Acesso livre
Acesso livre

Arquivos do dia: Fevereiro 24, 2023

M-A | Ingestão muito baixa de sódio pode ser prejudicial aos pacientes com insuficiência cardíaca (Comunicado de imprensa – ainda não publicado)

24 Fev, 2023 | 12:05h

Resumo: Nova pesquisa apresentada na sessão científica anual da American College of Cardiology sugere que pacientes com insuficiência cardíaca que restringem sua ingestão de sódio abaixo do máximo recomendado (2,3 g/dia) não têm benefícios adicionais e podem ter risco aumentado de morte. O estudo analisou 9 ensaios clínicos randomizados que avaliaram diferentes níveis de restrição de sódio e observou que pacientes que seguiram uma dieta com uma meta de ingestão de sódio abaixo de 2,5 g/dia tiveram 80% mais chances de morrer do que aqueles que seguiram uma dieta com uma meta de 2,5 g/dia ou mais. Os pesquisadores recomendam estabelecer um nível seguro de consumo em vez de restringir excessivamente o sódio.

Comunicado de imprensa: Too Little Sodium Can be Harmful to Heart Failure Patients – American College of Cardiology (link para o Google Tradutor)

 


ECR | Efeito de uma intervenção de gerenciamento de antibióticos para melhorar a prescrição na suspeita de ITU em idosos

24 Fev, 2023 | 12:03h

Resumo: O estudo avaliou a eficácia de uma intervenção multifacetada de gerenciamento de antimicrobianos para melhorar a prescrição na suspeita de infecção do trato urinário (ITU) em idosos frágeis. O estudo foi um ensaio clínico controlado randomizado por cluster realizado em 4 países europeus, e incluiu 1.041 idosos frágeis com 70 anos ou mais. A intervenção envolveu uma ferramenta de suporte à decisão, apoiada por um conjunto de materiais educativos. O grupo controle recebeu cuidados usuais. O desfecho primário foi o número de prescrições de antibióticos para suspeita de ITU por ano por pessoa, e os resultados secundários incluíram incidência de complicações, encaminhamentos para o hospital, internações e mortalidade. Os resultados mostraram que o grupo de intervenção teve uma taxa menor de recebimento de prescrição de antibióticos para suspeita de ITU (0,27/pessoa-ano) em comparação ao grupo controle (0,58/pessoa-ano), sem aumento de complicações ou eventos adversos.

Artigo: Effect of a multifaceted antibiotic stewardship intervention to improve antibiotic prescribing for suspected urinary tract infections in frail older adults (ImpresU): pragmatic cluster randomised controlled trial in four European countries – The BMJ (link para o Google Tradutor)

Comentário: Trial: Stewardship intervention cuts antibiotic prescribing for suspected urinary infections – CIDRAP (link para o Google Tradutor)

Conteúdos relacionados:

Case-Control Study | Current pyuria cut-offs may promote inappropriate UTI diagnosis in older women

Bacteriuria in older adults triggers confusion in healthcare providers: A mindful pause to treat the worry – Antimicrobial Stewardship & Healthcare Epidemiology

Antibiotics versus no treatment for asymptomatic bacteriuria in residents of aged care facilities: a systematic review and meta-analysis – British Journal of General Practice

USPSTF Recommendation Statement: Screening for Asymptomatic Bacteriuria in Adults

Most doctors still believe in prescribing unnecessary antibiotics to treat asymptomatic bacteriuria, study suggests.

Randomized trial: Antibiotics vs. no therapy in kidney transplant recipients with asymptomatic bacteriuria

 

Comentário no Twitter

 


RCT | A eletroacupuntura tem potencial de melhorar a constipação induzida por opioides em pacientes com câncer

24 Fev, 2023 | 12:02h

Resumo: O estudo foi um ensaio clínico randomizado que avaliou a eficácia e a segurança da eletroacupuntura (EA) para constipação induzida por opioides (CIO) em pacientes adultos com dor decorrente de câncer. O estudo incluiu 100 pacientes com câncer e CIO que foram randomizados para receber EA ou eletroacupuntura sham (ES – refere-se a um procedimento simulado no grupo controle) por 24 sessões ao longo de 8 semanas. Observou-se que a proporção de respondedores foi maior com EA (40,1%) do que com ES (9%) na semana 8, sugerindo que o tratamento com EA pode ser uma alternativa segura e eficaz para gerenciar CIO em pacientes adultos com câncer. No entanto, as limitações do estudo, como a ampla heterogeneidade dos pacientes com câncer, as medições autorreferidas e a impossibilidade de cegar os acupunturistas, devem ser consideradas. Além disso, vale ressaltar que mais pacientes no grupo EA supuseram que receberam tratamento real em comparação com aqueles que receberam ES (46 vs. 22 pacientes).

Artigo: Effects of Electroacupuncture for Opioid-Induced Constipation in Patients With Cancer in China: A Randomized Clinical Trial – JAMA Network Open (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


M-A | Eficácia de dietas de eliminação na esofagite eosinofílica

24 Fev, 2023 | 12:00h

Resumo: Esta revisão sistemática e metanálise avaliou a eficácia de vários regimes de tratamento dietético para a esofagite eosinofílica (EEo). Após analisar 34 estudos com 1.762 pacientes, concluiu-se que a terapia dietética é uma opção viável e eficaz para indivíduos com EEo de todas as idades, com uma taxa geral de remissão histológica de 53,8% e uma taxa de resposta clínica de 80,8%. O estudo também observou que regimes dietéticos altamente restritivos, como uma dieta de eliminação de 6 alimentos, podem não ser superiores a regimes dietéticos menos restritivos, como uma dieta de eliminação de 4 alimentos ou uma dieta de eliminação de 1 alimento, apoiando regimes dietéticos menos restritivos como opção de tratamento. O estudo tem diversas limitações, por exemplo, a natureza observacional da maioria dos estudos incluídos.

Artigo: Efficacy of elimination diets in eosinophilic esophagitis: a systematic review and meta-analysis – Clinical Gastroenterology and Hepatology

Comentário: Elimination diets effective for patients with eosinophilic esophagitis – ACP Gastroenterology (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

Artigo sob a licença de Creative Commons Attribution (CC BY 4.0)

 


RS | Suplementação dietética pré-natal com mioinositol para prevenção de diabetes gestacional

24 Fev, 2023 | 11:59h

Resumo: O artigo discute a eficácia do mioinositol, um açúcar natural, como suplemento dietético para prevenir o diabetes gestacional. A revisão incluiu 7 ensaios clínicos randomizados, com um total de 1.319 mulheres que estavam grávidas de 10 a 24 semanas no início dos estudos. Os resultados mostraram que o mioinositol pode reduzir a incidência de diabetes gestacional, distúrbios hipertensivos da gravidez e parto prematuro, mas os dados foram limitados sobre outros resultados, como mortalidade perinatal e morbidade infantil grave. A certeza da evidência foi baixa a muito baixa em virtude do pequeno tamanho das amostras, da inconsistência nas doses e de momentos de administração e falta de dados de populações diversas. Os autores sugerem que são necessários mais estudos bem projetados para avaliar a eficácia do mioinositol na prevenção de diabetes gestacional e na melhoria de outros resultados de saúde para as mães e seus bebês.

Artigo: Antenatal dietary supplementation with myo‐inositol for preventing gestational diabetes – Cochrane Library

 


Estudo de coorte | Associação entre o nascimento de um bebê grande para a idade gestacional e pré-diabetes/diabetes 10 a 14 anos após o parto

24 Fev, 2023 | 11:57h

Resumo: Vários estudos mostram que mulheres que desenvolvem diabetes durante a gravidez têm maior risco de desenvolver diabetes mais tarde na vida. Este estudo investigou se dar à luz um bebê grande para a idade gestacional (GIG) está associado a um aumento no risco de pré-diabetes ou diabetes de 10 a 14 anos após a gravidez em mulheres sem diabetes gestacional. O estudo utilizou dados do Hyperglycemia and Adverse Pregnancy Outcome (HAPO) Follow-up Study, incluindo mulheres grávidas sem diabetes gestacional. Após ajuste para várias características maternas, os pesquisadores observaram que mulheres que deram à luz um bebê GIG tiveram um risco 21% maior de serem diagnosticadas com pré-diabetes ou diabetes de 10 a 14 anos após o parto. O estudo concluiu que ter tido um bebê GIG é um marcador prognóstico de aumento no risco de desenvolver pré-diabetes ou diabetes em indivíduos sem diabetes gestacional.

Resumo do artigo apresentado na reunião anual da Society for Maternal-Fetal Medicine: Association of large-for-gestational age birth and prediabetes/diabetes 10-14 years’ postpartum in the HAPO follow-up study – American Journal of Obstetrics & Gynecology (link para o resumo) (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: New study reveals pregnant people who deliver large babies are at increased risk of developing diabetes later in life – Society for Maternal-Fetal Medicine (link para o Google Tradutor)

Comentários:

Delivering a Plus-Sized Baby Could Be Sign of Diabetes Risk – HealthDay (link para o Google Tradutor)

Large for Gestational Age Births Could Increase Diabetes Risk in Women – HCP Live (link para o Google Tradutor)

 


Estudo de coorte | Consumo elevado de café está associado a disfunção renal em indivíduos geneticamente predispostos

24 Fev, 2023 | 11:55h

Resumo: O estudo investigou se a variação genética de uma enzima que metaboliza a cafeína, chamada CYP1A2, modifica a associação entre consumo de café e disfunção renal. O estudo foi conduzido com 1.180 participantes com hipertensão estágio 1. Os dados foram coletados de 1º de abril de 1990 a 30 de junho de 2006, com um acompanhamento de cerca de 10 anos. O estudo observou que o consumo de mais de 3 xícaras de café/dia foi associado a um maior risco de albuminúria, hiperfiltração e hipertensão apenas em metabolizadores lentos de cafeína. Os resultados sugerem que a cafeína pode desempenhar um papel no desenvolvimento de doenças renais em indivíduos geneticamente suscetíveis, porém estudos adicionais são necessários para confirmar tais achados.

Artigo: CYP1A2 Genetic Variation, Coffee Intake, and Kidney Dysfunction – JAMA Network Open (link para o Google Tradutor)

Comentários:

Drinking 3 or more cups of coffee daily may increase kidney dysfunction risk – Medical News Today (link para o Google Tradutor)

Coffee may raise risk of kidney disease and hypertension in about half of population – MedicalResearch.com (link para o Google Tradutor)

 


M-A | Desfechos da gravidez em pacientes com arterite de Takayasu

24 Fev, 2023 | 11:54h

Resumo: A revisão sistemática e metanálise incluiu dados de 27 estudos com 825 gestações e observou que mulheres grávidas com arterite de Takayasu têm um risco maior de resultados adversos na gravidez: 37% desenvolveram hipertensão, 14% desenvolveram pré-eclâmpsia e a ocorrência de aborto espontâneo foi de 16%. Alta atividade da doença durante a gravidez, envolvimento de artéria renal e histórico de hipertensão foram identificados como fatores de risco, enquanto a idade materna ou a duração prolongada da doença não representaram risco. Os tratamentos mais comuns foram corticosteroides, anti-hipertensivos, aspirina em baixa dose e azatioprina. O estudo foi limitado pela heterogeneidade dos estudos incluídos e pela falta de estudos de caso-controle prospectivos com maior amostra, indicando a necessidade de mais pesquisas.

Artigo: Pregnancy outcomes in Takayasu arteritis patients: a systematic review and meta-analysis – Scientific Reports (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.