Acesso livre
Acesso livre

Arquivos do dia: Março 20, 2023

ECR | Sistema de administração de insulina em circuito fechado híbrido melhora o controle glicêmico em crianças com diabetes tipo 1

20 Mar, 2023 | 11:55h

Resumo: O estudo envolveu 102 crianças jovens entre 2 e 5 anos de idade, randomizadas em uma proporção de 2:1 para receberem um sistema de administração de insulina em circuito fechado híbrido (“pâncreas artificial”) ou um grupo de comparação com cuidados padrão.

Durante as 13 semanas de acompanhamento do estudo, os participantes do grupo do pâncreas artificial passaram 12% mais tempo dentro da faixa alvo de glicemia em comparação com o grupo de cuidados padrão.

O grupo do circuito fechado teve 2 casos de hipoglicemia grave, enquanto o grupo de cuidados padrão teve 1 caso. No grupo do circuito fechado, ocorreu 1 caso de cetoacidose diabética decorrente de um problema com a bomba de insulina.

Artigo: Trial of Hybrid Closed-Loop Control in Young Children with Type 1 Diabetes – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comunicado de imprensa:

Artificial Pancreas Developed at UVA Improves Blood Sugar Control for Kids Ages 2-6, Study Finds – University of Virginia (link para o Google Tradutor)

NIH-supported trial shows artificial pancreas improves blood glucose control in young children – National Institutes of Health (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Estudo de coorte | Infecções respiratórias na infância estão ligadas a um aumento do risco de mortalidade prematura por doenças respiratórias na idade adulta

20 Mar, 2023 | 11:54h

Resumo: O estudo teve como objetivo determinar a ligação entre as infecções do trato respiratório inferior (ITRI) na infância e a morte prematura por doenças respiratórias em adultos. O estudo utilizou dados de uma coorte nacionalmente representativa recrutada ao nascimento na Grã-Bretanha em 1946 e seguiu os participantes por 8 décadas.

Após o ajuste para vários marcadores de desvantagem social na infância e tabagismo, o estudo constatou que os indivíduos que tiveram uma ITRI aos 2 anos de idade tiveram 93% mais chances de morrer prematuramente por doenças respiratórias na idade adulta do que aqueles que não tiveram ITRI na infância, representando 1/5 dessas mortes e um número estimado de 179.188 mortes em excesso na Inglaterra e no País de Gales entre 1972 e 2019.

No entanto, é importante notar que este estudo observacional não pode estabelecer causalidade, mas sugere que as ITRI na infância são um marcador de aumento do risco de morte por doenças respiratórias mais tarde na vida.

Artigo: Early childhood lower respiratory tract infection and premature adult death from respiratory disease in Great Britain: a national birth cohort study – The Lancet (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Respiratory disease in early childhood linked to higher risk of death for adults – Imperial College London (link para o Google Tradutor)

Comentários:

Childhood bronchitis, pneumonia tied to premature respiratory death in adults – CIDRAP (link para o Google Tradutor)

Lower respiratory tract infection in early childhood linked with higher risk of dying from respiratory disease as an adult, study finds – CNN (link para o Google Tradutor)

Early childhood lower respiratory tract infection: a key determinant of premature adult respiratory mortality – The Lancet (necessário cadastro gratuito) (link para o Google Tradutor)

 

Comentário do autor no Twitter (fio – clique para saber mais)

 


Medidas de controle para a pandemia de COVID-19 podem ter reduzido as habilidades cognitivas dos estudantes alemães

20 Mar, 2023 | 11:52h

Resumo: Este estudo investigou o impacto da pandemia de COVID-19 nas habilidades cognitivas dos estudantes do ensino médio na Alemanha. O estudo comparou o desempenho dos testes de inteligência de 424 alunos do 7º ao 9º ano, testados após os primeiros 6 meses da pandemia, com os resultados de duas amostras comparáveis de estudantes testados em 2002 e 2012.

O estudo constatou que a amostra de 2020 teve pontuações de testes de inteligência substancialmente menores do que as amostras de 2002 e 2012. O estudo também retestou a amostra de 2020 após mais 1 ano escolar completo afetado pela COVID-19 em 2021 e não encontrou sinais de recuperação em relação às avaliações anteriores ou mais declínios no desempenho cognitivo.

A partir do artigo, pode-se inferir que as pontuações mais baixas nos testes de inteligência da amostra de 2020 podem ter sido causadas pela interferência da pandemia de COVID-19 nas atividades escolares, incluindo lockdowns e fechamentos de escolas.

O estudo destaca o potencial impacto negativo da pandemia COVID-19 nas habilidades cognitivas dos estudantes do ensino médio e sugere que essas consequências devem ser consideradas ao conduzir avaliações de inteligência na era pós-pandêmica. Também recomenda que medidas compensatórias apropriadas sejam implementadas para abordar qualquer perda de aprendizado ou déficits cognitivos que possam ter resultado da interrupção da escolaridade regular durante a pandemia.

Artigo: Students’ intelligence test results after six and sixteen months of irregular schooling due to the COVID-19 pandemic – PLOS One (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: After 6 months of disrupted schooling during COVID-19, German students scored substantially lower on intelligence tests than comparative earlier cohorts, with the gap persisting after 16 months – PLOS (link para o Google Tradutor)

 


RCT | Comparação após 10 anos entre balão revestido com paclitaxel, stent eluidor de paclitaxel e angioplastia com balão simples para reestenose intra-stent em stents farmacológicos

20 Mar, 2023 | 11:51h

Resumo: O estudo ISAR-DESIRE 3 teve como objetivo comparar a eficácia e a segurança em 10 anos do balão simples (BS), do balão revestido com paclitaxel (BRP) e do stent eluidor de paclitaxel (SEP) para intervenção coronariana percutânea (ICP) de reestenose intra-stent em stents farmacológicos.

Um total de 402 pacientes com reestenose intra-stent em stents farmacológicos foram randomizados em diferentes grupos de tratamento: 134 pacientes para angioplastia com BS (160 lesões), 137 pacientes para angioplastia com BRP (172 lesões) e 131 pacientes para implantação de SEP (168 lesões).

A angioplastia com BRP e a implantação de SEP apresentaram resultados comparáveis em 10 anos no desfecho composto orientado ao dispositivo, incluindo morte cardíaca, infarto do miocárdio relacionado ao vaso-alvo, trombose da lesão-alvo ou revascularização da lesão-alvo, e reduziram significativamente a incidência de revascularização da lesão-alvo em comparação com a angioplastia com BS isoladamente. No entanto, um excesso de mortalidade em 5 anos associado ao SEP justifica uma investigação mais aprofundada.

Artigo: Coronary artery restenosis treatment with plain balloon, drug-coated balloon, or drug-eluting stent: 10-year outcomes of the ISAR-DESIRE 3 trial – European Heart Journal (gratuito por tempo limitado) (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


SR | Fármacos antiarrítmicos orais de classes I e III para manter o ritmo sinusal após a ablação por cateter de fibrilação atrial

20 Mar, 2023 | 11:49h

Resumo: Esta revisão sistemática e metanálise avaliou a eficácia dos fármacos antiarrítmicos de classes I e III para manter o ritmo sinusal após a ablação por cateter de fibrilação atrial (FA). A revisão incluiu 9 ensaios clínicos randomizados envolvendo 3.269 participantes.

A análise constatou que os fármacos antiarrítmicos de classes I e/ou III podem reduzir a recorrência de taquiarritmias atriais de 0 a 3 meses e provavelmente reduzir a recorrência em 3 a 6 meses. No entanto, além de 6 meses, a evidência é incerta, e o benefício dos fármacos antiarrítmicos pode não persistir. Além disso, o uso desses fármacos pós-ablação provavelmente reduz as hospitalizações por taquiarritmias atriais em aproximadamente 57% de 0 a 3 meses pós-ablação.

O uso de fármacos antiarrítmicos de classes I e/ou III não aumentou o risco de eventos tromboembólicos, infarto do miocárdio, mortalidade por qualquer causa ou necessidade de repetir a ablação.

Artigo: Oral Class I and III antiarrhythmic drugs for maintaining sinus rhythm after catheter ablation of atrial fibrillation – Cochrane Library

Resumo: Oral Class I and III antiarrhythmic drugs for maintaining sinus rhythm after catheter ablation of atrial fibrillation – Cochrane Library (link para o Google Tradutor)

 


RCT | Ibuprofeno IV intermitente reduz o consumo de morfina e proporciona alívio da dor pós-operatória

20 Mar, 2023 | 11:47h

Resumo: O artigo descreve um ensaio clínico randomizado, controlado por placebo, duplo-cego para avaliar a eficácia e a segurança de diferentes doses de ibuprofeno intravenoso (IBIV) no tratamento da dor aguda pós-operatória. O estudo envolveu pacientes submetidos a cirurgia abdominal ou ortopédica e randomizados para placebo, IBIV 400 mg ou IBIV 800 mg. A primeira dose foi administrada por via intravenosa 30 minutos antes do fim da cirurgia, seguida de administração intravenosa a cada 6 horas, num total de 8 doses.

Foi observado que a administração intravenosa de ibuprofeno 400 mg ou 800 mg reduziu significativamente o consumo de morfina e aliviou a dor sem aumentar a incidência de eventos adversos.

Os pontos fortes do estudo incluem o seu desenho multicêntrico, randomizado, controlado e prospectivo. No entanto, a extensa lista de critérios de exclusão sugere que o estudo foi realizado em uma população relativamente saudável, o que dificulta a extrapolação dos resultados de segurança para pacientes mais frágeis. Vale ressaltar também que, no Brasil, diferentemente de muitos países, temos à disposição a dipirona intravenosa, que costuma ser ter boa eficácia e baixa taxa de eventos adversos na prática.

Artigo: Analgesic Efficacy of Intravenous Ibuprofen in the Treatment of Postoperative Acute Pain: A Phase III Multicenter Randomized Placebo-Controlled, Double-Blind Clinical Trial – Pain Research and Management (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.