Acesso livre
Acesso livre

Estudo randomizado | Profilaxia pós-exposição com doxiciclina é eficaz na prevenção de gonorreia, clamídia e sífilis em HSH

22 Mai, 2023 | 12:33h

Resumo: Neste estudo aberto e randomizado envolvendo 501 homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transgênero, pesquisadores investigaram a eficácia da doxiciclina pós-exposição na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) bacterianas, especificamente gonorreia, clamídia e sífilis. Participantes com uma IST prévia no último ano, tomando profilaxia pré-exposição (PrEP) contra o HIV ou portadores de HIV, foram randomizados para receber 200 mg de doxiciclina dentro de 72 horas após sexo sem preservativo ou cuidados padrão sem doxiciclina. Testes de IST foram realizados trimestralmente, sendo o desfecho primário a incidência de pelo menos uma IST por trimestre de acompanhamento.

Os resultados demonstraram uma redução significativa na incidência de IST tanto na coorte PrEP quanto nas pessoas vivendo com HIV que receberam doxiciclina. No geral, a incidência combinada dessas três IST foi dois terços menor com a profilaxia pós-exposição com doxiciclina em comparação com os cuidados padrão. O estudo também relatou 5 eventos adversos de grau 3, mas nenhum evento adverso grave atribuído à doxiciclina. Estes achados apoiam o uso da profilaxia pós-exposição com doxiciclina entre HSH com histórico de IST bacterianas recentes.

Artigo: Postexposure Doxycycline to Prevent Bacterial Sexually Transmitted Infections – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comentário: Doxycycline after sex found to reduce STI incidence in gay men, transgender women – CIDRAP

Nível de evidência: médio

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.