Acesso livre
Acesso livre

Estudo revela uso excessivo de colonoscopia de vigilância em idosos com expectativa de vida limitada

23 Mar, 2023 | 11:14h

Resumo: Este estudo investigou a associação entre a expectativa de vida estimada, achados de colonoscopia de vigilância e as recomendações de acompanhamento em idosos. O estudo utilizou dados do registro de colonoscopia de New Hampshire e incluiu adultos com mais de 65 anos que realizaram colonoscopia de vigilância para pólipos anteriores.

A expectativa de vida foi estimada usando um modelo de previsão validado e categorizada em três grupos: menos de 5 anos, de 5 a menos de 10 anos e 10 anos ou mais.

Dos 9.831 adultos incluídos no estudo, 8% tinham pólipos avançados ou câncer colorretal. Entre os 5.281 pacientes com recomendações disponíveis, 86,9% foram aconselhados a retornar para uma colonoscopia futura. Surpreendentemente, 58,1% dos idosos com expectativa de vida inferior a 5 anos também foram recomendados para retornar para colonoscopia de vigilância futura.

O estudo concluiu que muitos idosos com expectativa de vida limitada ainda são recomendados para colonoscopia de vigilância futura. Esses dados podem ajudar a refinar a tomada de decisão sobre a realização ou a interrupção da colonoscopia de vigilância em idosos com histórico de pólipos.

Artigo: Association of Life Expectancy With Surveillance Colonoscopy Findings and Follow-up Recommendations in Older Adults – JAMA Internal Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo) (link para o Google Tradutor)

Página do paciente JAMA: What Should I Know About Stopping Routine Cancer Screening? (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.