Acesso livre
Acesso livre

Eficácia das intervenções de atividade física para melhorar depressão e ansiedade: uma visão geral de revisões sistemáticas

3 Mar, 2023 | 12:34h

Resumo: Esta “umbrella review” analisou as evidências sobre os efeitos das intervenções de atividade física nos sintomas de depressão e ansiedade em populações adultas. A revisão incluiu 97 revisões sistemáticas que compreendiam 1.039 ensaios clínicos randomizados e 128.119 participantes. Os resultados mostraram que a atividade física teve efeitos moderados sobre a depressão e a ansiedade em comparação com o tratamento usual em todas as populações. A atividade física de alta intensidade foi associada a maiores benefícios sobre os sintomas, e a eficácia das medidas de atividade física diminuiu com intervenções de longa duração. Os autores concluíram que a atividade física é altamente benéfica para melhorar os sintomas de depressão e ansiedade em uma ampla gama de populações adultas, incluindo aquelas com transtornos mentais e doenças crônicas, e deve ser uma abordagem fundamental na gestão destas condições.

Artigo: Effectiveness of physical activity interventions for improving depression, anxiety and distress: an overview of systematic reviews – British Journal of Sports Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo) (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Exercise more effective than medicines to manage mental health – University of South Australia (link para o Google Tradutor)

Comentário dos autores: Exercise is even more effective than counselling or medication for depression. But how much do you need? – The Conversation (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.