Acesso livre
Acesso livre

RCT | Comparação após 10 anos entre balão revestido com paclitaxel, stent eluidor de paclitaxel e angioplastia com balão simples para reestenose intra-stent em stents farmacológicos

20 Mar, 2023 | 11:51h

Resumo: O estudo ISAR-DESIRE 3 teve como objetivo comparar a eficácia e a segurança em 10 anos do balão simples (BS), do balão revestido com paclitaxel (BRP) e do stent eluidor de paclitaxel (SEP) para intervenção coronariana percutânea (ICP) de reestenose intra-stent em stents farmacológicos.

Um total de 402 pacientes com reestenose intra-stent em stents farmacológicos foram randomizados em diferentes grupos de tratamento: 134 pacientes para angioplastia com BS (160 lesões), 137 pacientes para angioplastia com BRP (172 lesões) e 131 pacientes para implantação de SEP (168 lesões).

A angioplastia com BRP e a implantação de SEP apresentaram resultados comparáveis em 10 anos no desfecho composto orientado ao dispositivo, incluindo morte cardíaca, infarto do miocárdio relacionado ao vaso-alvo, trombose da lesão-alvo ou revascularização da lesão-alvo, e reduziram significativamente a incidência de revascularização da lesão-alvo em comparação com a angioplastia com BS isoladamente. No entanto, um excesso de mortalidade em 5 anos associado ao SEP justifica uma investigação mais aprofundada.

Artigo: Coronary artery restenosis treatment with plain balloon, drug-coated balloon, or drug-eluting stent: 10-year outcomes of the ISAR-DESIRE 3 trial – European Heart Journal (gratuito por tempo limitado) (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.