Acesso livre
Acesso livre

Arquivos do dia: Março 23, 2023

Estudo revela altas taxas de não adesão às diretrizes de profilaxia antimicrobiana, muitas vezes decorrente do uso desnecessário de vancomicina

23 Mar, 2023 | 11:17h

Resumo: O estudo avaliou a adesão às diretrizes de profilaxia antimicrobiana cirúrgica em 825 hospitais nos EUA para cirurgias eletivas de 2019 a 2020. O estudo observou que 41% dos regimes de profilaxia cirúrgica não aderiram às diretrizes da American Society of Health-System Pharmacists.

O uso desnecessário de vancomicina foi o motivo mais comum para a não adesão às diretrizes, representando 77% dos regimes não aderentes e ocorrendo em 31% de todas as cirurgias. Lamentavelmente, quando a vancomicina foi usada, muitas vezes foi combinada desnecessariamente com cefazolina, e os pacientes que receberam essa combinação apresentaram um risco 19% maior de lesão renal aguda em comparação com aqueles que receberam apenas cefazolina.

Os autores sugerem que esforços de melhoria da qualidade destinados a reduzir o uso desnecessário de vancomicina e possíveis revisões das diretrizes podem oferecer estratégias impactantes para melhorar o perfil de risco-benefício da profilaxia antimicrobiana.

Artigo: Adherence to Antimicrobial Prophylaxis Guidelines for Elective Surgeries Across 825 US Hospitals, 2019–2020 – Clinical Infectious Diseases (link para o Google Tradutor)

 


Estudo revela uso excessivo de colonoscopia de vigilância em idosos com expectativa de vida limitada

23 Mar, 2023 | 11:14h

Resumo: Este estudo investigou a associação entre a expectativa de vida estimada, achados de colonoscopia de vigilância e as recomendações de acompanhamento em idosos. O estudo utilizou dados do registro de colonoscopia de New Hampshire e incluiu adultos com mais de 65 anos que realizaram colonoscopia de vigilância para pólipos anteriores.

A expectativa de vida foi estimada usando um modelo de previsão validado e categorizada em três grupos: menos de 5 anos, de 5 a menos de 10 anos e 10 anos ou mais.

Dos 9.831 adultos incluídos no estudo, 8% tinham pólipos avançados ou câncer colorretal. Entre os 5.281 pacientes com recomendações disponíveis, 86,9% foram aconselhados a retornar para uma colonoscopia futura. Surpreendentemente, 58,1% dos idosos com expectativa de vida inferior a 5 anos também foram recomendados para retornar para colonoscopia de vigilância futura.

O estudo concluiu que muitos idosos com expectativa de vida limitada ainda são recomendados para colonoscopia de vigilância futura. Esses dados podem ajudar a refinar a tomada de decisão sobre a realização ou a interrupção da colonoscopia de vigilância em idosos com histórico de pólipos.

Artigo: Association of Life Expectancy With Surveillance Colonoscopy Findings and Follow-up Recommendations in Older Adults – JAMA Internal Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo) (link para o Google Tradutor)

Página do paciente JAMA: What Should I Know About Stopping Routine Cancer Screening? (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Estudo de coorte | O uso de opioides para alívio da dor após o parto parece não apresentar risco significativo para bebês em amamentação

23 Mar, 2023 | 11:13h

Resumo: Este estudo do Canadá observou que os bebês nascidos de mães que receberam prescrição de opioides após o parto, frequentemente após uma cesariana, não apresentaram maior risco de danos após o nascimento do que os bebês de mães que não receberam prescrição de opioides.

O estudo incluiu 865.691 pares mães-bebês que receberam alta dos hospitais de Ontário dentro de 7 dias após o parto, entre setembro de 2012 e março de 2020. Os pesquisadores compararam mães que receberam prescrição de opioides dentro de 7 dias após a alta com aquelas que não receberam. Entre os bebês internados no hospital dentro de 30 dias, 2.962 (3,5%) nasceram de mães que receberam prescrição de opioides, em comparação com 3.038 (3,5%) que nasceram de mães que não receberam, mostrando que os bebês de mães que receberam prescrição de opioides não apresentaram maior probabilidade de serem internados no hospital por qualquer motivo.

Essas crianças tiveram apenas uma probabilidade marginalmente maior de visitar o departamento de emergência nos 30 dias subsequentes, e não foram encontradas diferenças para outros desfechos graves, incluindo problemas respiratórios ou internação em uma unidade de terapia intensiva neonatal, e não ocorreram mortes de bebês.

Embora o estudo tenha algumas limitações, as altas taxas iniciais de amamentação no Canadá (90%) e a consistência dos resultados com o fato de que milhões de mães recebem prescrição de opioides após o parto a cada ano reforçam as conclusões.

Artigo: Maternal opioid treatment after delivery and risk of adverse infant outcomes: population based cohort study – The BMJ (link para o Google Tradutor)

Editorial: Opioid analgesia for breastfeeding mothers – The BMJ (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Infants of mothers given opioids after birth are at low risk of harm – BMJ Newsroom (link para o Google Tradutor)

 


Estudo de coorte | Oclusão da artéria retiniana está associada a uma taxa de mortalidade 7 vezes maior por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares

23 Mar, 2023 | 11:11h

Resumo: Este estudo de coorte nacional analisou a incidência de oclusão da artéria retiniana (OAR) na Coreia de 2002 a 2018, junto com a mortalidade relacionada e causas de morte. A incidência de OAR foi de 7,38 por 100.000 pessoas-ano, com uma maior incidência de OAR não central em comparação com OAR central.

Pacientes com OAR apresentaram uma taxa de mortalidade cerca de 7 vezes maior do que a população em geral, principalmente por doenças cardiovasculares ou cerebrovasculares. Os resultados enfatizam a necessidade de abordar o risco de doenças cardiovasculares ou cerebrovasculares em pacientes recém-diagnosticados com OAR.

Artigo: Incidence of Retinal Artery Occlusion and Related Mortality in Korea, 2005 to 2018 – JAMA Network Open (link para o Google Tradutor)

Comentário convidado: Long-term Management Considerations for Retinal Artery Occlusion and Cardiovascular and Cerebrovascular Mortality – JAMA Network Open (link para o Google Tradutor)

 


Perspectivas dos pacientes sobre o acesso imediato aos resultados de exames por meio de um portal online do paciente

23 Mar, 2023 | 11:09h

Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar as atitudes e preferências dos pacientes e cuidadores em relação ao recebimento de resultados de exames em tempo real por meio de um portal online do paciente.

Em uma pesquisa com 8.139 participantes em 4 centros médicos acadêmicos dos EUA, 95,7% dos pacientes preferiram receber os resultados dos exames liberados imediatamente em um portal do paciente online, mesmo que seu profissional de saúde ainda não tivesse analisado o resultado. No entanto, 7,5% dos entrevistados relataram que revisar os resultados antes de serem contatados por um profissional de saúde aumentou a preocupação. Essa preocupação foi mais comum entre os entrevistados que receberam resultados anormais (16,5%) em comparação com aqueles cujos resultados foram normais (5%).

Os autores concluíram que equilibrar as expectativas dos pacientes quanto ao acesso imediato às suas informações com a necessidade de gerenciar o aumento da preocupação e a carga de trabalho dos profissionais de saúde é importante à medida que os sistemas de saúde navegam nesta nova era de transparência das informações de saúde.

Artigo: Perspectives of Patients About Immediate Access to Test Results Through an Online Patient Portal – JAMA Network Open (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Patients prefer immediate access to medical test results online, even if it’s bad news – UT Southwestern Medical Center (link para o Google Tradutor)

 

Comentário de um dos autores no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.