Acesso livre
Acesso livre

ECR | A denervação renal por ultrassom endovascular é modestamente eficaz no tratamento da hipertensão

1 Mar, 2023 | 12:20h

Resumo: O ensaio clínico randomizado RADIANCE II investigou a eficácia e a segurança da denervação renal por ultrassom endovascular em pacientes com hipertensão, sem a influência de anti-hipertensivos. O estudo incluiu 224 pacientes que deixaram de receber esses medicamentos e foram randomizados para receber denervação renal por ultrassom ou um procedimento simulado. Os resultados mostraram que a denervação renal por ultrassom reduziu a pressão arterial sistólica ambulatorial com uma diferença média de 6,3 mmHg após 2 meses, em comparação ao procedimento simulado, sem eventos adversos relatados. Embora esses resultados sugiram que a denervação renal por ultrassom pode ser modestamente eficaz no tratamento da hipertensão, o período de acompanhamento de curto prazo limita a generalização desses resultados para a prática diária. Além disso, a relevância clínica de um procedimento que reduz a pressão arterial apenas após a retirada de medicamentos anti-hipertensivos deve ser considerada.

Artigo: Endovascular Ultrasound Renal Denervation to Treat Hypertension: The RADIANCE II Randomized Clinical Trial – JAMA (gratuito por tempo limitado) (link para o Google Tradutor)

Editorial: Is There a Role for Renal Denervation in the Treatment of Hypertension? – JAMA Cardiology (gratuito por tempo limitado) (link para o Google Tradutor)

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.