Acesso livre
Acesso livre

SR | Fármacos antiarrítmicos orais de classes I e III para manter o ritmo sinusal após a ablação por cateter de fibrilação atrial

20 Mar, 2023 | 11:49h

Resumo: Esta revisão sistemática e metanálise avaliou a eficácia dos fármacos antiarrítmicos de classes I e III para manter o ritmo sinusal após a ablação por cateter de fibrilação atrial (FA). A revisão incluiu 9 ensaios clínicos randomizados envolvendo 3.269 participantes.

A análise constatou que os fármacos antiarrítmicos de classes I e/ou III podem reduzir a recorrência de taquiarritmias atriais de 0 a 3 meses e provavelmente reduzir a recorrência em 3 a 6 meses. No entanto, além de 6 meses, a evidência é incerta, e o benefício dos fármacos antiarrítmicos pode não persistir. Além disso, o uso desses fármacos pós-ablação provavelmente reduz as hospitalizações por taquiarritmias atriais em aproximadamente 57% de 0 a 3 meses pós-ablação.

O uso de fármacos antiarrítmicos de classes I e/ou III não aumentou o risco de eventos tromboembólicos, infarto do miocárdio, mortalidade por qualquer causa ou necessidade de repetir a ablação.

Artigo: Oral Class I and III antiarrhythmic drugs for maintaining sinus rhythm after catheter ablation of atrial fibrillation – Cochrane Library

Resumo: Oral Class I and III antiarrhythmic drugs for maintaining sinus rhythm after catheter ablation of atrial fibrillation – Cochrane Library (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.