Acesso livre
Acesso livre

Estudo randomizado | Tonsilectomia demonstra ser clinicamente eficaz e com ter boa relação custo-eficácia em adultos com tonsilite aguda recorrente

22 Mai, 2023 | 12:28h

Resumo: O ensaio NATTINA, um estudo controlado randomizado multicêntrico, pragmático e aberto, procurou comparar a eficácia clínica e a relação custo-eficácia entre o manejo conservador e a tonsilectomia em adultos com tonsilite aguda recorrente. Realizado em 27 hospitais do Reino Unido, 453 participantes com 16 anos ou mais foram randomizados para realizar tonsilectomia imediata ou receber cuidados não cirúrgicos padrão.

Os resultados mostraram que os participantes do grupo de tonsilectomia imediata tiveram menos dias de dor de garganta ao longo de um período de 24 meses do que aqueles no grupo de manejo conservador (mediana de 23 vs. 30 dias). Após ajuste para local e gravidade inicial, a taxa de incidência de total de dias de dor de garganta no grupo de tonsilectomia imediata foi significativamente menor do que no grupo de manejo conservador (0,53, IC 95% 0,43 a 0,65, p < 0,0001). O evento adverso mais comum relacionado à tonsilectomia foi o sangramento, que ocorreu em 19% dos participantes.

O ensaio NATTINA é o maior até agora a avaliar a eficácia clínica e a relação custo-eficácia da tonsilectomia em adultos. Os resultados indicam que a tonsilectomia imediata é clinicamente eficaz e tem boa relação custo-eficácia para tonsilite aguda recorrente. No entanto, os pacientes devem pesar os benefícios de menos dias de dor de garganta contra os riscos da cirurgia.

Artigo: Conservative management versus tonsillectomy in adults with recurrent acute tonsillitis in the UK (NATTINA): a multicentre, open-label, randomised controlled trial – The Lancet

Comunicado de imprensa: Tonsillectomy both clinically and cost effective for adults – Newcastle University

Nível de evidência: médio

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.