Acesso livre
Acesso livre

ECR | Estudo preliminar sugere que a administração precoce de azul de metileno reduz a duração do uso de vasopressores em pacientes com choque séptico

16 Mar, 2023 | 11:22h

Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e a segurança da administração precoce do azul de metileno (AM) como terapia adjuvante em pacientes com choque séptico.

Neste ensaio clínico randomizado e controlado realizado em um único centro, 91 pacientes foram randomizados para receber AM ou placebo, tendo como desfecho primário o tempo até a descontinuação do uso de vasopressores em 28 dias.

O estudo constatou que o grupo AM apresentou um tempo significativamente menor até a descontinuação do uso de vasopressores, além de melhora em outros desfechos secundários, tendo tido um dia a mais sem a necessidade de vasopressores no dia 28, uma menor permanência na UTI e no hospital, sem efeitos adversos graves relacionados à administração de AM.

Entretanto, o estudo foi limitado pelo seu tamanho amostral pequeno e por ter sido realizado em um único centro. Portanto, são necessários ensaios clínicos randomizados multicêntricos maiores para confirmar o potencial benefício do AM como terapia adjuvante precoce em pacientes com choque séptico.

Artigo: Early adjunctive methylene blue in patients with septic shock: a randomized controlled trial – Critical Care (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.