Acesso livre
Acesso livre

Arquivos do dia: Março 8, 2023

ECR | Ácido bempedoico leva a redução modesta de eventos cardiovasculares em pacientes intolerantes a estatinas

8 Mar, 2023 | 14:01h

Resumo:

O ácido bempedoico é um inibidor da enzima ATPcitrato liase que reduz os níveis de LDL-colesterol e está associado a uma baixa incidência de eventos adversos musculares. O estudo incluiu 13.970 pacientes com risco cardiovascular elevado, com 6.992 randomizados para o ácido bempedoico e 6.978 para placebo, com duração média de acompanhamento de 40,6 meses.

O estudo constatou que o ácido bempedoico associou-se a uma redução estatisticamente significativa de 13% no desfecho primário de eventos cardiovasculares adversos importantes, que incluíam morte por causas cardiovasculares, infarto do miocárdio não fatal, acidente vascular cerebral não fatal ou revascularização coronariana. No entanto, a redução absoluta do risco de eventos foi modesta, de 1,6% ao longo de quase 4 anos.

O estudo também relatou maior incidência de gota e colecistite com o ácido bempedoico em comparação com o placebo, além de pequenos aumentos nos níveis séricos de creatinina, ácido úrico e enzimas hepáticas.

Artigo: Bempedoic Acid and Cardiovascular Outcomes in Statin-Intolerant Patients – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comentários:

CLEAR Positives and Cautions With Bempedoic Acid for Statin Intolerance – Medscape (leitura recomendada – necessário cadastro gratuito) (link para o Google Tradutor)

Cardiovascular Outcomes After “Statin-Intolerant” Patients Take Bempedoic Acid – NEJM Journal Watch (gratuito por tempo limitado)

 

Comentário no Twitter

 


ECR | Combinação de doxiciclina e azitromicina é melhor do que qualquer um dos medicamentos isoladamente para o tratamento do Tifus Scrub grave

8 Mar, 2023 | 14:00h

Resumo:

O estudo teve como objetivo comparar a eficácia de doxiciclina IV, azitromicina IV ou uma combinação de ambos os medicamentos no tratamento do Tifus Scrub grave. O estudo randomizou 794 pacientes com Tifus Scrub grave e pelo menos um envolvimento de órgão para receber um curso de 7 dias de doxiciclina, azitromicina ou ambos.

O desfecho composto primário foi a incidência de morte por qualquer causa no dia 28, complicações persistentes no dia 7 e febre persistente no dia 5. O estudo observou que a terapia combinada com doxiciclina e azitromicina foi uma melhor opção terapêutica para o tratamento do Tifus Scrub grave do que a monoterapia com qualquer um dos medicamentos isoladamente.

Artigo: Intravenous Doxycycline, Azithromycin, or Both for Severe Scrub Typhus – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comunicado de imprensa: A combination therapy is found to be more effective on severe scrub typhus – University of Oxford (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Estudo do CDC | Estimativas do intervalo serial e período de incubação para a infecção pelo vírus mpox nos EUA

8 Mar, 2023 | 13:59h

Resumo: Casos de monkeypox foram relatados globalmente desde maio de 2022, com a maioria da transmissão ocorrendo via contato físico próximo associado a atividades sexuais de homens que fazem sexo com homens.

Este estudo apresentou as estimativas médias do intervalo serial e período de incubação para a infecção pelo vírus monkeypox com base em dados coletados de 12 departamentos de saúde dos EUA. O intervalo serial é o tempo entre o início dos sintomas em um paciente primário e o início dos sintomas em um paciente secundário. É crucial para estimar o número de reprodução efetivo e prever a incidência, ambos importantes para entender o curso de um surto e o efeito das intervenções.

Os resultados indicam que o intervalo serial médio estimado para o início dos sintomas é de 8,5 dias, enquanto o período médio de incubação estimado é de 5,6 dias.

Artigo: Interval and Incubation Period for Monkeypox Virus Infection in the United States: Findings from 12 Health Departments” – Emerging Infectious Diseases (link para o Google Tradutor)

Comentário: 8.5 days elapse between successive mpox cases, study estimates – CIDRAP (link para o Google Tradutor)

 


M-A | Atividade física não ocupacional e risco de doenças cardiovasculares, câncer e mortalidade

8 Mar, 2023 | 13:57h

Resumo:

O estudo teve como objetivo determinar a associação entre atividade física não ocupacional e doenças crônicas e mortalidade na população adulta geral. A revisão sistemática e metanálise incluiu 196 artigos abrangendo 94 coortes e mais de 30 milhões de participantes.

Os resultados mostraram que níveis mais elevados de atividade física foram associados a um menor risco de todos os desfechos. As associações mais fortes foram observadas para mortalidade por todas as causas e doenças cardiovasculares, com associações mais fracas para a incidência de câncer.

O estudo também observou que benefícios apreciáveis para a saúde da população poderiam ser obtidos aumentando os níveis de atividade física de pessoas inativas para apenas metade das recomendações de saúde atuais; isso poderia prevenir 1 em cada 10 mortes prematuras.

Os resultados apoiam as recomendações atuais de atividade física e sugerem que até pequenos aumentos na atividade física não ocupacional em adultos inativos podem fornecer proteção substancial contra problemas ligados a doenças crônicas.

Vale ressaltar, no entanto, que este estudo tem as limitações usuais de estudos observacionais, já que todos os estudos incluídos são estudos de coorte. Portanto, os resultados estão sujeitos a confusão residual, o que significa que outros fatores que não foram medidos ou considerados nos estudos podem influenciar as associações observadas.

Artigo: Non-occupational physical activity and risk of cardiovascular disease, cancer and mortality outcomes: a dose–response meta-analysis of large prospective studies – British Journal of Sports Medicine (link para o Google Tradutor)

 

Comunicados de imprensa:

One in ten early deaths could be prevented if everyone managed at least half the recommended level of physical activity, say a team led by researchers at the University of Cambridge (link para o Google Tradutor)

1 in 10 early deaths averted if everyone met physical activity targets – BMJ Newsroom (link para o Google Tradutor)

 


Indicadores diagnósticos precoces de dengue vs. outras doenças febris na Ásia e na América Latina: um estudo multicêntrico, prospectivo e observacional

8 Mar, 2023 | 13:56h

Resumo:

O estudo IDAMS é um estudo prospectivo e observacional realizado em 8 países da Ásia e da América Latina para investigar indicadores diagnósticos precoces de dengue em comparação com outras doenças febris. O estudo incluiu 7.428 pacientes com febre indiferenciada, dos quais 2.694 foram diagnosticados com dengue confirmada por laboratório e 2.495 com outras doenças febris.

A contagem de plaquetas, a contagem leucócitos e suas mudanças ao longo do tempo foram fortemente associadas à dengue, enquanto a presença de tosse e a rinorreia foram fortemente associadas a outras doenças febris. O estudo observou que um conjunto de 14 preditores clínicos e 3 laboratoriais podem distinguir entre dengue e outras doenças febris durante a fase inicial de sintomas, com sensibilidades de 80-87% e especificidades de 80-91%. O estudo também verificou que modelos que incluem marcadores laboratoriais superam aqueles baseados apenas em variáveis clínicas.

Artigo: Early diagnostic indicators of dengue versus other febrile illnesses in Asia and Latin America (IDAMS study): a multicentre, prospective, observational study – The Lancet Global Health (link para o Google Tradutor)

Comentário convidado: Differentiating dengue from other febrile illnesses: a dilemma faced by clinicians in dengue endemic countries – The Lancet Global Health (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Usuários de E-Scooter são mais propensos a sofrer lesões graves em comparação com usuários de bicicletas: um estudo nacional na Inglaterra e no País de Gales

8 Mar, 2023 | 13:54h

Resumo:

O estudo teve como objetivo determinar a incidência, as características demográficas e os padrões de lesões envolvidos em internações hospitalares relacionadas ao uso de E-Scooter em comparação com traumas relacionados a bicicletas na Inglaterra e no País de Gales. O estudo retrospectivo de coorte foi baseado em dados enviados ao registro do UK Trauma Audit and Research Network (TARN) entre 1º de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2021.

O estudo constatou que os usuários de E-Scooter tiveram maior probabilidade de serem admitidos em um centro de trauma de referência ou em uma unidade de cuidados intensivos do que os usuários de bicicletas. Trauma grave na cabeça e nos membros ocorreu com mais frequência entre os usuários de E-Scooter, enquanto trauma grave no peito e na pelve foram maiores entre os usuários de bicicletas. Mais de um terço das lesões de E-Scooter foram incorridas fora da legislação por pacientes que estavam intoxicados por álcool e drogas ou tinham menos de 17 anos.

O estudo sugere uma maior incidência relativa de trauma grave e um padrão alternativo de lesões entre os usuários de E-Scooter em comparação com os usuários de bicicletas. O estudo conclui que são necessárias legislações e regulamentações mais rigorosas do aluguel de E-Scooter para reduzir o já significativo dano de lesões associadas a esse modo de transporte.

Artigo: Major trauma among E-Scooter and bicycle users: a nationwide cohort study – Injury Prevention (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Crashing an e-scooter likely to lead to more serious injuries than crashing a bike – British Medical Journal (link para o Google Tradutor)

Comentário: E-scooter riders more likely than cyclists to sustain serious injuries – BBC (link para o Google Tradutor)

 


Algoritmo ESC 0/1 hora não consegue excluir com segurança morte cardíaca ou infarto do miocárdio em 30 dias em pacientes com doença arterial coronariana conhecida

8 Mar, 2023 | 13:52h

Resumo:

O estudo teve como objetivo determinar se o algoritmo ESC 0/1 hora da Sociedade Europeia de Cardiologia, utilizando troponina cardíaca de alta sensibilidade (hs-cTnT), poderia alcançar um valor preditivo negativo de 99% ou superior para morte cardíaca ou infarto do miocárdio em 30 dias entre pacientes com dor no peito e doença arterial coronariana (DAC) conhecida no pronto-socorro.

O estudo incluiu 1.430 adultos, e o algoritmo apresentou um valor preditivo negativo de 96,6% para morte cardíaca ou infarto do miocárdio em 30 dias entre pacientes com DAC conhecida, sugerindo que o algoritmo pode não ser capaz de excluir com segurança estes desfechos nesses pacientes.

Esses achados sugerem que os médicos devem ter cautela ao usar o algoritmo ESC 0/1 hora com hs-cTnT em pacientes com DAC conhecida.

Artigo: Performance of the European Society of Cardiology 0/1-Hour Algorithm With High-Sensitivity Cardiac Troponin T Among Patients With Known Coronary Artery Disease – JAMA Cardiology (link para o resumo – $ para o texto completo) (link para o Google Tradutor)

Comentário: Unclear utility of the European Society of Cardiology 0/1h troponin algorithm in diagnosing acute coronary syndrome in patients with known coronary artery disease – Physician’s Weekly (link para o Google Tradutor)

Conteúdos relacionados:

Safety and efficacy of the European Society of Cardiology 0/1-hour algorithm for diagnosis of myocardial infarction: systematic review and meta-analysis – Heart

Performance of the European Society of Cardiology 0/1-hour algorithm in the diagnosis of myocardial infarction with high-sensitivity cardiac troponin: Systematic review and meta-analysis – European Heart Journal. Acute Cardiovascular Care

Performance of the European Society of Cardiology 0/1-Hour, 0/2-Hour, and 0/3-Hour Algorithms for Rapid Triage of Acute Myocardial Infarction: An International Collaborative Meta-analysis – Annals of Internal Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

 

Comentário no Twitter

 


Estudo de coorte | Biópsia endoscópica com mucosa normal está associada a risco elevado de doença inflamatória intestinal por pelo menos 30 anos

8 Mar, 2023 | 13:51h

Resumo:

Este estudo explorou o risco de longo prazo de doença inflamatória intestinal (DII) após uma biópsia endoscópica com mucosa normal. Os pesquisadores identificaram indivíduos na Suécia com biópsia gastrintestinal (GI) inferior ou superior mostrando mucosa normal, suas referências populacionais correspondentes e irmãos não expostos.

Eles observaram que indivíduos com uma biópsia GI anterior com mucosa normal tinham risco persistentemente maior de DII em geral, colite ulcerativa e doença de Crohn em comparação com suas referências populacionais correspondentes e irmãos não expostos, e o aumento do risco persistiu por pelo menos 30 anos após a biópsia com achados normais.

Os achados sugerem um período sintomático substancial antes do diagnóstico de DII, e os clínicos devem estar cientes do risco aumentado de DII em longo prazo em pessoas com sintomas que foram suficientes para exigir investigação do trato GI, mas que tiveram achados histologicamente normais na mucosa.

Artigo: Long-term risk of inflammatory bowel disease after endoscopic biopsy with normal mucosa: A population-based, sibling-controlled cohort study in Sweden – PLOS Medicine (link para o Google Tradutor)

Comentário: Risk for IBD Remains High After Endoscopic Biopsy With Normal Mucosa – HealthDay (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.