Acesso livre
Acesso livre

Revisão Sistemática | Fototerapia intermitente vs. fototerapia contínua para icterícia neonatal

7 Mar, 2023 | 11:43h

Resumo:

A fototerapia é uma terapia de primeira linha amplamente aceita para icterícia neonatal. Enquanto a fototerapia contínua é tradicionalmente usada, a fototerapia intermitente tem sido proposta como uma alternativa igualmente eficaz com vantagens práticas, como melhor amamentação e vínculo materno.

Esta revisão sistemática comparou a eficácia e a segurança da fototerapia intermitente versus contínua no tratamento da icterícia neonatal. O estudo incluiu 12 ensaios clínicos randomizados envolvendo 1.600 bebês e constatou pouca ou nenhuma diferença entre a fototerapia intermitente e a contínua na redução dos níveis de bilirrubina. A fototerapia contínua foi considerada mais eficaz em bebês prematuros, mas os riscos e os benefícios potenciais são incertos.

A revisão concluiu que, embora haja benefícios teóricos nos regimes intermitentes, são necessários estudos prospectivos grandes e bem projetados para determinar se a fototerapia intermitente e a contínua são igualmente eficazes e seguras em bebês prematuros e a termo.

Artigo: Intermittent phototherapy versus continuous phototherapy for neonatal jaundice – Cochrane Library

Resumo: Intermittent phototherapy versus continuous phototherapy for neonatal jaundice – Cochrane Library (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.