Acesso livre
Acesso livre

M-A | Suplementação oral de ferro e anemia em crianças de acordo com cronograma, duração, dose e cossuplementação

7 Mar, 2023 | 11:35h

Resumo:

O artigo é uma revisão sistemática e metanálise de 129 ensaios clínicos randomizados sobre suplementação de ferro e anemia em crianças. O estudo teve como objetivo identificar o cronograma, a duração, a dose e o regime de cossuplementação ideais para a suplementação de ferro em crianças e adolescentes com menos de 20 anos de idade.

Os resultados mostraram que a suplementação de ferro frequente (3-7 vezes/semana) e a intermitente (1-2 vezes/semana) podem ser igualmente eficazes no aumento de hemoglobina e na redução de anemia, deficiência de ferro e anemia por deficiência de ferro.

O estudo apoia as recomendações da OMS sobre a frequência, a duração e a dose da suplementação de ferro, incluindo 3 meses anualmente de suplementação diária de ferro oral para crianças de 6 meses a 12 anos que vivem em regiões com alta prevalência de anemia. No entanto, sugere também que a suplementação semanal de ferro possa ser considerada uma alternativa ao regime diário recomendado em alguns contextos, dada a evidência de eficácia semelhante.

Artigo: Oral iron supplementation and anaemia in children according to schedule, duration, dose and cosupplementation: a systematic review and meta-analysis of 129 randomised trials – BMJ Global Health (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.