Acesso livre
Acesso livre

Estudo de coorte | Biópsia endoscópica com mucosa normal está associada a risco elevado de doença inflamatória intestinal por pelo menos 30 anos

8 Mar, 2023 | 13:51h

Resumo:

Este estudo explorou o risco de longo prazo de doença inflamatória intestinal (DII) após uma biópsia endoscópica com mucosa normal. Os pesquisadores identificaram indivíduos na Suécia com biópsia gastrintestinal (GI) inferior ou superior mostrando mucosa normal, suas referências populacionais correspondentes e irmãos não expostos.

Eles observaram que indivíduos com uma biópsia GI anterior com mucosa normal tinham risco persistentemente maior de DII em geral, colite ulcerativa e doença de Crohn em comparação com suas referências populacionais correspondentes e irmãos não expostos, e o aumento do risco persistiu por pelo menos 30 anos após a biópsia com achados normais.

Os achados sugerem um período sintomático substancial antes do diagnóstico de DII, e os clínicos devem estar cientes do risco aumentado de DII em longo prazo em pessoas com sintomas que foram suficientes para exigir investigação do trato GI, mas que tiveram achados histologicamente normais na mucosa.

Artigo: Long-term risk of inflammatory bowel disease after endoscopic biopsy with normal mucosa: A population-based, sibling-controlled cohort study in Sweden – PLOS Medicine (link para o Google Tradutor)

Comentário: Risk for IBD Remains High After Endoscopic Biopsy With Normal Mucosa – HealthDay (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.