Acesso livre
Acesso livre

ECR | Ácido bempedoico leva a redução modesta de eventos cardiovasculares em pacientes intolerantes a estatinas

8 Mar, 2023 | 14:01h

Resumo:

O ácido bempedoico é um inibidor da enzima ATPcitrato liase que reduz os níveis de LDL-colesterol e está associado a uma baixa incidência de eventos adversos musculares. O estudo incluiu 13.970 pacientes com risco cardiovascular elevado, com 6.992 randomizados para o ácido bempedoico e 6.978 para placebo, com duração média de acompanhamento de 40,6 meses.

O estudo constatou que o ácido bempedoico associou-se a uma redução estatisticamente significativa de 13% no desfecho primário de eventos cardiovasculares adversos importantes, que incluíam morte por causas cardiovasculares, infarto do miocárdio não fatal, acidente vascular cerebral não fatal ou revascularização coronariana. No entanto, a redução absoluta do risco de eventos foi modesta, de 1,6% ao longo de quase 4 anos.

O estudo também relatou maior incidência de gota e colecistite com o ácido bempedoico em comparação com o placebo, além de pequenos aumentos nos níveis séricos de creatinina, ácido úrico e enzimas hepáticas.

Artigo: Bempedoic Acid and Cardiovascular Outcomes in Statin-Intolerant Patients – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comentários:

CLEAR Positives and Cautions With Bempedoic Acid for Statin Intolerance – Medscape (leitura recomendada – necessário cadastro gratuito) (link para o Google Tradutor)

Cardiovascular Outcomes After “Statin-Intolerant” Patients Take Bempedoic Acid – NEJM Journal Watch (gratuito por tempo limitado)

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.