Acesso livre
Acesso livre

Arquivos do dia: Março 6, 2023

Relatório | Impacto econômico do sobrepeso e obesidade ultrapassará US$ 4 trilhões até 2035

6 Mar, 2023 | 13:25h

Resumo:

Um recente relatório da World Obesity Federation emitiu um alerta de que o número de pessoas em todo o mundo sofrendo de sobrepeso ou obesidade poderá aumentar significativamente até 2035, ultrapassando a marca de 50%. O relatório, chamado Atlas Mundial de Obesidade 2023, também destaca o significativo impacto econômico dessa tendência, estimando que o custo do sobrepeso e da obesidade poderá atingir US$ 4,32 trilhões anualmente até 2035, equivalente a quase 3% do PIB global.

O relatório identifica ainda dois grupos em particular que estão em risco: crianças e pessoas de países de baixa renda. A obesidade infantil é uma preocupação crescente, pois o relatório prevê que ela possa mais que dobrar até 2035. Já os países de baixa renda estão enfrentando um rápido aumento na prevalência de obesidade, com 9 em cada 10 países com os maiores aumentos esperados em obesidade, sendo países de baixa ou média-baixa renda.

Relatório: World Obesity Atlas 2023

Comunicado de imprensa: Economic impact of overweight and obesity to surpass $4 trillion by 2035 (link para o Google Tradutor)

Comentário: Report: Obesity could cost the world over $4 trillion a year by 2035 – STAT (link para o Google Tradutor)

Conteúdos relacionados:

Report: Tenfold increase in childhood and adolescent obesity in four decades

Global cost of obesity-related illness to hit $1.2tn a year from 2025

Trends and predictions of malnutrition and obesity in 204 countries and territories: an analysis of the Global Burden of Disease Study 2019 – eClinicalMedicine

Global inequalities in the double burden of malnutrition and associations with globalization: a multilevel analysis of Demographic and Healthy Surveys from 55 low-income and middle-income countries, 1992–2018.

The Lancet Series: The Double Burden of Malnutrition

 


ECR | Hidroclorotiazida não é eficaz para a prevenção de recorrência de litíase renal

6 Mar, 2023 | 13:23h

Resumo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da hidroclorotiazida, um diurético tiazídico, na prevenção da recorrência de cálculos renais contendo cálcio. O estudo randomizou 416 pacientes com litíase renal recorrente para receber hidroclorotiazida em uma dose de 12,5 mg, 25 mg ou 50 mg 1 vez/dia, ou placebo, e os acompanhou por uma média de 2,9 anos.

Os resultados mostraram que a incidência de recorrência de cálculos renais não diferiu entre os grupos que receberam hidroclorotiazida e placebo, independentemente da dose. Além disso, pacientes que receberam hidroclorotiazida foram mais propensos a experimentar efeitos adversos como hipopotassemia, gota, diabetes melito de início recente, alergia cutânea e aumento na creatinina.

Portanto, o estudo sugere que a eficácia da hidroclorotiazida na prevenção da recorrência de litíase renal é limitada, e a prática comum de prescrevê-la para esses pacientes deve ser reavaliada.

Artigo: Hydrochlorothiazide and Prevention of Kidney-Stone Recurrence – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Resumo em vídeo: Hydrochlorothiazide and Kidney-Stone Recurrence | NEJM

Comentário: Hydrochlorothiazide and Prevention of Kidney Stones – NEJM Resident 360

 


ECR | Associação de antipsicótico mostrou-se mais eficaz do que troca de antidepressivo no tratamento da depressão geriátrica resistente ao tratamento

6 Mar, 2023 | 13:21h

Resumo:

Este ensaio clínico randomizado aberto comparou os benefícios e os riscos de se associar um antipsicótico versus trocar o antidepressivo em idosos com depressão resistente ao tratamento.

No primeiro passo, 619 pacientes foram randomizados para aumento da medicação antidepressiva existente com aripiprazol (antipsicótico), aumento com bupropiona ou troca para bupropiona. No segundo passo, 248 pacientes que não se beneficiaram ou não eram elegíveis para o primeiro passo foram randomizados para aumento com lítio ou troca para nortriptilina.

O grupo de aumento com aripiprazol mostrou melhora significativa no bem-estar em comparação ao grupo que trocou para bupropiona. Remissão ocorreu em 28,9% dos pacientes do grupo de aumento com aripiprazol, 28,2% no grupo de aumento com bupropiona e 19,3% no grupo que trocou para bupropiona. No segundo passo, taxas semelhantes de remissão ocorreram no grupo de aumento com lítio (18,9%) e no grupo que trocou para nortriptilina (21,5%).

Artigo: Antidepressant Augmentation versus Switch in Treatment-Resistant Geriatric Depression – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comunicado de imprensa: Adding antipsychotic med to antidepressant may help older adults with treatment-resistant depression – Washington University School of Medicine in St. Louis (link para o Google Tradutor)

 


ECR por cluster | Impacto de uma intervenção para controlar a pressão arterial feita por profissionais de saúde comunitários não médicos

6 Mar, 2023 | 13:19h

Resumo:

O estudo avaliou o impacto cardiovascular de uma intervenção intensiva para a pressão arterial feita por profissionais de saúde comunitários não médicos em comparação aos cuidados usuais. O estudo randomizou 326 vilas para a intervenção ou cuidado usual e recrutou indivíduos com mais de 40 anos com hipertensão arterial.

Profissionais de saúde comunitários não médicos iniciaram e ajustaram os medicamentos anti-hipertensivos de acordo com um protocolo simples de cuidado por etapas e forneceram orientações de saúde para os pacientes no grupo de intervenção durante os 36 meses de seguimento.

O estudo constatou que a intervenção reduziu efetivamente o risco de doenças cardiovasculares e morte por todas as causas. Houve uma redução média significativa na pressão arterial sistólica (em 23,1 mmHg) e pressão arterial diastólica (em 9,9 mmHg) no grupo de intervenção em comparação com o grupo de cuidado usual, com um aumento no risco de hipotensão no grupo de intervenção.

Artigo: Effectiveness of a non-physician community health-care provider-led intensive blood pressure intervention versus usual care on cardiovascular disease (CRHCP): an open-label, blinded-endpoint, cluster-randomised trial – The Lancet (link para o resumo – $ para o texto completo) (link para o Google Tradutor)

Conteúdos relacionados:

Approaches and outcomes of community health worker’s interventions for hypertension management and control in low-income and middle-income countries: systematic review – BMJ Open

Cluster Randomized Trial: A Community-Based Intervention for Managing Hypertension in Rural South Asia

#ESCCongress – Randomized Trial: A Community-based Comprehensive Intervention to Reduce Cardiovascular Risk in Hypertension

Cohort Study: Impact of Community Based Screening for Hypertension in Older Adults

Randomized Trial: Community-Based Interventions to Improve Cardiovascular Risk in High-Risk Patients

Cluster-Randomized Trial of Blood-Pressure Reduction in Black Barbershops

Research: Effect of a Community Health Worker–Led Multicomponent Intervention on Blood Pressure Control

 


M-A | Angiografia coronariana precoce vs. tardia após parada cardíaca extra-hospitalar em pacientes sem elevação do segmento ST

6 Mar, 2023 | 13:18h

Resumo:

Esta revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados avaliou a eficácia e a segurança da angiografia coronariana precoce versus tardia após uma parada cardíaca extra-hospitalar em pacientes sem elevação do segmento ST no eletrocardiograma.

A revisão incluiu 6 ensaios clínicos randomizados com 1.590 pacientes e concluiu que a angiografia precoce provavelmente não tem efeito na mortalidade, na sobrevida com bons resultados neurológicos e no tempo de permanência na UTI, indicando que o procedimento não deve ser rotineiramente recomendado para esses pacientes.

Artigo: Early Versus Delayed Coronary Angiography After Out-of-Hospital Cardiac Arrest Without ST-Segment Elevation—A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials – Critical Care Explorations (link para o Google Tradutor)

Conteúdos relacionados:

Cohort Study | Predictors of acute coronary occlusion in patients with out-of-hospital cardiac arrest without ST-segment elevation

#ESCCongress – RCT: Immediate coronary angiography after out-of-hospital cardiac arrest without ST-segment elevation did not improve outcomes compared to delayed/selective angiography – New England Journal of Medicine

Emergency vs Delayed Coronary Angiogram in Survivors of Out-of-Hospital Cardiac Arrest: Results of the Randomized, Multicentric EMERGE Trial – JAMA Cardiology (link para o resumo – $ para o texto completo)

 


ECR fase 2 | Pembrolizumabe neoadjuvante-adjuvante melhora a sobrevida livre de eventos vs. terapia apenas adjuvante em melanoma avançado

6 Mar, 2023 | 13:17h

Resumo:

Este ensaio clínico randomizado de fase 2 avaliou se a administração de pembrolizumabe antes e depois da cirurgia (terapia neoadjuvante-adjuvante) aumentaria a sobrevida livre de eventos em pacientes com melanoma em estágio III ou IV ressecável, em comparação com a terapia adjuvante isolada. O estudo envolveu 313 pacientes, sendo 154 no grupo neoadjuvante-adjuvante e 159 no grupo apenas adjuvante.

Após um seguimento médio de 14,7 meses, o grupo neoadjuvante-adjuvante teve uma sobrevivência livre de eventos significativamente maior do que o grupo apenas adjuvante, com taxas similares de eventos adversos entre os grupos, sugerindo que o pembrolizumabe administrado antes e após a cirurgia pode ser uma opção de tratamento eficaz para esses pacientes.

Artigo: Neoadjuvant–Adjuvant or Adjuvant-Only Pembrolizumab in Advanced Melanoma – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comunicado de imprensa: Neoadjuvant immunotherapy improves outlook in high-risk melanoma – MD Anderson Cancer Center (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


ECR | Suplementação perioperatória de cálcio e vitamina D vs. suplementação pós-operatória para prevenir hipocalcemia sintomática após tireoidectomia total

6 Mar, 2023 | 13:15h

Resumo:

Este estudo visou comparar a eficácia da suplementação perioperatória versus pós-operatória de cálcio e vitamina D na redução da hipocalcemia sintomática em pacientes submetidos a tireoidectomia.

Em um ensaio clínico randomizado controlado por placebo envolvendo 134 pacientes, um grupo recebeu carbonato de cálcio e alfacalcidol 3 dias antes da cirurgia e por 14 dias após a cirurgia, enquanto o outro grupo recebeu o mesmo tratamento apenas após a cirurgia.

Os resultados mostraram que o grupo perioperatório teve taxas significativamente menores de hipocalcemia sintomática e bioquímica em comparação ao grupo pós-operatório. Pacientes submetidos a esvaziamento cervical central apresentaram maior risco de hipocalcemia sintomática neste estudo, portanto, a suplementação perioperatória pode ser mais benéfica para esses pacientes.

Artigo: Perioperative versus postoperative calcium and vitamin D supplementation to prevent symptomatic hypocalcemia after total thyroidectomy: a randomized placebo controlled trial – International Journal of Surgery (link para o Google Tradutor)

Comentário: Perioperative calcium and vitamin D supplementation prevents hypocalcemia after thyroidectomy: Study – Medical Dialogues (link para o Google Tradutor)

 


ECR | A nicotinamida oral não reduz a incidência de câncer de pele em pacientes transplantados

6 Mar, 2023 | 13:14h

Resumo:

Este ensaio clínico randomizado investigou se a nicotinamida oral (vitamina B3) pode prevenir o câncer de pele em pacientes transplantados. O estudo recrutou 158 participantes que tiveram pelo menos dois cânceres de queratinócitos (incluindo carcinoma basocelular e espinocelular) nos últimos 5 anos, com 79 randomizados para o grupo da nicotinamida e 79 para o grupo placebo.

Após 12 meses, não houve diferenças significativas na incidência de carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular ou queratoses actínicas. Eventos adversos e alterações em variáveis laboratoriais de sangue ou urina também foram semelhantes nos dois grupos.

Artigo: Nicotinamide for Skin-Cancer Chemoprevention in Transplant Recipients – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comentário: Oral Nicotinamide Not Beneficial in Preventing Skin Cancer in Organ Transplant Recipients – Dermatology Times (link para o Google Tradutor)

Estudo relacionado: A Phase 3 Randomized Trial of Nicotinamide for Skin-Cancer Chemoprevention – New England Journal of Medicine

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.