Acesso livre
Acesso livre

OMS pede que países adotem políticas de redução de sódio para prevenir doenças cardiovasculares

10 Mar, 2023 | 13:55h

Resumo: Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que o mundo precisa avançar para alcançar sua meta global de reduzir a ingestão de sódio em 30% até 2025. O relatório destaca que apenas 5% dos Estados-membros da OMS possuem políticas obrigatórias e abrangentes de redução de sódio.

O sódio, encontrado em sal de cozinha e outros condimentos, aumenta o risco de doenças cardíacas, AVC e morte prematura quando consumido em excesso. Implementar políticas altamente eficazes e custo-efetivas de redução de sódio poderia salvar cerca de 7 milhões de vidas em todo o mundo até 2030.

A OMS recomenda várias políticas, incluindo a redução do teor de sódio em produtos alimentícios, a implementação de rótulos em destaque nas embalagens, a realização de campanhas de mídia em massa e a implementação de políticas públicas relacionadas a venda de alimentos.

O relatório exorta os Estados-membros a implementar políticas de redução de ingestão de sódio sem demora e pede que os fabricantes de alimentos estabeleçam metas ambiciosas para redução de sódio em seus produtos.

Artigo: WHO global report on sodium intake reduction – World Health Organization (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Massive efforts needed to reduce salt intake and protect lives – World Health Organization (link para o Google Tradutor)

Conteúdos relacionados:

Reducing daily salt intake in China by 1 g could prevent almost 9 million cardiovascular events by 2030: a modelling study – BMJ Nutrition Prevention & Health

Adding salt to foods and hazard of premature mortality – European Heart Journal

New WHO benchmarks help countries reduce salt intake and save lives – World Health Organization

WHO global sodium benchmarks for different food categories – World Health Organization

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.