Acesso livre
Acesso livre

O paradoxo do treinamento de atividades aeróbicas de alta intensidade: maior prevalência de placas coronarianas encontrada em atletas

21 Mar, 2023 | 11:41h

Resumo: O estudo Master@Heart teve como objetivo investigar a relação entre exercícios aeróbicos de alta intensidade ao longo da vida e aterosclerose coronariana medida por angiografia coronariana por tomografia computadorizada (ACTC) em uma coorte de 191 atletas que praticaram atividades aeróbicas de alta intensidade ao longo da vida, 191 atletas de início tardio e 176 não atletas saudáveis. Todos os participantes eram do sexo masculino com um perfil de baixo risco cardiovascular.

O estudo observou que a participação em esportes aeróbicos de alta intensidade ao longo da vida não estava associada a uma composição de placas coronarianas mais favorável em comparação com a manutenção de um estilo de vida saudável. Na verdade, os atletas de atividades aeróbicas de alta intensidade ao longo da vida apresentaram maior prevalência de placas coronarianas, incluindo mais placas não calcificadas em segmentos proximais, do que indivíduos saudáveis e em forma com um perfil de risco cardiovascular baixo.

Pesquisas adicionais são necessárias para entender como esses achados em ACTC podem se traduzir em eventos clínicos em atletas de atividades aeróbicas de alta intensidade.

Artigo: Lifelong endurance exercise and its relation with coronary atherosclerosis – European Heart Journal (link para o Google Tradutor)

Comentários:

Lifelong Endurance Exercise and Coronary Atherosclerosis – American College of Cardiology (link para o Google Tradutor)

MASTER@HEART: Long-term Endurance Athletes Not Immune to Atherosclerosis – TCTMD (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.