Acesso livre
Acesso livre

Dispositivos de teste rápido mantêm sensibilidade na detecção através das ondas alfa, delta e ômicron

3 Abr, 2023 | 12:09h

Resumo: O estudo avaliou o desempenho de dispositivos de teste rápido de antígeno (TRA) durante as ondas alfa, delta e ômicron da pandemia de SARS-CoV-2 no Reino Unido. Os pesquisadores buscaram entender o desempenho dos TRA em relação às mudanças nas infecções por diferentes variantes, vacinação, carga viral, bem como a capacidade dos dispositivos de detectar indivíduos infectantes. Resultados de TRA e RT-PCR pareados foram coletados de participantes assintomáticos e sintomáticos entre novembro de 2020 e março de 2022.

Em comparação com os testes RT-PCR, a sensibilidade geral dos TRA foi de 63,2% e a especificidade foi de 99,71%. A sensibilidade foi maior em participantes sintomáticos (68,7%) do que em assintomáticos (52,8%). O estudo constatou que o aumento da carga viral estava independentemente associado a uma maior probabilidade de ser positivo no TRA. Não foram encontradas evidências de uma diferença significativa na sensibilidade dos TRA entre as variantes alfa e delta, mas a sensibilidade aumentou durante a onda ômicron. O status de vacinação não mostrou associação independente com a sensibilidade do TRA.

O estudo concluiu que os TRA podem detectar a maioria das infecções por SARS-CoV-2 em diferentes variantes virais e durante a implantação de vacinas, contribuindo para a redução do risco de transmissão. No entanto, o desempenho dos TRA é menor em indivíduos assintomáticos, o que deve ser levado em consideração ao projetar programas de testagem.

Artigo: Performance of antigen lateral flow devices in the UK during the alpha, delta, and omicron waves of the SARS-CoV-2 pandemic: a diagnostic and observational study – The Lancet Infectious Diseases (link para o Google Tradutor)

Comentário convidado: The performance of rapid antigen tests against SARS-CoV-2 variants – The Lancet Infectious Diseases (link para o Google Tradutor)

Conteúdos relacionados:

Rapid antigen-based and rapid molecular tests for the detection of SARS-CoV-2: a rapid review with network meta-analysis of diagnostic test accuracy studies – BMC Medicine

Accuracy of rapid point-of-care antigen-based diagnostics for SARS-CoV-2: An updated systematic review and meta-analysis with meta-regression analyzing influencing factors – PLOS Medicine

Interpreting a lateral flow SARS-CoV-2 antigen test – The BMJ

Rapid, point‐of‐care antigen and molecular‐based tests for diagnosis of SARS‐CoV‐2 infection – Cochrane Library

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.