Acesso livre
Acesso livre

Arquivos do dia: Junho 30, 2023

Estudo randomizado de fase 2 | Tratamento com análogo de FGF21 pegozafermina leva a melhora da fibrose na esteato-hepatite não alcoólica

30 Jun, 2023 | 12:19h

Resumo: Em um ensaio clínico randomizado de fase 2b, multicêntrico, duplo-cego e controlado por placebo, a pegozafermina – um análogo do fator de crescimento de fibroblastos 21 (FGF21) – foi examinada quanto a sua eficácia e segurança no tratamento de pacientes com esteato-hepatite não alcoólica (nonalcoholic steatohepatitis – NASH) não cirrótica confirmada por biópsia. Ao todo, 222 pacientes com fibrose moderada ou grave (estágio F2 ou F3) foram designados para receber pegozafermina subcutânea em doses variadas ou um placebo. Os desfechos primários foram melhora da fibrose e resolução de NASH sem piora da fibrose em 24 semanas.

Os resultados mostraram que uma porcentagem maior de pacientes que receberam pegozafermina atenderam aos critérios de melhora da fibrose e resolução da NASH em comparação àqueles que receberam o placebo. As melhorias mais significativas foram observadas no grupo pegozafermina de 44 mg, com 27% apresentando melhora da fibrose e 26% atendendo aos critérios de resolução da NASH, em comparação com 7% e 2% no grupo placebo, respectivamente. Eventos adversos foram principalmente gastrintestinais e incluíram náuseas e diarreia. Esses achados apoiam o avanço da pegozafermina para o desenvolvimento em estudos de fase 3.

Artigo: Randomized, Controlled Trial of the FGF21 Analogue Pegozafermin in NASH – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

 

Comentário no Twitter

 


Estudo randomizado | Substituir soro fisiológico por solução cristaloide balanceada reduz incidência de função de enxerto atrasada em transplante renal

30 Jun, 2023 | 12:16h

Resumo: O estudo BEST-Fluids foi um ensaio clínico controlado randomizado, pragmático, multicêntrico e duplo-cego, realizado em 16 hospitais na Austrália e na Nova Zelândia, com o objetivo de comparar o uso de solução cristaloide balanceada (Plasma-Lyte 148) e soro fisiológico em transplante renal de doador falecido. O tamanho da amostra foi de 808 participantes, entre adultos e crianças de qualquer idade, com o desfecho primário definido como função de enxerto atrasada (FEA) ocorrendo dentro de 7 dias após o transplante.

Os resultados do estudo revelaram que o grupo da solução cristaloide balanceada teve menos FEA que o grupo do soro fisiológico, com 121 de 404 participantes (30%) e 160 de 403 participantes (40%), respectivamente. Este resultado fornece um risco relativo ajustado de 0,74 e uma diferença de risco ajustada de 10,1%.

O estudo sugere que a solução cristaloide balanceada reduz significativamente a incidência de FEA em comparação com o soro fisiológico. Como não foram levantadas preocupações significativas de segurança durante o estudo, os pesquisadores recomendam o uso da solução cristaloide balanceada como o fluido intravenoso padrão de atendimento em transplante renal de doador falecido. No entanto, o estudo não apontou diferenças significativas nas taxas de falha ou mortalidade do enxerto, o que demanda mais pesquisas.

Artigo: Balanced crystalloid solution versus saline in deceased donor kidney transplantation (BEST-Fluids): a pragmatic, double-blind, randomised, controlled trial – The Lancet (necessário cadastro gratuito)

 


Revisão sistemática | Dietas de baixo índice glicêmico/carga glicêmica têm pouco ou nenhum impacto na perda de peso em indivíduos com sobrepeso ou obesidade

30 Jun, 2023 | 12:15h

Resumo: Esta revisão sistemática examinou o impacto das dietas de índice glicêmico ou carga glicêmica (IG/CG) baixos na perda de peso em indivíduos com sobrepeso ou obesos, analisando dados de 10 ensaios clínicos randomizados com 1.210 participantes. Os desfechos analisados incluíram alterações no peso corporal, índice de massa corporal (IMC), eventos adversos, qualidade de vida relacionada à saúde e mortalidade. O estudo mostrou que dietas de baixo IG/CG provavelmente resultam em pouca ou nenhuma diferença nas mudanças de peso corporal e IMC em comparação com dietas de IG/CG mais altos ou outras dietas. As evidências sugerem uma falta de efeito em todos os principais resultados e uma possível influência positiva no humor permanece incerta.

Os estudos incluídos nesta revisão tinham uma amostra pequena com certeza moderada a muito baixa da evidência. Isso sugere que mais estudos bem estruturados com amostras maiores são necessários para conclusões mais firmes. As limitações dessa revisão incluíram o risco de viés, pois muitos dos estudos não adotaram medidas de resultado objetivas e alguns tiveram alto grau de perda de seguimento. Além disso, os pesquisadores recomendam que estudos futuros se concentrem em grupos demográficos diversos e que também incluam participantes de países de baixa e média rendas.

Artigo: Low glycaemic index or low glycaemic load diets for people with overweight or obesity – Cochrane Library

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.