Acesso livre
Acesso livre

ECR | Hidroclorotiazida não é eficaz para a prevenção de recorrência de litíase renal

6 Mar, 2023 | 13:23h

Resumo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da hidroclorotiazida, um diurético tiazídico, na prevenção da recorrência de cálculos renais contendo cálcio. O estudo randomizou 416 pacientes com litíase renal recorrente para receber hidroclorotiazida em uma dose de 12,5 mg, 25 mg ou 50 mg 1 vez/dia, ou placebo, e os acompanhou por uma média de 2,9 anos.

Os resultados mostraram que a incidência de recorrência de cálculos renais não diferiu entre os grupos que receberam hidroclorotiazida e placebo, independentemente da dose. Além disso, pacientes que receberam hidroclorotiazida foram mais propensos a experimentar efeitos adversos como hipopotassemia, gota, diabetes melito de início recente, alergia cutânea e aumento na creatinina.

Portanto, o estudo sugere que a eficácia da hidroclorotiazida na prevenção da recorrência de litíase renal é limitada, e a prática comum de prescrevê-la para esses pacientes deve ser reavaliada.

Artigo: Hydrochlorothiazide and Prevention of Kidney-Stone Recurrence – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Resumo em vídeo: Hydrochlorothiazide and Kidney-Stone Recurrence | NEJM

Comentário: Hydrochlorothiazide and Prevention of Kidney Stones – NEJM Resident 360

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.