Acesso livre
Acesso livre

RCT | Resultados de 2 anos confirmam os danos de limiares mais altos para transfusão profilática de plaquetas em crianças prematuras

28 Fev, 2023 | 13:16h

Resumo: O estudo investigou os resultados de longo prazo de crianças prematuras que participaram de um estudo randomizado comparando diferentes níveis de limiar para transfusão profilática de plaquetas. Os prematuros com contagens de plaquetas abaixo de 50×109/L foram randomizados para um limiar mais alto de 50×109/L ou um limiar mais baixo de 25×109/L. O estudo observou que prematuros randomizados para um limiar mais alto tiveram uma taxa mais elevada de morte ou comprometimento significativo do desenvolvimento neurológico aos 2 anos de idade corrigida, em comparação ao grupo com limiar mais baixo. O estudo reforça as evidências de que o excesso de transfusões profiláticas de plaquetas em prematuros pode causar dano. Os mecanismos pelos quais as transfusões de plaquetas poderiam causar efeitos prejudiciais ainda são desconhecidos, mas o estudo identificou taxas aumentadas de hemorragia intraventricular e displasia broncopulmonar no grupo com limiar mais alto, o que pode contribuir para os resultados adversos observados.

Artigo: Two-year outcomes following a randomised platelet transfusion trial in preterm infants – ADC Fetal & Neonatal (link para o Google Tradutor)

Estudo original: Randomized Trial: Platelet-Transfusion Thresholds in Neonates (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.