Acesso livre
Acesso livre

Arquivos do dia: Março 21, 2023

Estudo de coorte | Jogadores profissionais de futebol têm um risco aumentado de doença de Alzheimer e outras demências no futuro

21 Mar, 2023 | 11:45h

Resumo: O artigo relata um estudo de coorte realizado na Suécia para investigar se jogadores de futebol masculino da primeira divisão têm um risco aumentado de doenças neurodegenerativas em comparação com controles pareados da população geral. Esse é um tópico de preocupação, pois há uma hipótese de que o trauma craniano leve e repetitivo sustentado ao cabecear a bola e concussões podem causar doenças neurodegenerativas.

O estudo incluiu 6.007 jogadores de futebol e 56.168 controles e usou registros nacionais para identificar diagnósticos de doenças neurodegenerativas. O estudo revelou que jogadores profissionais de futebol masculino na Suécia tiveram um risco subsequente aumentado de doenças neurodegenerativas, particularmente doença de Alzheimer e outras demências, e jogadores de linha tiveram um risco maior do que goleiros.

Artigo: Neurodegenerative disease among male elite football (soccer) players in Sweden: a cohort study – The Lancet Public Health (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Elite football players are more likely to develop dementia, suggests Swedish study – Lancet (link para o Google Tradutor)

Comentário: Expert reaction to study of elite football players and risk of dementia – Science Media Centre (link para o Google Tradutor)

 

Conteúdos relacionados:

Dementia risk in former professional footballers is related to player position and career length.

Study: Neurodegenerative Disease Mortality Increased Among Former Professional Soccer Players

 


Estudo comparativo destaca menor suscetibilidade das mulheres à parada cardíaca súbita durante atividades esportivas

21 Mar, 2023 | 11:43h

Resumo: Este estudo avaliou a incidência, as características e os desfechos da parada cardíaca súbita relacionada a esportes (PCS-rE) em mulheres. Dados de 3 registros europeus foram analisados, identificando 34.826 casos de PCS entre 2006 e 2017, com 760 casos (2,2%) sendo PCS-rE, incluindo 54 em mulheres.

A incidência média anual de PCS-rE em mulheres foi de 0,19 por milhão, mais de 10 vezes menor do que em homens (2,63 por milhão). Quando extrapolado para a população europeia, isso se traduz em 98 casos por ano em mulheres e 1.350 casos em homens.

Características, resposta de espectadores, tempo até a desfibrilação e taxas de sobrevida não diferiram significativamente entre mulheres e homens. Os resultados destacam o risco consideravelmente menor de PCS-rE em mulheres em comparação com os homens e devem ser levados em consideração ao planejar estratégias de triagem pré-participação no futuro.

Artigo: Incidence of Cardiac Arrest During Sports Among Women in the European Union – Journal of the American College of Cardiology (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comentário: Incidence of Cardiac Arrest During Sports Among Women – American College of Cardiology (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


O paradoxo do treinamento de atividades aeróbicas de alta intensidade: maior prevalência de placas coronarianas encontrada em atletas

21 Mar, 2023 | 11:41h

Resumo: O estudo Master@Heart teve como objetivo investigar a relação entre exercícios aeróbicos de alta intensidade ao longo da vida e aterosclerose coronariana medida por angiografia coronariana por tomografia computadorizada (ACTC) em uma coorte de 191 atletas que praticaram atividades aeróbicas de alta intensidade ao longo da vida, 191 atletas de início tardio e 176 não atletas saudáveis. Todos os participantes eram do sexo masculino com um perfil de baixo risco cardiovascular.

O estudo observou que a participação em esportes aeróbicos de alta intensidade ao longo da vida não estava associada a uma composição de placas coronarianas mais favorável em comparação com a manutenção de um estilo de vida saudável. Na verdade, os atletas de atividades aeróbicas de alta intensidade ao longo da vida apresentaram maior prevalência de placas coronarianas, incluindo mais placas não calcificadas em segmentos proximais, do que indivíduos saudáveis e em forma com um perfil de risco cardiovascular baixo.

Pesquisas adicionais são necessárias para entender como esses achados em ACTC podem se traduzir em eventos clínicos em atletas de atividades aeróbicas de alta intensidade.

Artigo: Lifelong endurance exercise and its relation with coronary atherosclerosis – European Heart Journal (link para o Google Tradutor)

Comentários:

Lifelong Endurance Exercise and Coronary Atherosclerosis – American College of Cardiology (link para o Google Tradutor)

MASTER@HEART: Long-term Endurance Athletes Not Immune to Atherosclerosis – TCTMD (link para o Google Tradutor)

 


RCT | Jejum intermitente não é mais eficaz do que restrição calórica na doença hepática gordurosa não alcoólica

21 Mar, 2023 | 11:40h

O ensaio clínico randomizado TREATY-FLD investigou os efeitos do jejum intermitente (JI) vs. restrição calórica (RC) no conteúdo de triglicerídeos intra-hepáticos (TGIH) e fatores de risco metabólicos em pacientes com obesidade e doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA).

Os participantes foram randomizados para o grupo JI (alimentação somente entre as 8:00h e 16:00h) ou RC (horários habituais de alimentação) e instruídos a manter uma dieta de 1.500 a 1.800 kcal/dia para homens e 1.200 a 1.500 kcal/dia para mulheres por 12 meses.

O estudo observou que o conteúdo de TGIH foi reduzido em 6,9% no grupo JI e 7,9% no grupo RC após 12 meses, uma diferença que não foi estatisticamente significativa. Além disso, o JI não produziu benefícios adicionais para a redução de peso corporal, rigidez hepática ou fatores de risco metabólicos em comparação com RC.

O estudo sugere que o foco principal de uma dieta para o manejo da DHGNA é a restrição calórica, que pode ser alcançada tanto com uma estratégia de JI quanto sem uma estratégia de JI, com resultados semelhantes.

Artigo: Effects of Time-Restricted Eating on Nonalcoholic Fatty Liver Disease: The TREATY-FLD Randomized Clinical Trial – JAMA Network Open (link para o Google Tradutor)

Comentário: Time-Restricted Eating Not More Beneficial Than Calorie Restriction For Patients With NAFLD, Obesity – HCP Live (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


M-A | Eficácia do Método Canguru nos resultados clínicos de bebês com baixo peso ao nascer e prematuros

21 Mar, 2023 | 11:38h

Resumo: O Método Canguru (MC) envolve o contato pele a pele entre mãe e bebê, amamentação frequente exclusiva ou quase exclusiva e alta precoce. O MC é uma alternativa às intervenções tradicionais de cuidado para bebês com baixo peso ao nascer (BPN), e a Organização Mundial da Saúde recomendou o seu uso para bebês com BPN há mais de uma década.

Os autores conduziram uma metanálise incluindo 17 ensaios clínicos randomizados com 17.668 participantes. Eles observaram que o MC pode reduzir significativamente a mortalidade neonatal, diminuir as taxas de hipotermia e sepse e reduzir a duração da internação hospitalar. Os autores sugerem que o MC deve ser promovido, popularizado e padronizado na prática clínica.

Artigo: The efficacy of Kangaroo-Mother care to the clinical outcomes of LBW and premature infants in the first 28 days: A meta-analysis of randomized clinical trials – Frontiers in Pediatrics (link para o Google Tradutor)

Conteúdos relacionados:

Immediate “Kangaroo Mother Care” and Survival of Infants with Low Birth Weight – New England Journal of Medicine

Effect of community-initiated kangaroo mother care on survival of infants with low birthweight: a randomised controlled trial – The Lancet

Effect of Community-Initiated Kangaroo Mother Care on Postpartum Depressive Symptoms and Stress Among Mothers of Low-Birth-Weight Infants: A Randomized Clinical Trial – JAMA Network Open

Kangaroo mother care to reduce morbidity and mortality in low birthweight infants – Cochrane Library

Preterm care during the COVID-19 pandemic: A comparative risk analysis of neonatal deaths averted by kangaroo mother care versus mortality due to SARS-CoV-2 infection – EclinicalMedicine

 


Revisão Sistemática | Antibióticos tópicos melhoram modestamente a resolução da conjuntivite bacteriana aguda

21 Mar, 2023 | 11:37h

Resumo: A Revisão Cochrane avaliou os benefícios e os efeitos adversos potenciais da terapia com antibióticos tópicos no tratamento da conjuntivite bacteriana aguda. Os autores incluíram 21 ensaios clínicos randomizados, com um total de 8.805 participantes.

Os estudos avaliaram a eficácia de tratamentos antibióticos tópicos na forma de gotas ou pomadas e foram heterogêneos em termos de critérios de elegibilidade, classe de antibióticos, duração do tratamento e resultados avaliados.

A revisão constatou que antibióticos provavelmente melhoraram a cura clínica em 26% em comparação com o placebo, sem evidência de efeitos adversos sistêmicos graves relatados em ambos os grupos. Foi constatado que as fluoroquinolonas têm menos efeitos adversos oculares em comparação com as não fluoroquinolonas.

Em geral, a revisão sugere que o uso de antibióticos tópicos pode ser considerado para alcançar uma melhor eficácia clínica e microbiológica do que o placebo no tratamento da conjuntivite bacteriana aguda.

Artigo: Antibiotics versus placebo for acute bacterial conjunctivitis – Cochrane Library

Resumo: What are the benefits and harms of antibiotics for acute bacterial conjunctivitis? – Cochrane Library (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.