Estudo randomizado | Detecção precoce e protocolo de tratamento reduzem complicações de hemorragia pós-parto
22 Mai, 2023 | 12:30hResumo: Este ensaio clínico internacional randomizado por clusters avaliou a eficácia de uma intervenção clínica multicomponente para hemorragia pós-parto em mulheres submetidas a parto vaginal. O estudo envolveu 80 hospitais de nível secundário no Quênia, na Nigéria, na África do Sul e na Tanzânia, com 210.132 pacientes. O grupo de intervenção utilizou um avental de coleta de sangue calibrado para detecção precoce de hemorragia pós-parto e um protocolo de tratamento de primeira resposta, enquanto o grupo de controle recebeu cuidados habituais.
O desfecho primário avaliado foi um composto de hemorragia pós-parto grave (perda de sangue ≥ 1.000 ml), laparotomia por sangramento ou morte materna por sangramento. Os resultados mostraram uma redução significativa nos eventos de desfecho primário no grupo de intervenção (1,6%) em comparação com o grupo de cuidados habituais (4,3%), com uma razão de risco de 0,40 (IC 95%, 0,32 a 0,50; P < 0,001). As taxas de detecção de hemorragia pós-parto foram de 93,1% e 51,1% nos grupos de intervenção e cuidados habituais, respectivamente, e a adesão ao protocolo de tratamento foi de 91,2% e 19,4%, respectivamente.
Esses achados demonstram que a detecção precoce de hemorragia pós-parto e o uso de um protocolo de tratamento combinado podem reduzir significativamente o risco de hemorragia pós-parto grave, laparotomia por sangramento ou morte por sangramento entre mulheres submetidas a parto vaginal. Os resultados têm implicações importantes para melhorar a prática clínica e reduzir as complicações da hemorragia pós-parto globalmente.
Artigo: Randomized Trial of Early Detection and Treatment of Postpartum Hemorrhage – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)
Comentário: Lifesaving solution dramatically reduces severe bleeding after childbirth – World Health Organization
Nível de evidência: médio
Comentário no Twitter
In a large, cluster-randomized trial involving patients with PPH after vaginal delivery, a multicomponent intervention lowered the risk of severe PPH, laparotomy for bleeding, or maternal death from bleeding. Full results of the E-MOTIVE trial: https://t.co/NjcE4Q1rxM#IMNHC2023
— NEJM (@NEJM) May 9, 2023