Acesso livre
Acesso livre

Estudo randomizado | Rivaroxabana não reduz eventos trombóticos, hospitalização ou morte em pacientes ambulatoriais com COVID-19

22 Mai, 2023 | 12:32h

Resumo: O estudo PREVENT-HD, um estudo randomizado controlado por placebo e duplo-cego, foi realizado para avaliar a eficácia da anticoagulação profilática na redução de trombose venosa e arterial, hospitalização e morte em pacientes não hospitalizados com COVID-19 sintomática e pelo menos um fator de risco para trombose. O estudo ocorreu entre agosto de 2020 e abril de 2022 em 14 redes integradas de prestação de cuidados de saúde nos EUA, com 1.284 pacientes inscritos e randomizados para receber 10 mg de rivaroxabana oral ou placebo diariamente por 35 dias.

No entanto, o estudo foi encerrado prematuramente em virtude de desafios no recrutamento e taxas de eventos inferiores ao esperado. O desfecho primário de eficácia, um composto de vários eventos adversos, ocorreu em 3,4% do grupo rivaroxabana e em 3% do grupo placebo, sem diferença significativa entre os dois grupos (razão de risco, 1,16 [IC 95%, 0,63–2,15]; P=0,63). Não foram observadas hemorragias em locais críticos ou fatais, e apenas 1 paciente do grupo rivaroxabana apresentou hemorragia importante.

Em conclusão, a rivaroxabana prescrita por 35 dias em pacientes não hospitalizados com COVID-19 sintomática e em risco de trombose não parece reduzir o desfecho composto de eventos trombóticos venosos e arteriais, hospitalização e morte. A interrupção prematura do estudo e as taxas de eventos inferiores ao esperado podem limitar a generalização desses achados.

Artigo: Rivaroxaban for Prevention of Thrombotic Events, Hospitalization, and Death in Outpatients With COVID-19: A Randomized Clinical Trial – Circulation

Nível de evidência: médio

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.