Acesso livre
Acesso livre

ECR | Uso de marca-passo atrial para aumentar a frequência cardíaca durante o exercício não melhorou o desempenho em pacientes com IC com fração de ejeção preservada e incompetência cronotrópica

9 Mar, 2023 | 12:14h

Resumo: O ensaio clínico randomizado RAPID-HF investigou se o implante e a programação de um marca-passo com resposta adaptativa melhoraria o desempenho durante o exercício em pacientes com IC com fração de ejeção preservada (ICFEP) e incompetência cronotrópica.

O estudo envolveu 29 pacientes com ICFEP sintomática e incompetência cronotrópica, que foram submetidos ao implante de um marca-passo para o estudo. Após o implante, foram randomizados para receber estímulo do marca-passo com resposta adaptativa ou nenhum estímulo durante 4 semanas, seguido por um período de “washout” de 4 semanas e, em seguida, troca dos grupos intervenção vs. placebo por mais 4 semanas.

O estudo observou que a estimulação aumentou a frequência cardíaca durante o exercício precoce e pico, mas não houve melhora no desempenho do exercício ou na qualidade de vida. Apesar de uma frequência cardíaca de exercício mais elevada, não houve aumento no débito cardíaco durante o exercício, em virtude de uma diminuição no volume de ejeção. Além disso, o implante do marca-passo foi associado a eventos adversos.

Artigo: Rate-Adaptive Atrial Pacing for Heart Failure With Preserved Ejection Fraction: The RAPID-HF Randomized Clinical Trial – JAMA (gratuito por tempo limitado) (link para o Google Tradutor)

Editorial: Rate-Adaptive Pacing for Heart Failure With Preserved Ejection Fraction – JAMA (gratuito por tempo limitado) (link para o Google Tradutor)

Comentários:

RAPID-HF: Rate-Adaptive Pacing Doesn’t Help in HFpEF – TCTMD (link para o Google Tradutor)

Atrial Pacing for HFpEF Shows Lack of Benefit on Exercise Capacity – HCP Live (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.