develop dementia, suggests Swedish study – Lancet (link para o Google Tradutor)

Comentário: Expert reaction to study of elite football players and risk of dementia – Science Media Centre (link para o Google Tradutor)

 

Conteúdos relacionados:

Dementia risk in former professional footballers is related to player position and career length.

Study: Neurodegenerative Disease Mortality Increased Among Former Professional Soccer Players

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.