Acesso livre
Acesso livre

Estudo randomizado de fase 2 | Tratamento com análogo de FGF21 pegozafermina leva a melhora da fibrose na esteato-hepatite não alcoólica

30 Jun, 2023 | 12:19h

Resumo: Em um ensaio clínico randomizado de fase 2b, multicêntrico, duplo-cego e controlado por placebo, a pegozafermina – um análogo do fator de crescimento de fibroblastos 21 (FGF21) – foi examinada quanto a sua eficácia e segurança no tratamento de pacientes com esteato-hepatite não alcoólica (nonalcoholic steatohepatitis – NASH) não cirrótica confirmada por biópsia. Ao todo, 222 pacientes com fibrose moderada ou grave (estágio F2 ou F3) foram designados para receber pegozafermina subcutânea em doses variadas ou um placebo. Os desfechos primários foram melhora da fibrose e resolução de NASH sem piora da fibrose em 24 semanas.

Os resultados mostraram que uma porcentagem maior de pacientes que receberam pegozafermina atenderam aos critérios de melhora da fibrose e resolução da NASH em comparação àqueles que receberam o placebo. As melhorias mais significativas foram observadas no grupo pegozafermina de 44 mg, com 27% apresentando melhora da fibrose e 26% atendendo aos critérios de resolução da NASH, em comparação com 7% e 2% no grupo placebo, respectivamente. Eventos adversos foram principalmente gastrintestinais e incluíram náuseas e diarreia. Esses achados apoiam o avanço da pegozafermina para o desenvolvimento em estudos de fase 3.

Artigo: Randomized, Controlled Trial of the FGF21 Analogue Pegozafermin in NASH – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.