Acesso livre
Acesso livre

Estudo de coorte | Associação entre o nascimento de um bebê grande para a idade gestacional e pré-diabetes/diabetes 10 a 14 anos após o parto

24 Fev, 2023 | 11:57h

Resumo: Vários estudos mostram que mulheres que desenvolvem diabetes durante a gravidez têm maior risco de desenvolver diabetes mais tarde na vida. Este estudo investigou se dar à luz um bebê grande para a idade gestacional (GIG) está associado a um aumento no risco de pré-diabetes ou diabetes de 10 a 14 anos após a gravidez em mulheres sem diabetes gestacional. O estudo utilizou dados do Hyperglycemia and Adverse Pregnancy Outcome (HAPO) Follow-up Study, incluindo mulheres grávidas sem diabetes gestacional. Após ajuste para várias características maternas, os pesquisadores observaram que mulheres que deram à luz um bebê GIG tiveram um risco 21% maior de serem diagnosticadas com pré-diabetes ou diabetes de 10 a 14 anos após o parto. O estudo concluiu que ter tido um bebê GIG é um marcador prognóstico de aumento no risco de desenvolver pré-diabetes ou diabetes em indivíduos sem diabetes gestacional.

Resumo do artigo apresentado na reunião anual da Society for Maternal-Fetal Medicine: Association of large-for-gestational age birth and prediabetes/diabetes 10-14 years’ postpartum in the HAPO follow-up study – American Journal of Obstetrics & Gynecology (link para o resumo) (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: New study reveals pregnant people who deliver large babies are at increased risk of developing diabetes later in life – Society for Maternal-Fetal Medicine (link para o Google Tradutor)

Comentários:

Delivering a Plus-Sized Baby Could Be Sign of Diabetes Risk – HealthDay (link para o Google Tradutor)

Large for Gestational Age Births Could Increase Diabetes Risk in Women – HCP Live (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.