Acesso livre
Acesso livre

Arquivos do dia: Fevereiro 23, 2023

Surto de Mpox em casos avançados de HIV: série global de casos revela maior mortalidade e complicações clínicas

23 Fev, 2023 | 15:11h

Resumo: Este artigo discute uma série de casos que investigou a varíola dos macacos (o novo nome é “Mpox”) em pessoas com HIV e contagem baixa de células CD4. O surto de Mpox em 2022 afetou uma porcentagem significativa de pessoas vivendo com HIV, e os dados sugerem infecções mais graves e maior mortalidade em pessoas com HIV mais avançado. A série de casos incluiu 382 casos confirmados de Mpox em pessoas vivendo com HIV de 19 países. As pessoas incluídas foram predominantemente homens cisgêneros, com idade média de 35 anos. A maioria das pessoas era aderente à terapia antirretroviral, e a contagem média de CD4 foi de 211 células/mm3. Complicações graves foram mais comuns em pessoas com contagem mais baixa de células CD4, incluindo lesões necrosantes na pele, envolvimento pulmonar, infecções secundárias e sepse. Aproximadamente 28% das pessoas foram hospitalizadas, e 25% dos hospitalizados morreram. Todas as mortes ocorreram em pessoas com contagem de CD4 inferior a 200 células/mm3. O estudo reforça a importância dos testes de HIV e CD4 em casos de Mpox, priorização da vacinação preventiva contra Mpox em pessoas com HIV e contagem de células CD4 inferior a 200 células/mm3 e uso de antivirais potenciais contra Mpox quando disponíveis. Os autores sugerem que uma forma grave, disseminada e necrosante de Mpox deve ser considerada uma condição definidora de AIDS nas classificações de doenças do HIV do CDC e da OMS. Os médicos também devem estar cientes de que o início da terapia antirretroviral em pessoas com HIV avançado e Mpox pode contribuir para a deterioração e possível morte, possivelmente como parte de uma síndrome de reconstituição imunológica.

Artigo: Mpox in people with advanced HIV infection: a global case series – The Lancet (necessário cadastro gratuito) (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Clinicians identify severe form of mpox with high mortality in people with advanced HIV – Queen Mary University of London (link para o Google Tradutor)

Comentário: Mpox: Clinicians identify severe form with high mortality in advanced HIV patients – The BMJ (link para o Google Tradutor)

 

Comentário da autora no Twitter (fio – clique para saber mais)

 


Relatório da OMS | Tendências globais no surto de Mpox de 2022-23

23 Fev, 2023 | 15:10h

Resumo: O relatório fornece uma visão geral do surto de varíola dos macacos (Mpox) de 2022-23 em todo o mundo, conforme relatado à OMS até 18 de fevereiro de 2023. O relatório concentra-se em casos confirmados por laboratório e menciona que 86.019 casos e 1.389 casos prováveis, incluindo 96 mortes, foram relatados à OMS por 110 Estados membros em todas as seis regiões da OMS, incluindo alguns países sem transmissão anterior documentada de Mpox. O surto tem afetado principalmente homens que têm relações sexuais com homens, e não há sinal de transmissão sustentada além dessas redes. O Diretor-Geral da OMS determinou que este surto continua a constituir uma emergência de saúde pública de preocupação internacional e emitiu recomendações temporárias revisadas em relação ao surto.

Relatório: 2022-23 Mpox (Monkeypox) Outbreak: Global Trends – World Health Organization (link para o Google Tradutor)

 


M-A | Infusão de insulina em baixa dose é segura e eficaz no tratamento da cetoacidose diabética em crianças

23 Fev, 2023 | 15:08h

Resumo: O artigo discute uma revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados comparando a infusão de insulina em baixa dose de 0,05 unidades/kg/h a uma dose padrão de 0,1 unidades/kg/h em crianças com cetoacidose diabética (CAD). O estudo observou que a infusão de insulina em baixa dose é provavelmente tão eficaz e mais segura do que a infusão em dose padrão no tratamento da CAD em crianças, pois não tem efeito sobre o tempo de resolução da hiperglicemia ou acidose e provavelmente reduz o risco de desenvolver hipopotassemia e hipoglicemia. No entanto, os resultados são limitados pela imprecisão (somente 190 pacientes em toda a amostra) e pela dificulade de generalização para outros locais, já que todos os estudos foram realizados em um único país. Portanto, são necessários estudos adicionais para identificar a dose ideal de insulina para crianças com CAD em termos de segurança e eficácia.

Artigo: Insulin Infusion Dosing in Pediatric Diabetic Ketoacidosis: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials – Critical Care Explorations (link para o Google Tradutor)

 


Estudo sugere que há pouco valor adicional em se fazer TC de pelve no acompanhamento após o tratamento do carcinoma hepatocelular

23 Fev, 2023 | 15:07h

Resumo: O estudo investigou o valor adicional da cobertura pélvica na tomografia computadorizada (TC) de acompanhamento do fígado na detecção de metástases pélvicas ou tumores incidentais em pacientes tratados para carcinoma hepatocelular (CHP). O estudo observou que a incidência de metástase pélvica isolada ou tumor pélvico incidental foi baixa em pacientes tratados para CHP. As taxas cumulativas de metástase pélvica isolada e tumor pélvico incidental foram de 1,4% e 0,5%, respectivamente, em 3 anos. Apenas o estágio T basal foi associado a um risco aumentado de metástase pélvica isolada. O estudo concluiu que excluir a TC da pelve pode reduzir a dose de radiação e diminuir a carga de trabalho para os radiologistas. No entanto, o estudo tem limitações, sendo retrospectivo e de único centro. Portanto, mais pesquisas são necessárias para estudar a estratégia de acompanhamento ideal e o efeito da cobertura de TC pélvica na sobrevida de pacientes com CHP.

Artigo: Added Value of Pelvic CT after Treatment of HCC – Radiology

Comentário: Is Follow-Up Pelvic CT Coverage Necessary for Patients Treated for Hepatocellular Carcinoma? – Diagnostic Imaging

 


M-A | Efeitos colaterais metabólicos em pessoas com esquizofrenia durante o tratamento de médio a longo prazo com antipsicóticos

23 Fev, 2023 | 15:05h

Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos colaterais metabólicos de médio a longo prazo de 31 antipsicóticos em pessoas com esquizofrenia, analisando 137 ensaios clínicos randomizados elegíveis com 35.007 participantes. O desfecho primário foi o ganho de peso, com desfechos secundários incluindo glicemia de jejum e perfil lipídico. O estudo observou que os antipsicóticos diferem em sua propensão de induzir efeitos colaterais metabólicos. Clorpromazina, clozapina, olanzapina e zotepina produziram o maior ganho de peso. A confiança nas evidências variou de baixa a moderada. O estudo sugere que as diferenças no ganho de peso foram mais pronunciadas do que os dados anteriormente publicados em estudos de curto prazo e que o ganho de peso é mais pronunciado no início do tratamento, mantendo-se estável depois.

Artigo: Metabolic side effects in persons with schizophrenia during mid- to long-term treatment with antipsychotics: a network meta-analysis of randomized controlled trials – World Psychiatry (gratuito por tempo limitado)

 


M-A | Distúrbios alimentares afetam 1 em cada 5 crianças e adolescentes

23 Fev, 2023 | 15:03h

Resumo: Esta revisão sistemática e metanálise incluiu 32 estudos sobre a proporção global de distúrbios alimentares em crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, avaliados com o questionário SCOFF, uma medida de rastreamento amplamente utilizada para transtornos alimentares. O estudo observou que aproximadamente 22% das crianças e adolescentes apresentam algum distúrbio, o que foi mais frequente em meninas, adolescentes mais velhos e aqueles com IMC mais elevado. Os altos números são preocupantes do ponto de vista da saúde pública e destacam a necessidade de estratégias de prevenção.

Artigo: Global Proportion of Disordered Eating in Children and Adolescents: A Systematic Review and Meta-analysis – JAMA Pediatrics (gratuito por tempo limitado) (link para o Google Tradutor)

Comentário: What is disordered eating? And why do 20% of the world’s kids show signs of it? Experts explain – CNN (link para o Google Tradutor)

 


Estudo de coorte | Enxaqueca pré-gestacional está associada a um maior risco de resultados adversos na gestação

23 Fev, 2023 | 15:02h

Resumo: Este estudo investigou a relação entre enxaqueca e resultados adversos na gestação. Os pesquisadores examinaram dados do Nurses’ Health Study II, que incluiu 30.555 gestações de 19.694 mulheres. A enxaqueca pré-gestacional foi associada a um maior risco de parto prematuro, hipertensão gestacional e pré-eclâmpsia. Enxaqueca com aura foi associada a um risco maior de pré-eclâmpsia do que enxaqueca sem aura. No entanto, a enxaqueca não foi associada a baixo peso ao nascer ou diabetes melito gestacional. O estudo sugere que a história de enxaqueca e, em menor grau, o tipo de enxaqueca, poderiam ser úteis para identificar mulheres com risco de complicações na gestação. O uso regular de aspirina antes da gestação foi associado a um menor risco de parto prematuro em mulheres com enxaqueca, mas são necessários ensaios clínicos randomizados para avaliar esta hipótese.

Artigo: Prepregnancy Migraine, Migraine Phenotype, and Risk of Adverse Pregnancy Outcomes – Neurology (link para o resumo – $ para o texto completo) (link para o Google Tradutor)

Comunicado de imprensa: Migraine associated with increased risk for pregnancy complications – Brigham and Women’s Hospital (link para o Google Tradutor)

Comentário: Prepregnancy Migraine Tied to Adverse Pregnancy Outcomes – HealthDay (link para o Google Tradutor)

 


RCT | Gastrectomia proximal laparoscópica com reconstrução de duplo trajeto vs. gastrectomia total em câncer gástrico precoce do terço superior

23 Fev, 2023 | 15:01h

Resumo: Este estudo randomizado examinou se a gastrectomia proximal laparoscópica com reconstrução de duplo trajeto (GPL-DT) é um tratamento cirúrgico superior à gastrectomia total laparoscópica (GTL) para pacientes com câncer gástrico precoce (CG) no terço superior do estômago. O estudo constatou que a GPL-DT resultou em quantidades significativamente menores de suplementação de vitamina B12, mas não houve diferença significativa na hemoglobina em comparação com a GTL. O estudo também não encontrou diferenças nas taxas de complicações ou nas taxas de sobrevivência global e livre de doença entre os dois grupos. O estudo sugere que a GPL-DT pode ser uma alternativa de procedimento que preserva a função para o tratamento de pacientes com CG precoce do terço superior.

Artigo: Effect of Laparoscopic Proximal Gastrectomy With Double-Tract Reconstruction vs Total Gastrectomy on Hemoglobin Level and Vitamin B12 Supplementation in Upper-Third Early Gastric Cancer: A Randomized Clinical Trial – JAMA Network Open (link para o Google Tradutor)

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.