RCT | Jejum intermitente não é mais eficaz do que restrição calórica na doença hepática gordurosa não alcoólica
21 Mar, 2023 | 11:40hO ensaio clínico randomizado TREATY-FLD investigou os efeitos do jejum intermitente (JI) vs. restrição calórica (RC) no conteúdo de triglicerídeos intra-hepáticos (TGIH) e fatores de risco metabólicos em pacientes com obesidade e doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA).
Os participantes foram randomizados para o grupo JI (alimentação somente entre as 8:00h e 16:00h) ou RC (horários habituais de alimentação) e instruídos a manter uma dieta de 1.500 a 1.800 kcal/dia para homens e 1.200 a 1.500 kcal/dia para mulheres por 12 meses.
O estudo observou que o conteúdo de TGIH foi reduzido em 6,9% no grupo JI e 7,9% no grupo RC após 12 meses, uma diferença que não foi estatisticamente significativa. Além disso, o JI não produziu benefícios adicionais para a redução de peso corporal, rigidez hepática ou fatores de risco metabólicos em comparação com RC.
O estudo sugere que o foco principal de uma dieta para o manejo da DHGNA é a restrição calórica, que pode ser alcançada tanto com uma estratégia de JI quanto sem uma estratégia de JI, com resultados semelhantes.
Artigo: Effects of Time-Restricted Eating on Nonalcoholic Fatty Liver Disease: The TREATY-FLD Randomized Clinical Trial – JAMA Network Open (link para o Google Tradutor)
Comentário: Time-Restricted Eating Not More Beneficial Than Calorie Restriction For Patients With NAFLD, Obesity – HCP Live (link para o Google Tradutor)
Comentário no Twitter
TREATY-FLD RCT found that time-restricted eating did not produce additional benefits for reducing intrahepatic triglyceride content, body fat and metabolic risk factors vs daily-calorie-restriction among adults with obesity and NAFLD. https://t.co/it2n4o9Th1
— JAMA Network Open (@JAMANetworkOpen) March 17, 2023