Estudo randomizado de fase 2 | Comparação entre CagriSema, semaglutida e cagrilintida em pacientes com diabetes tipo 2
25 Jun, 2023 | 23:07hResumo: Este ensaio de fase 2, multicêntrico, randomizado e duplo-cego de 32 semanas concentrou-se em avaliar o efeito combinado de cagrilintida e semaglutida (CagriSema) em indivíduos com diabetes tipo 2. No ensaio, 92 adultos com diabetes tipo 2 e IMC de 27 kg/m2 ou superior foram randomizados para 1 de 3 grupos de tratamento: CagriSema, semaglutida ou cagrilintide.
Os resultados indicaram que a redução média do HbA1c foi maior com o CagriSema em comparação com cagrilintida, mas não com semaglutida. O grupo CagriSema também mostrou maior perda de peso em relação a ambos, semaglutida e cagrilintida. Em termos de segurança, os eventos adversos mais comuns foram eventos gastrintestinais leves a moderados, sem relatos de eventos adversos fatais.
Estes achados sugerem que o CagriSema se apresenta como uma opção de tratamento viável para o diabetes tipo 2, oferecendo benefícios significativos em termos de perda de peso e controle glicêmico. Uma limitação potencial foi a curta duração do estudo, que pode não levar em conta os efeitos e a segurança no longo prazo da intervenção. Os autores concluem que esses resultados suportam uma investigação mais aprofundada do CagriSema em ensaios de fase 3 maiores e mais longos.
Artigo: Efficacy and safety of co-administered once-weekly cagrilintide 2·4 mg with once-weekly semaglutide 2·4 mg in type 2 diabetes: a multicentre, randomised, double-blind, active-controlled, phase 2 trial – The Lancet (link para o resumo – $ para o texto completo)