Acesso livre
Acesso livre

Arquivos do dia: Fevereiro 27, 2023

Campanha do Choosing Wisely – Coletânea internacional de recomendações para o uso racional de antibióticos

27 Fev, 2023 | 11:54h

Resumo: Esse artigo discute a importância da gestão de antibióticos (GA) e o papel da campanha Choosing Wisely na promoção do uso racional de antibióticos. O estudo avaliou 213 recomendações do Choosing Wisely relacionadas a práticas de GA em 6 países/regiões (Austrália/Nova Zelândia, Canadá, Itália, Suíça, EUA e Alemanha) e separou-as em 6 categorias: diagnóstico, indicação, escolha de medicamentos anti-infecciosos, dosagem, aplicação e duração da terapia. Tópicos relacionados a indicação e diagnóstico foram os mais frequentemente abordados, e evitar o tratamento com antibióticos da bacteriúria assintomática e infecções do trato respiratório superior foram temas centrais em todos os países.

Artigo: Choosing Wisely internationally – helpful recommendations for antimicrobial stewardship! – Infection (link para o Google Tradutor)

Ver lista completa de práticas de baixo valor: Choosing Wisely U.S. / Choosing Wisely UK / Choosing Wisely Australia E Choosing Wisely Canada

 


Perspectiva | Cuidado com os danos do “overdiagnosis” decorrentes de rastreamento, redução nos limiares para diagnóstico e incidentalomas

27 Fev, 2023 | 11:52h

Resumo: Este artigo discute o conceito de “overdiagnosis” e sua relevância para as diretrizes de prática clínica. “Overdiagnosis” é o diagnóstico de uma condição que, se não fosse reconhecida, não resultaria em sintomas ou não causaria danos ao paciente durante sua vida, como descobrir um câncer de baixo grau que nunca levará a sintomas no final da vida. No entanto, ao contrário dos falsos positivos, os indivíduos com “overdiagnosis” realmente possuem a condição; eles simplesmente não se beneficiam do diagnóstico. O “overdiagnosis” também pode decorrer da redução dos limiares para diagnóstico de uma doença, o que aumenta as taxas de diagnóstico entre os pacientes e leva a recomendações para intervenções subsequentes sem benefícios claros. O artigo destaca a importância de fornecer informações precisas aos pacientes sobre a possibilidade e o ônus do “overdiagnosis” nos exames de rastreamento, para informar a tomada de decisão compartilhada e minimizar os danos.

Artigo: Beware of overdiagnosis harms from screening, lower diagnostic thresholds, and incidentalomas – Canadian Family Physician (link para o Google Tradutor)

Conteúdos relacionados:

Editorial: Chance Encounters, Overdiagnosis, and Overtreatment – Clinical Orthopaedics and Related Research

Broadening risk factor or disease definition as a driver for overdiagnosis: A narrative review – Journal of Internal Medicine

Overdiagnosis: it’s official – The BMJ

Overdiagnosis: what it is and what it isn’t – BMJ Evidence Based Medicine

Overdiagnosis across medical disciplines: a scoping review – The BMJ Open

Too much medical care: bad for you, bad for health care systems – STAT News

Overdiagnosis: causes and consequences in primary health care – Canadian Family Physician

Five warning signs of overdiagnosis – The Conversation

What is overdiagnosed cancer? And why does it matter? – Croakey

Blame rising cancer overdiagnosis on ‘irrational exuberance’ for early detection – STAT

Preventing overdiagnosis and the harms of too much sport and exercise medicine – British Journal of Sports Medicine

Study shows that current definitions of chronic kidney disease overestimate the CKD burden in older individuals and results in overdiagnosis.

Opinion | More kids are being diagnosed with ADHD for borderline (yet challenging) behaviors. Our new research shows why that’s a worry

A food allergy epidemic… or just another case of overdiagnosis?

An epidemic of overdiagnosis: Melanoma diagnoses sky rocket

 


RCT | Controle glicêmico rigoroso não preservou a função das células beta pancreáticas em jovens recém-diagnosticados com diabetes tipo 1

27 Fev, 2023 | 11:50h

Resumo: O estudo teve como objetivo determinar se o manejo intensivo do diabetes com um sistema automatizado de insulina poderia ajudar a preservar a função das células beta pancreáticas em jovens recém-diagnosticados com diabetes tipo 1. O ensaio clínico randomizado incluiu 113 jovens com idades entre 7 e 17 anos e constatou que, embora o tempo médio na faixa-alvo de 70 a 180 mg/dL tenha sido de 78% no grupo de manejo intensivo em comparação com 64% no grupo de cuidados padrão, o manejo intensivo do diabetes não afetou a diminuição da secreção de peptídeo C pancreático em 52 semanas. O estudo concluiu que chegar perto da normalização dos níveis de glicose imediatamente após o diagnóstico de diabetes tipo 1 não preservou a função das células beta pancreáticas em jovens.

Artigo: Effect of Tight Glycemic Control on Pancreatic Beta Cell Function in Newly Diagnosed Pediatric Type 1 Diabetes: A Randomized Clinical Trial – JAMA (gratuito por tempo limitado) (link para o Google Tradutor)

Editorial: Preserving Pancreatic Beta Cell Function in Recent-Onset Type 1 Diabetes – JAMA (gratuito por tempo limitado) (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


ECR | Verapamil preservou parcialmente a função das células beta pancreáticas em crianças recém-diagnosticadas com diabetes tipo 1

27 Fev, 2023 | 11:47h

Resumo: O estudo teve como objetivo determinar se o verapamil poderia preservar a função das células beta pancreáticas em crianças e adolescentes recém-diagnosticados com diabetes tipo 1. O ensaio clínico randomizado envolveu 88 participantes que receberam verapamil ou placebo 1 vez/dia por 52 semanas. O estudo observou que os níveis de peptídeo C foram 30% mais altos no grupo verapamil em comparação com o grupo placebo após 52 semanas, e a porcentagem de participantes com um nível máximo de peptídeo C de 0,2 pmol/mL ou maior após 52 semanas foi de 95% no grupo verapamil em comparação com 71% no grupo placebo. Os resultados sugerem que o verapamil poderia preservar parcialmente a secreção de peptídeo C em crianças e adolescentes recém-diagnosticados com diabetes tipo 1. No entanto, são necessários estudos adicionais com desfechos clínicos relevantes para os pacientes para determinar a eficácia no longo prazo e a duração ideal da terapia.

Artigo: Effect of Verapamil on Pancreatic Beta Cell Function in Newly Diagnosed Pediatric Type 1 Diabetes: A Randomized Clinical Trial – JAMA (gratuito por tempo limitado) (link para o Google Tradutor)

Editorial: Preserving Pancreatic Beta Cell Function in Recent-Onset Type 1 Diabetes – JAMA (gratuito por tempo limitado) (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Verapamil shows beneficial effect on the pancreas in children with newly-diagnosed type 1 diabetes – University of Minnesota (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Estudo relaciona o uso de inibidores de bomba de prótons ao aumento no risco de bactérias resistentes em pacientes hospitalizados

27 Fev, 2023 | 11:46h

Resumo: O estudo investigou se os inibidores de bomba de prótons (IBP) estão associados a um aumento no risco de adquirir Enterobacterales produtoras de betalactamase de espectro estendido (ESBL) ou carbapenemase entre pacientes hospitalizados. O estudo envolveu 2.239 pacientes adultos hospitalizados e, após o controle para fatores de confusão, os pacientes que receberam IBP nos últimos 30 dias tiveram um risco quase 50% maior de adquirir ESBL ou carbapenemase em comparação com aqueles que não receberam IBP. O estudo tem as limitações de um estudo observacional, mas aponta para a necessidade de um uso criterioso dos IBP para mitigar o risco de adquirir bactérias resistentes a medicamentos em pacientes hospitalizados.

Artigo: Association of Proton Pump Inhibitor Use With Risk of Acquiring Drug-Resistant Enterobacterales – JAMA Network Open (link para o Google Tradutor)

Comentários:

Study links acid suppressants to colonization with multidrug-resistant bacteria – CIDRAP (link para o Google Tradutor)

Proton Pump Inhibitors Associated With Increased Risk of Drug-Resistant Infections – HCP Live (link para o Google Tradutor)

Conteúdo relacionado: Meta-Analysis: Evaluation of the Association Between Gastric Acid Suppression and Risk of Intestinal Colonization with Multidrug-Resistant Microorganisms

 


Estudo de coorte | Cuidados agressivos no final da vida ainda são comuns entre adultos mais velhos com câncer metastático nos EUA

27 Fev, 2023 | 11:44h

Resumo: O estudo teve como objetivo comparar os marcadores de cuidados agressivos no final da vida entre adultos mais velhos com câncer metastático residentes de casas de repouso e aqueles que vivem na comunidade. O estudo analisou dados de 146.329 pacientes que morreram de câncer metastático de mama, cólon/reto, pulmão, pâncreas ou próstata entre 2013 e 2017, e observou que os cuidados agressivos no final da vida foram mais comuns entre os residentes de casas de repouso do que entre os residentes na comunidade (63,6% vs. 58,3%). Mais de uma internação hospitalar nos últimos 30 dias de vida e morte no hospital foram os principais marcadores associados a uma maior prevalência de cuidados agressivos no final da vida. Os autores sugerem que intervenções que visem esses fatores poderiam melhorar a qualidade dos cuidados no final da vida.

Artigo: Incidence of Aggressive End-of-Life Care Among Older Adults With Metastatic Cancer Living in Nursing Homes and Community Settings – JAMA Network Open (link para o Google Tradutor)

 


ECR | Efeitos da ablação por ultrassom dirigido no globo pálido na doença de Parkinson

27 Fev, 2023 | 11:40h

Resumo: O estudo avaliou a eficácia e a segurança da ablação unilateral por ultrassom dirigido no segmento interno do globo pálido em pacientes com doença de Parkinson e discinesias ou flutuações motoras. O ensaio clínico randomizado envolveu 94 pacientes que foram designados para serem submetidos a ablação por ultrassom ou um procedimento simulado. O estudo observou que a ablação unilateral por ultrassom no globo pálido resultou em uma porcentagem maior de pacientes que apresentaram melhora na função motora ou redução na discinesia em comparação ao grupo simulado durante um período de 3 meses, mas foi associado a eventos adversos. O estudo sugere a necessidade de ensaios clínicos randomizados mais longos e maiores para determinar o efeito e a segurança dessa técnica em pessoas com doença de Parkinson.

Artigo: Trial of Globus Pallidus Focused Ultrasound Ablation in Parkinson’s Disease – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comunicado de imprensa: Parkinson’s Disease Patients Experience Significant Reduction in Symptoms with Non-Surgical Focused Ultrasound Treatment – University of Maryland School of Medicine (link para o Google Tradutor)

Comentário: Focused ultrasound reduces physical symptoms of Parkinson’s disease – Health Imaging (link para o Google Tradutor)

Resumo em vídeo: Focused Ultrasound Ablation for Parkinson’s Disease | NEJM

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.