Acesso livre
Acesso livre

Outras notícias

Estudo de coorte | Jovens adultos com reduções modestas na função renal têm maior risco de desfechos adversos

28 Jun, 2023 | 10:47h

Resumo: Este estudo é uma coorte populacional retrospectiva que explora as implicações de reduções modestas na taxa de filtração glomerular estimada (eGFR) em adultos jovens. O estudo foi conduzido com 8,7 milhões de adultos de 18 a 65 anos residentes em Ontário, Canadá, sem histórico de doença renal. Os dados foram coletados de janeiro de 2008 a março de 2021.

A pesquisa revelou que 18% dos indivíduos de 18 a 39 anos, 18,8% dos de 40 a 49 e 17% dos de 50 a 65 apresentaram medidas de eGFR modestamente reduzidas específicas para sua faixa etária. Resultados adversos, incluindo mortalidade por todas as causas, eventos cardiovasculares e insuficiência renal, foram consistentemente mais altos tanto em termos de risco proporcional quanto de incidência para a faixa etária de 18 a 39 anos em todas as categorias de eGFR, em comparação com os grupos mais velhos. A razão de risco para reduções modestas (eGFR 70 a 80 mL/min/1,73 m2) foi de 1,42 para idades de 18 a 39 anos.

Os achados sugerem que até mesmo reduções modestas na função renal podem impactar significativamente os adultos jovens, sendo necessário um monitoramento frequente da função renal neste grupo demográfico para prevenir a doença renal crônica e suas complicações. É importante notar, no entanto, que as limitações potenciais incluem possível classificação incorreta de comorbidades, fatores de confusão não medidos e falta de clareza sobre os mecanismos destas reduções modestas de eGFR.

Artigo: Associations between modest reductions in kidney function and adverse outcomes in young adults: retrospective, population based cohort study – The BMJ

Comunicado de imprensa: Even a modest reduction in kidney function increases health risks in young adults – University of Ottawa

 


Estudo randomizado | Dolutegravir é não inferior como substituto para inibidor de protease potencializado por ritonavir na terapia do HIV

27 Jun, 2023 | 12:12h

Resumo: Este ensaio clínico randomizado avaliou a troca de inibidor de protease (IP) potencializado por ritonavir para dolutegravir em pacientes com HIV sem informação de genótipo, mas com supressão viral. O estudo multicêntrico, aberto, envolveu 795 participantes em quatro locais no Quênia, comparando aqueles que trocaram para dolutegravir (398) com aqueles que continuaram com seu atual regime de IP potencializado por ritonavir (397). O desfecho primário foi o nível de RNA de HIV tipo 1 de pelo menos 50 cópias/mL na semana 48.

No final do período do estudo, o número de pacientes em ambos os grupos que atingiram o desfecho primário foi quase o mesmo (5% no grupo dolutegravir e 5,1% no grupo IP potencializado por ritonavir). Isso indica a não inferioridade do dolutegravir, dentro de uma margem de 4%. Além disso, nenhuma mutação conferindo resistência a qualquer um dos medicamentos foi detectada. A incidência de eventos adversos relacionados ao tratamento de grau 3 ou 4 foi semelhante em ambos os grupos (5,7% para dolutegravir e 6,9% para IP potencializado por ritonavir).

O estudo conclui que dolutegravir é uma alternativa não inferior para IP potencializado por ritonavir para pacientes com HIV previamente tratados, viralmente suprimidos e sem dados de mutação de resistência a medicamentos. Os perfis de segurança semelhantes também apoiam a troca. No entanto, pesquisas adicionais podem fornecer informações valiosas sobre as implicações da troca no longo prazo.

Artigo: Second-Line Switch to Dolutegravir for Treatment of HIV Infection – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comentário: Second-Line Switch to Dolutegravir Noninferior in HIV – HealthDay

 

Comentário no Twitter

 


Estudo randomizado | Avaliando a viabilidade da monoterapia com dolutegravir na infecção primária por HIV

27 Jun, 2023 | 12:11h

Resumo: O estudo em foco é um ensaio controlado randomizado de não inferioridade com duração de 192 semanas, intitulado “EARLY-SIMPLIFIED”. Ele avaliou o efeito da simplificação da terapia antirretroviral combinada (cART) para a monoterapia com dolutegravir (DTG) em pacientes com infecção inicial por HIV-1. O estudo recrutou 101 pessoas que haviam iniciado a cART dentro de 180 dias após uma infecção primária documentada por HIV-1 com carga viral suprimida.

Os pacientes foram randomizados em dois grupos: monoterapia com DTG (n=68) e continuação de cART (n=33). Os desfechos primários foram as taxas de falha na supressão viral nas 48, 96, 144 e 192 semanas. Os resultados não revelaram diferença na resposta viral entre os dois grupos às 96 semanas, sugerindo a não inferioridade da monoterapia com DTG. No final do estudo (192 semanas), não foram registradas falhas virológicas em nenhum dos grupos.

O estudo indica que a iniciação precoce da cART durante a infecção primária por HIV pode permitir a supressão virológica sustentada após a mudança para a monoterapia com DTG. No entanto, o estudo foi limitado pela sua população de pacientes altamente selecionada e a transição para um design observacional após 96 semanas. Ele fornece ideias sobre o potencial de minimizar a toxicidade do ART, estratificando os pacientes de acordo com o tamanho do reservatório de HIV latente ou a duração da infecção ativa antes do início da terapia.

Artigo: Sustained viral suppression with dolutegravir monotherapy over 192 weeks in patients starting combination antiretroviral therapy during primary HIV infection (EARLY-SIMPLIFIED): a randomized, controlled, multi-site, non-inferiority trial – Clinical Infectious Diseases

 


Estudo de coorte | Taxas de revisão aumentadas observadas em artroplastias de ombro realizadas por cirurgiões com menos de 10 procedimentos anuais

27 Jun, 2023 | 12:10h

Resumo: Este estudo de coorte prospectivo investigou a correlação entre o volume de cirurgias e os resultados dos pacientes após cirurgias eletivas de substituição do ombro. Utilizando dados de 39.281 procedimentos realizados por 638 cirurgiões em hospitais públicos e privados do Reino Unido entre 2012-2020, o estudo se concentrou em adultos com 18 anos ou mais.

Os resultados indicaram uma conexão significativa entre o volume médio anual de um cirurgião e o risco de resultados adversos para o paciente. Cirurgiões que realizaram menos de 10,4 procedimentos por ano demonstraram um risco significativamente aumentado de cirurgia de revisão, com a taxa de risco sendo quase 2 vezes maior do que a dos cirurgiões de menor risco. Um maior volume médio anual cirúrgico correlacionou-se com menores riscos de reoperações, menos eventos adversos graves e estadias hospitalares mais curtas.

Estes achados sugerem a necessidade de um planejamento estratégico de recursos em serviços cirúrgicos, considerando o volume anual de procedimentos do cirurgião para melhorar os resultados dos pacientes após a cirurgia de artroplastia do ombro. Deve-se notar que o estudo foi limitado às cirurgias realizadas dentro do National Health Service (NHS) e hospitais privados na Inglaterra. Além disso, potenciais fatores de confusão, como circunstâncias sociais dos pacientes, disponibilidade de cuidadores ou índice de massa corporal, não foram considerados.

Artigo: Association between surgeon volume and patient outcomes after elective shoulder replacement surgery using data from the National Joint Registry and Hospital Episode Statistics for England: population based cohort study – The BMJ

Editorial: Surgeon volume and patient outcomes in shoulder replacement surgery – The BMJ

Comunicado de imprensa: Patients do better when surgeon averages 10 + annual shoulder ops – BMJ Newsroom

 


Revisão sistemática | Hidratação assistida em cuidados paliativos: efeitos incertos na qualidade de vida e sobrevida

27 Jun, 2023 | 12:04h

Resumo: Esta revisão da Cochrane analisou ensaios clínicos randomizados (ECR) para avaliar o impacto da hidratação medicamente assistida (HMA) na qualidade de vida (QdV) e sobrevida de adultos recebendo cuidados paliativos. Foram considerados 4 estudos envolvendo 422 participantes, todos diagnosticados com câncer avançado. Dois estudos compararam a HMA com placebo, e dois a compararam com cuidados padrão.

O desfecho primário foi QdV, avaliada por escalas validadas, sendo a sobrevida e eventos adversos os desfechos secundários. Foram calculadas as diferenças médias (DM) e as razões de risco (RR) para os resultados contínuos e dicotômicos, respectivamente. No entanto, os resultados foram inconclusivos em virtude da muito baixa certeza das evidências. Portanto, não está claro se a HMA melhora a QdV, prolonga a sobrevida ou leva a eventos adversos quando comparada ao placebo ou aos cuidados padrão.

Os achados são aplicáveis apenas a pacientes internados com câncer avançado no final da vida e não se aplicam a outros adultos em cuidados paliativos com doenças não cancerígenas, demência ou doenças neurodegenerativas. A falta de evidências de alta qualidade deixa aos clínicos a decisão com base nos benefícios e danos percebidos para as circunstâncias individuais.

Artigo: Medically assisted hydration for adults receiving palliative care – Cochrane Library

 


Análise secundária de um ECR | Ácido bempedoico reduz eventos CV em pacientes intolerantes a estatinas com alto risco CV

25 Jun, 2023 | 23:05h

Resumo: Esta análise secundária de um ensaio clínico randomizado avaliou a eficácia do ácido bempedoico na prevenção primária de eventos cardiovasculares em pacientes com alto risco cardiovascular e intolerantes a estatinas. De um total de 13.970 participantes, 4.206 preencheram os critérios para prevenção primária e foram analisados neste estudo. Aqueles que receberam ácido bempedoico mostraram uma redução significativa nos principais eventos cardiovasculares, refletida em uma razão de risco de 0,70.

A média de idade desta coorte de pacientes foi de 68 anos, e a maioria dos participantes (66%) foi diagnosticada com diabetes. O tratamento com ácido bempedoico também levou a uma redução significativa de 21,3% nos níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-colesterol) e a uma diminuição de 21,5% nos níveis de proteína C-reativa de alta sensibilidade, sugerindo melhor saúde cardiovascular.

Este estudo destaca os potenciais benefícios da terapia de modulação lipídica para a prevenção primária em pacientes de alto risco que, muitas vezes, são subtratados. No entanto, é importante notar as limitações inerentes a esta análise secundária. A análise foi realizada em um subgrupo dentro de um ensaio clínico maior, o que poderia potencialmente levar a falsos-positivos em virtude dos múltiplos testes. Além disso, os resultados podem não ser generalizáveis para populações mais jovens, aqueles com níveis de LDL-colesterol pré-tratamento mais baixos, aqueles sem diabetes ou aqueles com um risco cardiovascular basal mais baixo.

Artigo: Bempedoic Acid for Primary Prevention of Cardiovascular Events in Statin-Intolerant Patients – JAMA (gratuito por tempo limitado)

Editorial: Bempedoic Acid for High-Risk Primary Prevention of Cardiovascular Disease: Not a Statin Substitute but a Good Plan B – JAMA (gratuito por tempo limitado)

Ver também: Visual Abstract

Comentário: Study Suggests Bempedoic Acid Could Find Role in Primary Prevention – HCP Live

Estudo original: RCT | Bempedoic acid shows modest reduction in cardiovascular events for statin-intolerant patients

 


Estudo randomizado | Cimento de dupla antibioticoterapia de alta dose não reduz taxas de infecção em hemiartroplastia

25 Jun, 2023 | 23:02h

Resumo: Este ensaio de superioridade randomizado estudou o efeito do cimento carregado com dupla antibioticoterapia de alta dose vs. cimento carregado com único antibiótico de cuidado padrão sobre as taxas de infecção profunda do sítio cirúrgico (IPSC) em pacientes submetidos a hemiartroplastia de quadril. Este estudo em larga escala, realizado em 26 hospitais no Reino Unido, incluiu pessoas com 60 anos ou mais com fratura de quadril.

O estudo randomizou 4.936 participantes para os grupos de tratamento. O desfecho primário foi IPSC aos 90 dias pós-randomização. Vale destacar que não foi encontrada diferença significativa entre os grupos. Cerca de 1,7% dos participantes no grupo de antibiótico único e 1,2% no grupo de dupla antibioticoterapia tiveram uma IPSC (razão de chances ajustada 1,43; IC 95% 0,87-2,35; p=0,16). Este resultado contradiz descobertas anteriores que sugeriam que o cimento de dupla antibioticoterapia de alta dose poderia reduzir as taxas de infecção.

Artigo: High-dose dual-antibiotic loaded cement for hip hemiarthroplasty in the UK (WHiTE 8): a randomised controlled trial – The Lancet

Comunicado de imprensa: Antibiotic bone cement found not to reduce infection after hip replacement – University of Oxford

 


Estudo de coorte | Associação do nascimento prematuro com o aumento do risco de asma e DPOC na idade adulta

25 Jun, 2023 | 23:00h

Resumo: Este estudo de registro baseado na população investigou a correlação entre idades gestacionais (IG) e doenças obstrutivas das vias aéreas, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) na idade adulta. O estudo utilizou dados de registro de 706.717 indivíduos nascidos entre 1987-1998 na Finlândia (4,8% prematuros), e 1.669.528 indivíduos nascidos de 1967-1999 na Noruega (5% prematuros). O estudo observou episódios de cuidados de asma e DPOC usando registros de saúde em todo o país.

Os resultados mostraram um risco aumentado de doença obstrutiva das vias aéreas na idade adulta para aqueles nascidos com < 28 ou 28 a 31 semanas de gestação completas. Mesmo após ajustes, o risco permaneceu 2 a 3 vezes maior em comparação com aqueles que nasceram a termo (em 39 a 41 semanas completas). Além disso, o risco de DPOC na idade de 30 a 50 anos foi significativamente maior para aqueles nascidos com < 28 semanas, com uma razão de chances (OR) de 7,44. O estudo também identificou que a displasia broncopulmonar (DBP) na infância aumentou as chances de doença obstrutiva das vias aéreas para aqueles nascidos com < 28 e 28 a 31 semanas.

Essas descobertas sugerem que o nascimento prematuro é um fator de risco notável para asma e DPOC na idade adulta, e esse risco foi observado em todas as idades gestacionais antes do termo completo. O estudo recomenda vigilância diagnóstica para adultos nascidos muito prematuros apresentando sintomas respiratórios. No entanto, os pesquisadores também notaram as potenciais limitações do uso de dados de registro, que podem incluir confusão residual de confundidores não medidos e falta de dados sobre certos fatores pré-natais ou de início de vida.

Artigo: Preterm birth and asthma and COPD in adulthood: a nationwide register study from two Nordic countries – European Respiratory Journal (gratuito por tempo limitado)

 

Comentário no Twitter

 


Estudo randomizado | Tilt test de curta duração é não inferior ao tradicional no diagnóstico de síncope vasovagal

25 Jun, 2023 | 22:58h

Resumo: Este ensaio clínico randomizado comparou um teste de inclinação vertical (tilt test) de curta duração com o teste tradicional de maior duração para diagnosticar suspeita de síncope vasovagal (SVV). O estudo envolveu 554 pacientes, metade dos quais foi submetida ao protocolo rápido e a outra metade ao protocolo tradicional. O protocolo rápido consistia numa fase passiva de 10 minutos seguida por uma fase de nitroglicerina (NTG) de 10 minutos se a fase passiva gerasse resultados negativos, enquanto o protocolo tradicional incluía uma fase passiva de 20 minutos e uma fase de NTG de 15 minutos.

Os resultados não mostraram diferença significativa no valor diagnóstico entre os dois protocolos. Respostas positivas, identificadas pela indução de síncope em meio a hipotensão ou bradicardia, foram vistas em 60,3% dos pacientes no protocolo rápido e em 58,5% no tradicional. No entanto, houve uma tendência de menos resposta vasodepressora no protocolo rápido durante a fase passiva.

Este estudo sugere que o protocolo rápido poderia substituir o tradicional, reduzindo a duração do teste de 40 para 25 minutos sem comprometer a eficácia diagnóstica. No entanto, a pesquisa não avaliou a especificidade do protocolo rápido em pacientes sem histórico de síncope, o que funciona como uma limitação.

Artigo: Short-duration head-up tilt test potentiated with sublingual nitroglycerin in suspected vasovagal syncope: the fast Italian protocol – European Heart Journal (gratuito por tempo limitado)

 

Comentário no Twitter

 


Estudo randomizado | Detecção precoce e protocolo de tratamento reduzem complicações de hemorragia pós-parto

22 Mai, 2023 | 12:30h

Resumo: Este ensaio clínico internacional randomizado por clusters avaliou a eficácia de uma intervenção clínica multicomponente para hemorragia pós-parto em mulheres submetidas a parto vaginal. O estudo envolveu 80 hospitais de nível secundário no Quênia, na Nigéria, na África do Sul e na Tanzânia, com 210.132 pacientes. O grupo de intervenção utilizou um avental de coleta de sangue calibrado para detecção precoce de hemorragia pós-parto e um protocolo de tratamento de primeira resposta, enquanto o grupo de controle recebeu cuidados habituais.

O desfecho primário avaliado foi um composto de hemorragia pós-parto grave (perda de sangue ≥ 1.000 ml), laparotomia por sangramento ou morte materna por sangramento. Os resultados mostraram uma redução significativa nos eventos de desfecho primário no grupo de intervenção (1,6%) em comparação com o grupo de cuidados habituais (4,3%), com uma razão de risco de 0,40 (IC 95%, 0,32 a 0,50; P < 0,001). As taxas de detecção de hemorragia pós-parto foram de 93,1% e 51,1% nos grupos de intervenção e cuidados habituais, respectivamente, e a adesão ao protocolo de tratamento foi de 91,2% e 19,4%, respectivamente.

Esses achados demonstram que a detecção precoce de hemorragia pós-parto e o uso de um protocolo de tratamento combinado podem reduzir significativamente o risco de hemorragia pós-parto grave, laparotomia por sangramento ou morte por sangramento entre mulheres submetidas a parto vaginal. Os resultados têm implicações importantes para melhorar a prática clínica e reduzir as complicações da hemorragia pós-parto globalmente.

Artigo: Randomized Trial of Early Detection and Treatment of Postpartum Hemorrhage – New England Journal of Medicine (link para o resumo – $ para o texto completo)

Comentário: Lifesaving solution dramatically reduces severe bleeding after childbirth – World Health Organization

Nível de evidência: médio

 

Comentário no Twitter

 


Mantenha-se atualizado em sua especialidade

 

Escolha quantas especialidades quiser.